terça-feira, 8 de março de 2011

MATÉRIA VEICULADA NO JORNAL OESTE GOIANO DIA 07/03/2011. FORRÓ NO GALPÃO,VILA BRASÍLIA.

Toda sexta-feira, 3 da tarde, Forró no Galpão. Isso acontece em Iporá.

Idosos da Vila Brasília aprenderam a viver esta fase da vida com a alegria a que tem direito. Apoiados pelo serviço de saúde pública do setor, toda sexta-feira, 3 da tarde, tem aquilo que eles chamam de “Forró no Galpão”. O horário diferente é escolhido exatamente para ser exclusivo do pessoal da melhor idade e não despertar a presença de pessoas mais jovens e que possuem outras opções para se divertir.

A Vila Brasília é sempre diferente! Mais avançada em muita coisa! Ainda na década de 80 tinha no setor uma prática da Associação de Moradores de comprar uma vaca coletivamente, matá-la e distribuí-la a preço de custo aos moradores. A Vila Brasília tem vocação para a inovação!

O Forró do Galpão é uma dessas coisas diferentes que só a Vila Brasília tem. Primeiro: só o posto de saúde da Vila Brasília tem, nos fundos, um Galpão. Construí-lo foi uma iniciativa de profissionais da saúde pública, moradores, produtores do Taquari e, depois, é preciso dizer, a ajuda da Secretaria de Saúde.

Dentro da visão de que a busca de saúde não é só dentro do consultório e no leito de hospital, os que cuidam do PSF no local e mais moradores, quiseram que os idosos do setor tivessem direito a lazer, dança, sociabilização... Assim tem sido. Na sexta-feira passada, esta reportagem visitou o “Forró do Galpão”. Cerca de 70 pessoas se divertiam no local, dançando... Uma dupla sertaneja aparece para cantar gratuitamente. Alguém doa o som. Em muitas ocasiões a Secretaria de Saúde paga pela sonorização do evento. A alegria é estampada no rosto de cada um. 

O vereador Valdeci Lima, incentivador do “Forró no Galpão” desde o início, meses atrás, diz que o grupo está só aumentando... Ele fala que na Vila Brasília já há claramente o a visão de que os idosos vão ter mais saúde, na medida em que, viverem com alegria.  Ele conta que nem todos da terceira idade estão com disposição de fazer uma caminhada, mas quando chamam para um forró, aí a animação é geral...

“O exemplo da Vila Brasília de trabalho com idosos precisa se multiplicar por aí”, recomenda o vereador Valdeci Lima.

Vereador Valdeci Lima na pista de dança: apoiador da iniciativa


Equipe de saúde da Vila Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário