Cultura e Meio-ambiente é o tema da Festa Cultural da Vila Itajubá |
Janaina Simam Pena, Turismóloga e Integrante da Comissão de organizadores - representante da comunidade - disse que a festa acontecerá nos dias 12,13 e 14 de agosto de 2011. Afirmou ainda, que o objetivo da festa consiste em valorizar as diversas formas de manifestação cultural de Iporá, promovendo o intercâmbio entre vários atores culturais; propiciando espaço para manifestações culturais; articulando vários segmentos da sociedade para fortalecimento da cultura e comercializar produtos e comidas típicas.
A comissão organizadora da festa está organizada de maneira que cada entidade da sociedade nela possui um representante. Dentre os parceiros são citados a OCA, Ceconj; ACAF; Meios de comunicação; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Saúde; Universidade Estadual de Goiás; IF Goiano; Prefeitura de Iporá; Câmara de Vereadores e Associação de moradores.
História da Festa Cultural da Vila Itajubá
No ano de 1983 acontecia em Iporá uma movimentação no âmbito da Igreja Católica devido a implantação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) – movimento impulsionado pela Teologia da Libertação tendo como um dos principais representantes o Teólogo Leonardo Boff. Nesta época havia um otimismo, uma esperança de forma que fora criado um movimento na Vila Brasília com objetivos e características revolucionárias onde além das reuniões, eram realizados mutirões e, portanto, a própria associação de moradores já existia de forma tácita, porém ainda não legalizada.
Neste contexto, surgiu a Festa Cultural da Vila Itajubá tendo dentre um de seus genitores o próprio Anoildo Miguel. A festa nasceu com o objetivo de valorizar os artistas locais, resgatar a cultura, que no momento estava cadente. E ainda, oferecer um espaço para que os artistas pudessem apresentar seus trabalhos.
A festa foi editada até meados da década de 1990 como afirma Valdeci Lima – que presenciou e participou de toda história da festa. No entanto, em agosto de 2010 e, mais uma vez, por meio da comunidade católica Nossa Senhora Imaculada Conceição; a festa foi reavivada contando com a apresentação de artistas locais, exposições e vendas de artesanatos, bebidas e comidas típicas. Para este ano, dentre várias outras atividades estão previstas uma reflexão sobre a questão ambiental, quadrilha; shows; oficinas; apresentações culturais, tais como, folia, catira e outros. (João Batista da Silva Oliveira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário