sábado, 19 de novembro de 2011

Aconteceu nesta sexta-feira o Primeiro mutirão da COOMAFIR

Como forma de resgatar valores tradicionais, elevar a produtividade leiteira na região e melhorar a qualidade de vida no campo, aconteceu nesta sexta-feira, 18, na propriedade do Sr Valdivino Dias Oliveira (Careca), Fazenda Buriti, o primeiro mutirão da Cooperativa Mista da Agricultura Familiar (COOMAFIR) com a participação de 80 pessoas aproximadamente.
O evento contou com a participação de integrantes de várias regiões de Iporá, tais como Campolândia, Pé de Pato; Fazenda Bebedouro; Jacinópolis; Taquari e  Buriti. Participaram ainda, alunos do Colégio Ariston Gomes da Silva por meio do projeto de reflorestamento das margens do Ribeirão Santo Antônio, orientados pelas Professoras Edit Augusta e Izabel Barbosa. Participaram ainda, o Vereador Valdeci Lima; O Professor Vanderlei Alves; representando o IF Goiano; funcionários da Emater; Luiz Carlos Paiva, Secretário da Agricultura de Iporá; equipe do Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF) e a Prefeitura Municipal de Iporá.
A Dinâmica do Mutirão: Trabalho coletivo
Equipe da cozinha. Do lado esquerdo Valdeci Lima, um dos coordenadores do projeto
Delimitados os serviços a serem realizados na fazenda por uma equipe técnica, as tarefas foram divididas em etapas, a saber, cozinha, faxina da casa; limpeza do quintal; capina; reflorestamento; construção da cerca; construção de mata burro e informação relacionadas a saúde e qualidade de vida.
Equipe de Faxina da casa
A cozinha ficou responsável pelo preparo da refeição para os participantes do mutirão, a faxina da casa responsável fazer uma limpeza geral na casa.
Uma equipe realizou limpeza do quintal, os alunos do Colégio Ariston coordenados pela Professora Edit e Izabel ficaram responsáveis pelo reflorestamento de uma nascente com mudas de Bauru, Guatambu e outras; Outra equipe, responsável pela construção de uma cerca ao redor da área reflorestada. Obras estruturais, como a construção de mata burro ficou por conta da Prefeitura de Iporá que também está participando dos mutirões. E por fim, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que se responsabilizou por levar informações sobre saúde, no caso sobre a doença de Chagas e qualidade de vida, enfatizando o tema auto-estima.



Almoço: Mais um momento de confraternização e criação de vínculos entre os participantes  
Vanderlei Alves: Busca por expansão e ganhos em produtividade
Professor do IF Goiano Vanderlei Alves disse que vai expandir o mutirão e elevar sua produtividade 
Mediante a empolgação das pessoas diante do tamanho do mutirão, O Professor do Instituto Federal e idealizador do projeto, Vanderlei Alves,  devido ser o primeiro, falou sobre os ajustes que devem ser realizados e que o projeto é muito maior diante do que as pessoas viram. Afirmou que no próximo, que acontecerá no dia 09 de dezembro, na fazenda da Dona Maura, também na Fazenda Buriti, vai buscar melhorar no tamanho e a produtividade do mutirão, buscando maior participação da comunidade.
O Professor destacou a importância do papel das escolas e do trabalho realizado pelos alunos. E em relação ao projeto de reflorestamento desenvolvido pelo Colégio Ariston, o Professor disse que ficou impressionado com o trabalho das alunas e alunos, superando suas expectativas. E afirmou que vai buscar incorporar em cada mutirão a participação de uma escola e a realização de reflorestamento em cada propriedade em que for realizado. Disse ainda, que o evento não está aberto apenas a comunidade rural, mas que toda a comunidade está convidada a participar. (João Batista da Silva Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário