Governo supera meta fiscal e reafirma combate à inflação e geração de emprego
Com o superávit primário de R$ 10,48 bilhões registrado em junho, o maior para este mês, as contas do governo central acumularam saldo de R$ 55,5 bilhões no primeiro semestre deste ano, o que corresponde a 67,8% da meta fiscal prevista para 2011. O superávit dos seis primeiros meses deste ano foi 123% maior do que o resultado obtido no mesmo período de 2010.
Ao comentar o assunto, a presidenta Dilma Rousseff reafirmou , na segunda-feira (25) , que o governo está empenhado no combate à inflação e disse que a geração de empregos é um dos pilares do crescimento econômico do país. "Nós temos de crescer com estabilidade, com controle da inflação e robustez fiscal. Agora, temos de crescer e gerar emprego", disse Dilma durante encontro com governadores do Nordeste para assinatura do Pacto pela Erradicação da Miséria, em Arapiraca (AL).
"Não podemos conceber o Brasil parado, o Brasil sem a dinâmica da geração de oportunidade para milhões de brasileiros", disse. Em 2011 até junho, foram criadas 1,41 milhão de vagas de emprego, segundo dados do Ministério do Trabalho. A meta para o ano é de 3 milhões de novos postos. Nos primeiros meses do ano, o governo anunciou medidas para promover um ajuste fiscal e tentar controlar a inflação, que mostrava tendência de alta diante de uma economia aquecida.
A meta de inflação do governo tem centro em 4,5 por cento e tolerância de dois pontos percentuais. Boletim Focus do Banco Central, divulgado na segunda, apontou mediana das expectativas em 6,31 por cento para 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário