quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Artigo: Dia da Criança com muita brincadeira e também com garantia de direitos!, por Luci Choinacki

De 2005 a 2009 tivemos no Brasil um crescimento de 34,08% no número de crianças matriculadas nas creches.


Esse seria apenas um número se esse fato não fosse fundamental para inserção de milhares de crianças a um direito básico que é a escola e com isso permita que as mulheres voltem ao mercado de trabalho. Todos saem ganhando, mães que conseguem retomar suas vidas profissionais melhorando a qualidade de vida de suas famílias e as crianças que se socializam e aprendem desde pequena a convivência com outras crianças e a importância da educação e do conhecimento.
O aumento dos investimentos na Educação Infantil não aconteceu por acaso. Foram muitas mobilizações pela inclusão das creches no Fundeb (Fundo de Desenvolvimento para Educação Básica). Fizemos o movimento de Luta por Creches no Brasil todo e entrou para a história da Câmara dos deputados a audiência com os Fraldas Pintadas quando a pressão popular conseguiu incluir a Educação Infantil de zero a três anos no Fundeb.
O Governo Lula demonstrou sua consciência em cumprir a Constituição brasileira no que se refere à garantia de creche para crianças de até seis anos e a presidente Dilma Rousseff se comprometeu a expandir a rede de creches no País, com a construção de seis mil novas unidades até 2014. Isso significa, em média, quatro novas creches por dia neste mandato.
Mas só recursos financeiros não bastam. Precisamos combinar a educação com o direito da criança e com o direito das mulheres, pois quem ainda cuida das crianças normalmente são as mulheres. É preciso um compromisso com esse tema de toda a sociedade e os homens precisam compartilhar com as mulheres os deveres de cuidas das crianças.
Um país que não cuida das crianças não pode pensar num futuro seguro. É melhor investir na construção de uma escola ou de uma creche do que pensar em construir presídios. Apesar de a constituição federal prever que essa responsabilidade é dos municípios e dos governos estaduais, o governo federal tem demonstrado na prática através de grandes investimentos na área sua decisão política de investir no futuro de nossas crianças.
* Luci Choinacki é deputada federal (PT-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário