É a menor taxa desde janeiro deste ano - quando ela ficou em 6,1% -, a mais baixa no país num mês de junho nos últimos nove anos e a menor apurada pelo Instituto desde que iniciou esse levantamento em 2002.
O índice é, também, inferior ao registrado em junho do ano passado, de 7,5%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada na manhã de hoje pelo IBGE. Também, o contingente de pessoas desocupadas teve uma retração de 3% em junho ante maio.
Em relação a junho de 2010, o total de desempregados caiu 10,4%. Pelos dados, nas seis maiores regiões metropolitanas do país pesquisadas pelo IBGE (São Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Recife), 1,476 milhão de pessoas procuraram e não encontraram uma ocupação em junho e o total de empregados somou 22,4 milhões.
A mesma pesquisa indica, ainda, que a renda média atual do trabalhador, estimada em R$ 1.578,50 ganhou um aumento em junho pp. de 0,5% ante maio e de 4% na comparação com junho de 2010. Os índices indicam o acerto das políticas da presidenta Dilma Rousseff que estabeleceu como um das principais metas de seu governo a geração de emprego.
Foto: Ministério do Trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário