A presidente Dilma Rousseff visitou nesta segunda-feira com o governante uruguaio, José Mujica, a sede de um projeto de cooperação entre os dois países de televisão digital, poucos minutos após aterrissar em Montevidéu em uma breve visita ao Uruguai.
Dilma chegou por volta do meio-dia à capital uruguaia e foi diretamente às instalações do Laboratório Tecnológico do Uruguai (Latu), o principal centro de desenvolvimento tecnológico do país, onde foi recebida por Mujica.
Ivan Franco/Efe | ||
Presidente uruguaio, José Mujica, ao lado da presidente Dilma Rousseff em Montevidéu |
Juntos inauguraram o laboratório de TV digital criado no Centro de Desenvolvimento do Conhecimento do Latu para capacitar funcionários e trocar informações sobre o tema. O laboratório, onde serão feitas tarefas de medição, interatividade e conteúdos, conta com equipamentos técnicos doados pelo Brasil avaliados em US$ 600 mil, indicou à imprensa antes o assessor da direção nacional de telecomunicações do Ministério da Indústria uruguaio, Luis Ferrari. Em dezembro, o governo do Uruguai, presidido por Mujica desde 1º de março de 2010, decidiu adotar o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (ISDB-T) apesar do governante anterior, Tabaré Vázquez (2005-2010), ter optado originalmente pelo sistema europeu (DVB-T). Mujica justificou essa decisão, que foi lamentada pela União Europeia, por razões “geopolíticas”, já que o Uruguai pertence ao Mercosul, o bloco econômico regional formado por Argentina, Brasil e Paraguai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário