segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

VEREADOR VALDECI LIMA REQUER CONVENIO COM COMÉRCIO LOCAL PARA ESTIMULAR E FACILITAR AS COMPRAS DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS

REQUERIMENTO Nº 01/2011


A Sua Excelência o Senhor
Adriano Sena Silva Coutinho
Presidente da Câmara Municipal
Iporá – GO.


O Vereador que o presente subscreve, nos termos do Regimento Interno, e após apreciação e aprovação do soberano Plenário desta Casa, requer que seja oficializado ao Prefeito Municipal, Sr. José Antônio da Silva Sobrinho, com cópia ao Secretário Municipal de Administração, solicitando que estude junto ao Sindiporá, firmar convênios com o comércio local que possibilitem atendimento personalizados e preços diferenciados para o funcionário público municipal, a ser realizados nos Moldes da parceria que já é realizado entre o Sindicato dos Funcionários Públicos e a Prefeitura Municipal.

 Justificativa


Justifica-se tal requerimento, considerando que os funcionários Públicos, poderão ter descontos para comprar á vista e a prazo por 30 dias para ser descontado em folha, esse convênio estimulará o comércio local e garantirá o crédito dos funcionários Públicos Municipais e a Movimentação Financeira.

 Em face da importância deste requerimento, solicitamos a aprovação pelos ilustres vereadores.

Câmara Municipal de Iporá, Estado de Goiás, aos 10 dias do mês de Fevereiro de dois mil e onze.




Valdeci José de Lima
Vereador

PROJETO DECRETO LEGISLATIVO APRESENTADO PELO VEREADOR VALDECI LIMA


PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 01/2011.

                                                                        

Iporá-GO, 07 de Fevereiro de 2011.



“Concede o Título de Cidadania da cidade de Iporá a VICENTE PEREIRA DE ALMEIDA e dá outras providências”.


O Presidente da Câmara Municipal de Iporá, Estado de Goiás, no uso de suas atribuições legais faz saber que a Câmara aprovou e eu promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º - Fica concedido o título de cidadão de Iporá ao Senhor VICENTE PEREIRA DE ALMEIDA .

Art. 2º - A Mesa da Câmara Municipal fica autorizada a providenciar a entrega do Título, em Sessão Solene, previamente marcada e convocada para este fim.

Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.


Gabinete do Vereador, aos sete dias do mês de Fevereiro do ano de dois mil e onze.


                                                        Valdeci José  de Lima
                                                                  Vereador


JUSTIFICATIVA


Vicente Pereira de Almeida é filho de José Domingos Neto e Maria José de Jesus. Nasceu no dia 23 de Setembro de 1960, na cidade de Ilicinea, em Minas Gerais.
Aos oito anos de idade mudou-se, juntamente com seus pais, para e estado de Goiás, para o Córrego da União, município de Ceres, onde cursou o ensino primário. Em 1972, mudou-se para a cidade de Itapaci, onde estudou até a 8ª série do ensino fundamental. Em 1978, ingressou no Colégio Agrícola de Rio Verde, onde fez o Curso Técnico em Agropecuária, na modalidade de ensino Técnico Profissionalizante, concomitante com Ensino Médio, concluído em 1980.
 Em agosto de 1981, passou a compor o quadro de professores da Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde, atual Instituto Federal Goiano- Campus Rio Verde.
Possui uma formação acadêmica eclética. Em 1984, concluiu o curso de Pedagogia, na Universidade de Rio Verde. Em vista de sua atuação na área agrícola em 1985, graduou-se em Ciências Agrícolas na Universidade Federal de Lavras. E ainda, em 1988, concluiu Licenciatura em Ciências, com habilitação em Matemática, também na Universidade de Rio Verde.
Em 2001, volta a investir em sua formação acadêmica, com a conclusão do Mestrado em Agronomia, na Unesp de Ilha Solteira- SP. Em razão de seu desempenho, teve a oportunidade de cursar o doutorado em Ciências da Terra e Meio Ambiente, na Universidade da Coronha, na Espanha, concluindo em 2008.
Ao longo de sua vida profissional, também exerceu atividades distintas. Atuou como docente nas áreas de Leite e Derivados, de Irrigação e Drenagem e de Matemática. Exerceu a função de Chefe de Gabinete, no período de Maio de 2001 a Fevereiro de 2002. Em seguida assumiu a Direção do Departamento de Ensino, função que exerceu até Janeiro de 2005. Nesta data, é empossado Diretor Geral do IF Goiano- Campus de Rio Verde, eleito por eleição direta, com mandato de quatro anos.
Em seu mandato, articulou, junto ao Ministério da Educação, a implantação de cursos e unidades de ensino em outras localidades. Criou pólos de ensino nas cidades de Hidrolândia, Chapadão do Céu e Quirinópolis, levando o Curso Técnico em Agropecuária a essas comunidades. Elaborou Projeto de implantação da Unidade Descentralizada de Iporá, juntamente com as Lideranças Partidárias e representantes da Comunidade local e cidades vizinhas.
Com a criação dos Institutos Federais, a Uned de Iporá é transformada em Instituto Federal Goiano- Campus de Iporá. Atualmente o Prof. Vicente ocupa o cargo de Pró Reitor de Desenvolvimento Institucional e é substituto legal do Reitor do Instituto Federal Goiano.

Gabinete do vereador, aos sete dias do mês de fevereiro do ano de 2011.


                                                                Valdeci Jose de Lima
                                                                          Vereador

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

VEREADOR VALDECI LIMA PEDE APLICAÇÃO DA LEI 1279/2007 AGRICULTURA URBANA.

     O vereador Valdeci Lima pede aplicação da lei 1279/2007,tendo em vista que a mesma foi aprovada  e sancionada criando o programa municipal de agricultura urbana e o mesmo nao está acontecendo no município de Iporá.

     Justificativa:

     Justifica-se tal requerimento devido o programa municipal de agricultura urbana permitir aumentar a ofertas de alimentos frescos,facilitar o acesso da população mais pobre e alimentos saudáveis e a baixo custo,ocupar,conter e reduzir áreas baldias,diminuindo assim as regiões abandonadas da cidade,bem como recuperar áreas degradadas, articulando-se com a legislação de uso e ocupação do solo urbano contribuindo para o fortalecimento do programa fome zero.

   Um programa como esse pode estar articulado com ações de geração de renda.O aumento da oferta e da qualidade dos alimentos permite,ao mesmo tempo, reduzir o impacto dos gastos com alimentação no orçamento familiar,quando a produção é destinada para o próprio consumo, e aumentar os ganhos familiares por meio da venda,quando o plantio gera um excedente de produção.

   Existem muitas maneiras e motivos para se praticar a agricultura urbana, e diversas vantagens podem ser obtidas através desta prática.

   Dentre as vantagens estão a reciclagem de lixo,a produção de alimentos,a utilização racional de espaços, a educação ambiental,o desenvolvimento humano,a segurança alimentar,o desenvolvimento local,a recreação e lazer,a farmácia caseira, aformação de micro climas e manutenção da biodiversidade, o escoamento de águasdas chuvas e diminuição da temperatura, o valor estético,a diminuição da pobreza,a atividade ocupacional, além da renda,que possibilita a produção em escala comercial,especializada ou diversificada,tornando-se uma opçãopara a geração de renda.

                                                              Valdeci José  de Lima
                                                                        vereador

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

VEREADOR REQUER MOÇÃO DE APLAUSO E AGRADECIMENTO AO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL NA CIDADE DE IPORÁ.


O vereador Valdeci Lima, apresentou no plenário da câmara moção de aplauso e agradecimento ao senhor Vinícius Batista da Silva delegado de policia civil na cidade de Iporá, go.
Justificativa:

      Queremos parabenizar a vossa senhoria o senhor delegado de policia civil na cidade de Iporá Goias, Vinicius Batista  da Silva pela colaboraçao dada para o desenvolvimento e crescimento da nossa querida cidade de Iporá,sempre sem medir esforços tem trabalhado com afinco,juntamente  com sua equipe,para combater a criminalidade em Iporá e região,tem sempre se preocupado em tornar nossa comunidade,longe das drogas,isso promovendo a paz e a segurança para todos.

     Aos exemplares serviços prestados para o bem estar e desenvolvimento da população, face á demanda crescente de seu apoio e profissionalismo, nada mais justo que esta homenagem por seus serviços a este município.

     Em face da importãncia deste requerimento,solicito aprovaçãodos ilustres vereadores.

     Iporá -Go,gabinete do vereador Valdeci Lima, aos nove dias do mes de fevereiro de 2011


                                               Valdeci José de Lima
                                                      vereador

POSSE COMO CONSELHEIRO DO CONSELHO COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA E DEFESA SOCIAL

O vereador VALDECI LIMA,  recebendo certificado assinado pela secretária de segurança pública,  Dra Renata Cheim, momento em que foi empossado como conselheiro do conselho comunitários de segurança e defesa social  da cidade de Iporá,go

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

FESTA E EMOÇÕES NOS 31 ANOS DO PT

O diretório municipal do PT de Iporá, fez uma solenidade festiva para relembrar os 31 anos do partido  dos trabalhadores no país e uma história local que comemora 30 anos.

      Deputado federal Rúbens Otoni, Prof. Zélia Maria Barbosa Presidenta do PT municipal de Iporá,Cleonice Moura, líder comunitária  e Valdeci Lima Vereador do PT  de Iporá.

          Joao Batista (Nenzico) primeiro candidato a prefeito pelo PT em Iporá em 1982,entre o Vereador Valdeci Lima e o Deputado federal Rubens Otoni.





   Deputado Karlos Kabral ao lado do vereador Valdeci Lima e presidente e vice  do PT de Fazenda Nova.
























quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011


 DIA 19/02 PRÓXIMO SÁBADO AS 15.00 HS NA CÂMARA MUNICIPAL DE IPORÁ ,COMEMORAÇÃO  DO PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT) VC É MEU CONVIDADO (A)

                      OBRIGADO       VALDECI LIMA
                                                      vereador PT

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

VEREADOR APÓIA E PARTICIPA DO PROJETO, " FORRÓ NO GALPÃO"

O vereador Valdeci Lima,parabeniza toda equipe saúde da família da vila Brasília pela iniciativa da  promoção a saúde da melhor idade.  
O forró no galpão, aconteceu na ultima sexta feira 11/02 na unidade de saúde da vila brasilia. A festa é organizada pela equipe de saúde do PSF daquela unidade,que desenvolve o projeto" forró no galpão", de incentivo e valorização a cultura local da melhor idade. Várias pessoas participaram desde as 14.00hs até as 18.00hs. O grupo movimenta sobre a integração entre idosos e interação social na terceira idade.

          


ALGUNS DEPOIMENTOS SOBRE A PARTICIPAÇAO:


       " De poder envelhecer com qualidade,com menos doença e mais saúde"
       
      "Espero estar com capacidade física para dançar e curtir"

     " Avida nunca esteve tão boa"

    " Estou mais alegre, estou deixando de me chatear com bobagens"

    " A idade é só um número,contando que haja saúde,capacidade física e cabeça em ordem, está tudo bem.
       



DANÇANDO O FORRÓ NO GALPÃO, PARABÉNS A TODA EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA DA VILA BRASÍLIA!   

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PALAVRAS DO VEREADOR

VEREADOR VALDECI LIMA
Trazer ao conhecimento da população  qual a função dos vereadores e  da câmara municipal é o dever dos seus representantes eleitos e direito dos cidadãos. Temos que fortalecer o senso democrático entre as pessoas e estabelecer qual é o papel de fato,de nós cidadãos enquanto vereadores eleitos. Fazer saber que os vereadores tem como objeto de trabalho fiscalizar os atos do executivo, propor leis e normas para regular e disciplinar a vida da sociedade.  Mas isso ainda gera uma grande confusão entre a populacção, que mistura as funçoes do executivo (prefeito) com os deveres do legislativo(vereadores). Cabe ao prefeito sempre que possível acatar e executar as indicações, requerimentos, projetos de lei, entre outros enviados pela cãmara, que devem ser transformados em ações de interesse público como obras e benfeitorias.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

VEREADOR CUMPRE SUA AGENDA

O vereador Valdeci Lima,a convite de trabalhadores rurais sem terra,esteve reunido com um grupo interessados em conhecer o programa de crédito fundiário. O Vereador fez as esplanaçoes esclarecendo e tirando dúvidas a respeito do programa:
  
                O QUE É CRÉDITO FUNDIÁRIO?
   
É um programa do governo federal que possibilita aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. Alem da terra, o agricultor pode construir sua casa,preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico,e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autonoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo.

                                                                     REQUISITOS:
  Podem participar do programa, Agricultores rurais,Trabalhadores rurais sem terra,na condição de diarista ou assalariado arrendatários,parceiros,meeiros,agregados,posseiros e proprietários de terra inferiores ao módulo rural e pequenos produtores rurais,com,, no mínimo, 5 anos de experiência rural nos últimos 15 anos.

.                                    PARTICIPAM DIRETAMENTE DA SUA EXECUÇÃO:              

*  Sindicato  dos trabalhadores rurais(STR)

* Associações de agricultores familiares

* Conselhos municipais ( CMDRS)

*Conselhos municipais

*Federação dos trabalhadores da agricultura do Estado de Goiás (FETAEG)

                                ESCLARECIMENTO SOBRE O PROGRAMA:

Os Agricultores interessados devem procurar informações,organizados em associações, grupos ou de forma individual,junto a Unidade técnica estadual (UTE), escritórios regionais,Fetaeg,e Sindicato dos trabalhadores rurais(STR) do seu município sobre o programa, objetivos,condições de participação e financiamento,critérios etc.
 O vereador Valdeci Lima sempre presente em todas discussões sobre desenvolvimento de nosso município.    Sempre acreditando num mundo com mais justiça social,desenvolvimento economico,social e cultural.  NOSSA LUTA VENCE MEDOS E PRECONCEITOS
.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

VEREADOR VALDECI LIMA VISITA ACAMPAMENTO

No dia 05 de Fevereiro, o vereador Valdeci Lima visitou o acampamento do mst as margens da go 060. Fomos muito bem recebidos e conhecemos a realidade daquelas pessoas que sonham com seu pedaço de terra.São mais de 200 pessoas acampadas,sendo que 80 por cento são Iporaenses. As dificuldades sao muitas,ate os básicos de sobrevivencia como, água,alimentos,saneamento até as visitas dos trabalhadores da saúde do FSF nunca estiveram no assentamento. O vereador Valdeci Lima na oportunidade colocou se a disposição dentro das possibilidades do mandato. Reforçando que a fé e esperança deve sempre estar presente.

CONSELHO DO MANDATO POPULAR DO VEREADOR VALDECI LIMA


 O Conselho do mandato popular do vereador Valdeci Lima esteve reunido, para avaliações das açoes e planejamento do mandato.O conselho político do mandato popular com representação dos setores da sociedade é um instrumento democrático e participativo.Estiveram reunidos cerca de 30 pessoas das mais variadas representações de nossa sociedade,como sindicalistas,professores,lideranças religiosas e de bairros,além de representantes empresariais e de diversos movimentos sociais. A razão principal do mandato popular é a permanente presença na comunidade, elementocentral dos trabalhos de Valdeci Lima.   O conselho do mandato popular é uma proposta de campanha que desde o início do mandato dá qualidade e respaldo para nossas açoes na câmara de vereadores de Iporá. Nosso mandato realiza um trabalho vinculado as lutas do povo de Iporá, com perspectivas de mudanças mais profundas, num momento histórico para o Brasil, que desde a eleição de Lula e agora com Dilma continuará o projeto de crescimento económico com distribuição de renda e superaçao das desigualdades. O apoio popular é uma força insuperável, que nos mantém, convictos de que o mandato pode e deve ser uma ferramenta na luta coletiva por uma sociedade justa. NOSSA  LUTA VENCE MEDOS E  PRECONCEITOS.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

INTERCÂMBIO COM O GOVERNO FEDERAL

Através do apoio do vereador e intercambio com representantes  do PT  Deputado Estadual Humberto Aidar e deputado federal Rubens Otoni,várias obras do governo federal vieram para Iporá, contribuindo para o desenvolvimento de nosso município,dentre elas citamos algumas;
* IF- Instituto federal goiano( antigo CEFET)
*UPA- unidade de pronto atendimento( ao lado hospital municipal)
*INSS-instituto nacional seguridade social( prédio do INSS)
*Creche modelo- construção bairro mato grosso(setor vila nova)
*Asfalto por vários bairros da cidade
*Reformas  de unidades de saúde (PSF

*Várias imendas parlamentares concedida através do governo LULA do PT mesmo partido do vereador VALDECI LIMA.

O vereador Valdeci Lima participa de reuniao do projeto tanque cheio

Valdeci Lima, integrante da comissao de coordenaçao do projeto tanque cheio,participou ontem de mais uma reuniao de planejamento das açoes sobre a implantaçao do projeto em nossa Iporá.Projeto esse, que tem como principal objetivo, o planejamento de aumento de produçao e diminuir custos. Esse projeto se iniciou com uma vizita a cidade de Quirinópoles, coordenada pelo Vreador Valdeci Lima com a participaçao de agricultores familiares,associaçoes de pequenos produtores,sindicato,líderanças comunitárias, IF instituto federal goiano,imprensa, entre outros. O projeto está caminhando,agora em busca de parcerias com Igrejas,prefeitura,camara de vereadores,IF, Emater,Empresas, enfim,todos que pensam numa cidade melhor,com desenvolvimento economico, social e cultural.O projeto iniciou com a participaçao das comunidades de Jacinópoles e comunidade do Buriti.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Vereador questiona projeto da FAI


As discussões sobre o projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo que dispõe recursos para a AFIMS (Associação Filantrópica Iporá Melhor Solidário) ligada a Faculdade de Iporá, seguia a apreciação do Legislativo até ontem (7), pois após revisões a Casa de Leis reprovou por 5 votos a 3.
Segundo o Vereador Valdeci Lima, um dos que pediu vistas ao projeto, este se apresenta sem consistência não informando a verdadeira finalidade. A justificativa alega apenas a necessidade de R$ 600,00 para a colaboração com o almoço solidário, realizado todos os sábados pela entidade. Foi questionado pelo vereador qual o critério para distribuição do almoço. A FAI não se pronunciou a respeito apesar de ter sido solicitado a explicação quanto ao projeto.
Polêmica do não cumprimento da Lei pela FAI
Ocasionalmente conferindo os arquivos da Camara dos Vereadores foi encontrado a lei 1187/2.005, de primeiro de setembro de 2005 que autoriza a doação da área onde as instalações da FAI se encontra e ainda a isenta de tributos municipais relativos ao Imposto sobre Serviços – ISSQN, Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU e Taxas de Serviço pelo prazo de 10 anos e com direito a renovação.
Ora em todo o acordo é de praxe e justo que todos os lados sejam beneficiados, portanto foi preconizada na lei uma seria de contrapartidas financeiras e sociais a serem cumpridas pelo Centro Educacional, as quais até o presente momento não foram realizadas na forma como a lei determina.
A s contrapartidas estão disposto no Art. 4º e estabelecem:
“a) propiciar aos alunos da rede publica de ensino municipal um programa de inclusão digital, a ser executado nos laboratórios de informática da FAI, para o mínimo de 100 ( cem) alunos por ano, pelo prazo de 10 (dez) anos, sob a orientação e responsabilidade da instituição de ensino;
b) oferecer aos servidores públicos municipais, pelo período de 5 (cinco) anos, um programa de capacitação na área de informática, durante os meses de janeiro e julho de cada ano, com duas (2) turmas de no maximo 25 (vinte e cinco) pessoas em cada turma;
c) oferecer a Entidades Organizadas e Microempresários, curso de capacitação na área de Administração e Marketing com duração mínima de 16 horas uma vez por ano pelo período de dez anos;
d) A concessão de 3 bolsas parciais de estudos, por ano, por turma, correspondente a 50% do valor da mensalidade escolar praticada pela FAI, destinadas aos novos alunos ingressantes por turma na instituição de ensino;
e) As bolsas pertencem a Prefeitura e ela é quem controlará a sua concessão, que se destinará a cada turma, ministrado pela FAI, que se inicia somente aos alunos aprovados em processo seletivo, vestibular, sendo vedado a sua concessão a alunos que venham ingressar na FAI, por qualquer outro meio;
f) O aluno beneficiário da bolsa que desistir do curso, em qualquer turno ou estagio do mesmo, retornará a bolsa á Prefeitura para nova destinação, sem prejuízo ás 3 bolsas parciais iniciais, caso ocorra, a bolsa devolvida, somará a concessão descrito no item “d”.”
A direção da FAI, na pessoa de Olímpia Vaz diretora pedagógica, foi questionada sobre a Lei e preferiu não se pronunciar. O diretor geral da FAI/FMB o professor Raimundo Fonseca Pinheiro, de semelhante modo, preferiu se calar e agir em seu total direito.
O representante educacional comentou apenas que outras atividades estão sendo realizadas e com sucesso, a exemplo do almoço solidário, do projeto FAQV (Faculdade Aberta para Qualidade de Vida), da à PAE (Projeto de Atendimento e Apoio as Entidades) que promove por meio do trote solidário doações de alimentos a entidades carentes cadastradas em seu programa e da DRS (Dia da Responsabilidade Social) que leva por meio de parcerias diversos atendimentos gratuitos de corte de cabelo, teste de glicemia, orientação jurídica, acumputura, verificação de pressão e outros a municípios carentes.
Por Aline Áthila

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Vereador Valdeci Lima recebe Deputado Rubens Otoni

O Deputado Federal reeleito Rubens Otoni foi o primeiro parlamentar a visitar Iporá um dia após a posse dos deputados na Câmara. O objetivo da visita foi reafirmar seu compromisso com a sociedade Iporaense, agradecer o apoio, bem como analisar o andamento das obras que são frutos do Governo Federal no município de Iporá.
Independente de partidarismo, o líder político da bancada do PT na Câmara, trouxe o seguinte discurso ao Prefeito José Antonio e ha vereadores, “o meu trabalho é por Iporá, independente de partido naquilo que for necessário eu irei ajudar, vamos trabalhar juntos”, ressaltou o deputado.

Essa última reeleição, Rubens Otoni recebeu a maior votação de sua história política ocupando o posto de segundo candidato mais votado em Goiás. Em Iporá ele alcançou a casa dos 2.160 votos perdendo apenas para Flavia Moraes (PDT).
A agenda contou com entrevistas a Radio Nova Onda Fm e a Radio Rio Claro Am, onde os microfones foram abertos ao publico que buscou saber como anda os projetos para extinguir a taxa telefônica na Câmara e ainda cobrou sobre os trecho inacabados dos 27 km da GO 174 que liga Montes Claros de Goiás a Diorama e da pavimentação de um pequeno trecho na região entre Baliza e Doverlândia.Segundo o deputados tais obras são estaduais,contudo o Estado será pressionado para concluí-las.

Visita as obras federais
Em Iporá obras estratégicas e extremamente importantes para a região também foram visitadas, tais como; o prédio do INSS, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a creche-escola Núcleo Infantil Pe. Wiro Van Vliet.
Sobre as novas instalações da previdência o mobiliário e equipamentos encontram-se montados, aguardando apenas sua inauguração, o qual deverá acontecer em breve, tendo em vista o atraso da parte burocrática e operacional dos arquivos.
Na área de saúde, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) encontra-se a todo o vapor. A meta segundo o chefe de obra, é concluí-la em 6 meses, para no final do ano estar a entregando a Iporá e região.
A vistoria a creche-escola foi o ápice da visita, a obra deveria ter sido concluída em Março de 2010, mas devido a problemas jurídicos com a empreiteira FH10 que licitou a obra e terceirizou o serviço para outra empresa, a creche parou. O empreendimento esta avaliado em R$ 1.097.099,62 e R$ 100.229,19 já estão na conta da prefeitura para aquisição de todo o mobiliário e equipamentos. De acordo com o prefeito José Antônio, a acessória jurídica já esta agilizando todo o processo e provavelmente nova licitação será aberta.
Alem da visita as obras Rubens Otoni fez questão de analisar a situação da UEG em uma conversa com a diretora pedagógica Marilda de Lima. Segundo ele, mesmo a entidade sendo Estadual, pretende estudar projetos consistentes e sem demagogia para contribuir com a instituição educacional.
Uma roda de conversa com líderes religiosos da Igreja Católica Nossa Senhora do Rosário também discutiu o projeto que insere a Festa de Maio no calendário estadual.Para encerrar a agenda o deputado participou de uma aula inaugural do primeiro Curso de Graduação de Licenciatura em Química no Instituto Federal Goiano.

Eleições Municipais
Sobre as próximas eleições o representante do PT informou que o partido vive o melhor momento dos seus 31 anos, ha ser completado neste mês de Fevereiro. Cerca de 100 municípios possuem representações políticas. O deputado acredita que em 2014 essa força será capaz de administrar o estado de Goiás.

Por Aline Áthila

Produtores Rurais dão exemplo e melhoram de vida na roça


Há muito tempo, associações, sindicatos e lideranças locais vêm se articulando no município de Iporá para ajudar a ascender e emancipar a agricultura familiar na economia local. O que muitos falam, um casal de agricultores com apenas 2 alqueires de terra vem colocando em pratica.
Dorivaldo José de 50 anos e Norma Lopes com 47, foram apresentados a este jornal pelo vereador Valdeci Lima, e são um exemplo para grande parte dos agricultores da região. O casal arregaçou as mangas e hoje tiraram o sustento e o lucro de pequeno pedaço de chão onde residem no município de Iporá, saída para Goiânia. Plantando diversificadamente, abacaxi, melancia, eucalipto, mandioca, horta, e com intenção de investir o dinheiro em gado e plantações de seringueira e maracujá, a família já chegou a retirar 20 toneladas de melancia, e mais de 50 mil pés de abacaxi de seu pequeno pedaço de chão.
O casal, é um dos poucos que plantam na região. Os demais rurícolas, investem apenas na produção leiteira. A realidade, é que existem muitas pessoas que possuem propriedades, inclusive maiores.  Entretanto, trabalharam como diaristas para completar a renda famíliar.
Para engatar o negócio o ex-servente de pedreiro e a técnica de enfermagem receberão uma ajuda através do credito fundiário por meio Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Na época em que o Sr. Dorivaldo conheceu o projeto ele era assentado a Beira do Caiapó, em meados de 2004, desde então buscou o credito, que ainda era pioneiro no país, e após alguns meses os R$ 40.000,00 reais saíram para aquisição da terra.
O PRONAF oferece inúmeros benefícios como 2 anos de carência,descontos em pagamentos e juros mínimos de acordo com a quitação em dia das parcelas.O produtor comenta, “só não paga a parcela quem não quer trabalhar”.
Durante todo esse período a vida não foi fácil, de uma bicicleta de entrega, logo veio o velho caminhão comprado com a venda dos abacaxis, as mudas foram emprestadas, contudo toda aplicação de dinheiro na propriedade, já triplicou em lucros. A residência ainda é sustentada a madeira e a melhor parte é o banheiro, sem energia elétrica e água potável, o casal não demonstrou tristeza em nenhum momento durante a entrevista.
Dona Norma conta também que se pudessem trocar os 25 anos vividos na cidade por 1 na roça o faria com maior prazer, ”aqui nos trabalhamos como queremos, o clima é diferente, produzimos tudo quase nada é comprado na cidade, antes viver aqui do que passar dificuldade na zona urbana” comenta sorridente.
O trabalho de quem mora na zona rural exige muita dedicação, esforço físico e paciência, mas quando se tem à disposição o apoio da família, a assistência técnica e a possibilidade de obter recursos para fazer investimentos, os resultados de todo esse trabalho podem melhorar a vida dos agricultores. Dona Norma e o Senhor Dorivaldo provaram que investir na propriedade rural é dinheiro no bolso garantido, a agricultura familiar em Iporá possui grandes possibilidades de expansão, incentivos existem como o provado acima, basta o produtor agir.
Por Aline Áthila

Grupo "Amigos do Lago" é criado sobre a iniciativa do Vereador Valdeci Lima

Foi se o tempo em que o Lago Por do Sol era repleto de pessoas não importando o dia, fazendo chuva ou sol. Ponto de encontro dos amantes de esportes  com diversos campeonatos, ou dos que apreciavam o som das pickup´s, ou ainda para aqueles que buscavam um ambiente familiar aliado à natureza. O lago com toda a sua exuberância, era cotado como um dos mais belos do Estado, recebendo turistas dos quatro cantos do país.
Os 14 anos de existência, infelizmente não fizeram bem ao cartão postal da cidade de Iporá, que por diversos fatores, tais como a falta de um gerenciamento adqueado, incentivo e de uma Secretaria de Cultura e Lazer atuante, adormeceu no esquecimento dos iporaenses e dos turistas.
Preocupados em resgatar esse ambiente, alguns donos de quiosques do lago estão se organizando, com o apoio do vereador Valdeci Lima e do IFGoiano, para formar um grupo intitulado “Amigos do Lago”, que terá a finalidade de propor ações para melhoria estrutural, organizacional, bem como a valorização do espaço físico. A primeira reunião oficial aconteceu na tarde da última sexta-feira (3).
Em primeira instância, foram discutidas as dificuldades, com depoimentos de quem acompanha de perto a realidade. Para Maísa Rocha, uma das proprietárias mais antiga de quiosque, depois que o lago foi construído, Iporá passou a ser reconhecido, “Nós deixamos de ser a cidade marginal, para ser a cidade do lago bonito. Além de ser o meu sustento, eu me preocupo com tudo isso aqui”, comentou.
Quem tambem opinou, foi o organizador de eventos Olavo Filho (Segundinho). De acordo com ele, o turismo é o grande potencial e inclusive a sacada para alavancar a economia de Iporá. Ele tambem criticou a ausência de uma Secretaria de Cultura, “Lembro-me que todos os carnavais aqui eram lotados, pessoas vinham de fora e montavam seus blocos, era dinheiro para a cidade de Iporá desde o catador de latinha, aos bordéis. Hoje é triste afirmar para as pessoas de fora que a vida noturna de Iporá se resume aos butecos da cidade”, desabafou.
É bem verdade que dos 16 quiosques do lago, apenas 7 abrem freqüentemente, e isso, devido a falta de clientes e das despesas serem altas, “Hoje, para conseguirmos R$ 50,00 na noite de um sábado, temos que ralar muito”, afirmou Olavo Filho. Um dos assuntos mais polêmicos abordados, foi a questão da limitação do som no lago, reativação do posto da Polícia Militar, reparos nos banheiros e construção de um palco fixo que percorrerá de uma lado ao outro da rua.
Segundo o vereador Valdeci Lima, o assunto foi levado até o prefeito José Antônio a fim de analisar a disponibilidade de adesão ao movimento. Previamente, notou-se que o poder executivo está sensível à causa.
Alguns encaminhamentos e problemas apresentados foram:
•    Criação de um regulamento interno que disponha sobre a utilização do som em forma de rodízios nos quiosques e demais políticas locais;
•    Buscar reverter à taxa cobrada em cada quiosque para benefícios específicos do lago;
•    Criação do grupo “Amigos do Lago”;
•    Reativação do posto policial;
•    Criação de um baixo assinado;
•    Contrapartida do IFGoiano com campanhas educativas e monitoração da água do lago;
•    Proibição do tráfego de veículos pesados;
•    Criação de uma galeria fluvial;
•    Articulação com executivo para a realização de reparos estruturais, tais como iluminação, banheiros, canteiros, recolocação de banco de areia nas margens e outros;
•    Elaboração de um projeto que integre todas as necessidades do lago;
•    Criação de uma comissão de coordenação e mobilização;
•    Resgate dos campeonatos de Jet Ski, pesca, MotoCross e outros;
O grupo estabeleceu também que estará entrando em contato em breve com o prefeito José Antônio para apresentar as discussões.

Por Aline Áthila