Mortalidade infantil cai em todo o mundo
Uma boa notícia: a UNICEF anunciou que a mortalidade infantil caiu 36% no mundo entre 1990 e 2010. Baixou de um patamar de 12 milhões de mortes no ano de 1990 para 7,6 milhões em 2010. Segundo o relatório conjunto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), na África Subsaariana, a pior colocada no ranking, por exemplo, as taxas caíram à metade.
"Este dado demonstra os grandes avanços conseguidos, inclusive nas regiões mais pobres do mundo", afirmou o diretor-executivo do Unicef, Anthony Lake. Mas os dados merecem todo o cuidado ao serem comemorados. Ainda morrem 21 mil crianças por dia no mundo. Na esmagadora maioria dos casos, essas mortes poderiam ser facilmente evitadas.
A prioridade para se reverter o quadro são os recém-nascidos e bebês, grupo que concentra 70% das mortes de menores de cinco anos de idade. Em 2010, cerca de metade do total de mortes desse grupo se concentraram em cinco países: Índia, Nigéria, República Democrática do Congo, Paquistão e China
Nenhum comentário:
Postar um comentário