segunda-feira, 16 de maio de 2011

O desafio da Comissão do Meio Ambiente

A legislação ambiental vigente está distante das necessidades  do interesse do País, tanto para a efetiva proteção do meio ambiente quanto para desenvolvimento. O Código ambiental há anos é uma questão polêmica por isso essa indefinição, pois há pensamentos e interesses tão distintos.
O relatório do deputado Aldo Rebelo tem sérias situações que são contestáveis por ambos dos lados, e chegou o momento que não poderíamos adiar essa discussão e não haverá consenso tão cedo. A meta a ser buscada é tentar minimizar os estragos e prejuízos, devido um código ambiental muito antigo que precisa ser atualizado.
Dentro da própria comissão temos pensamentos antagônicos, formada pelos que defendem o lado ambientalista e a outra que defendem os interesses dos ruralistas. Sou um ambientalista, defendo a questão ambiental com unhas e dente, porém sem radicalismo. Tive a oportunidade de ser o secretario de meio ambiente do Distrito Federal e sou presidente do PRB-Verde, mas defendo os interesses do meu estado de Goiás, que tem uma predominância das suas raízes econômicas na agropecuária.
A questão ambiental é uma discussão muito complicada para se chegar a um cerne, que com certeza dará a comissão a responsabilidade de fazer um amplo debate e para se chegar a um consenso. Precisamos pensar no futuro, pois as ações imediatistas às vezes são as inimigas dos avanços.
O efeito estufa é um fenômeno natural responsável pelo aquecimento do planeta, e as suas consequências já são uma realidade e alguns casos irreversíveis e precisamos estar concentrados para incentivar a criação de políticas públicas para frear ao máximo os seus efeitos. Recentemente nosso País sofreu com vários desastres naturais e percebemos o descaso das autoridades, e dos próprios órgãos ambientais, que não conseguem fazer a fiscalização adequada por falta de recursos.
A comissão é um grande desafio e posso considerar uma das mais importantes, pois o Meio Ambiente é tema necessário para qualquer governo seja ele municipal, estadual, nacional e mundial.
Jorge Pinheiro (PRB-GO)
Deputado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário