terça-feira, 4 de outubro de 2011

Lula, bancos, capitalismo, Dilma Rousseff, imprensa, produção, poder…


“O sistema capitalista, se não for fiscalizado e regulamentado, torna-se predatório, porque somente algumas dezenas de milhares de famílias terão acesso aos meios de produção, aos empregos bem-remunerados e aos cargos de mando e poder”.

Por Davis Sena Filho

O sistema capitalista, por si só, pelos seus propósitos, é violento. Como ele é excludente, por ser selvagem, os que têm dinheiro compram segurança, compram armas, para garantir seu patrimônio em uma cultura patrimonialista historicamente malvada, há séculos em vigência no Brasil. Esse processo acontece porque os governos brasileiros têm uma tradição de dar prioridade às políticas econômicas que atendam aos interesses do capital em detrimento das políticas sociais.
Por isso que as sociedades, principalmente as mais desenvolvidas, cobram dos governos a efetivação de políticas públicas sociais, no sentido de civilizar a competição, que é a essência do sistema capitalista e de qualquer regime político que implemente tal sistema econômico.
Quero dizer que o sistema capitalista, se não for fiscalizado e regulamentado, torna-se predatório, porque somente algumas dezenas de milhares de famílias terão acesso aos meios de produção, aos empregos bem-remunerados e aos cargos de mando e poder, sejam eles pertencentes ao segmento político ou ao segmento empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário