terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Acordo é rompido e Devaci é eleito presidente da Câmara 
Surpresa na Câmara de Vereadores: Devaci Dias é o presidente Acabou de forma surpreendente a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Iporá que aconteceu nesta terça-feira, 13.  Duílio que seria o pretenso candidato não disputou, já que não tinha votos suficientes para ser o eleito. Era previsto pelo acordo que ele teria o apoio do vereador Eurides Laurindo. Esse vereador mudou de lado. Eurides Laurindo (PSD), se recusou a votar no ex-correligionário de PSDB, o vereador Duílio Siqueira. 
Ao invés de seguir o acordo fechado desde dezembro de 2008, o vereador Eurides Laurindo preferiu  juntar-se com a oposição, formando um grupo de cinco que já tinha a intenção de eleger o vereador Suélio Gomes para presidente. A alegação de Eurides para não cumprir o acordo é de que Duílio não quis o acompanhar na mudança de partido, quando  ele e muitos outros deixaram o PSDB e foram para a criação do novo PSD.
Mas ao descobrir a manobra da oposição os vereadores de situação (Adriano Coutinho, Elione Alves, Divino Pirigoso e o próprio Duílio) reagiram para não perder o controle da Câmara. Sabendo da derrota que se desenhava quiseram arregimentar um vereador de oposição para a ele entregar a presidência.  O primeiro convite foi para o vereador Valdeci Lima (PT), o qual recusou a proposta, alegando que queria manter-se coerente com o grupo de oposição, com o qual trabalhou desde o início da legislatura.  Quem aceitou em seguida compor com a situação foi o oposicionista Devaci Dias (PDT) que aproveitou da oportunidade, deixou o bloco de oposição e compôs com os da base do prefeito uma chapa que ele encabeçou. 
Assim sendo a disputa configurou-se em duas chapas. A primeira delas, de situação, encabeçada por Devaci Dias (presidente), Duílio Siqueira (vice-presidente), Elione Alves (primeiro secretário) e Divino Pirigoso (segundo secretário). A segunda chapa teve Suélio Gomes (presidente), Valdeci Lima (vice-presidente), Eurides Laurindo (primeiro secretário) e Weslley Barros (segundo secretário). 
Posto em votação o resultado apontou 5 a 4 para a Chapa Fidelidade, encabeçada por Devaci Dias, e que derrotou a Chapa Unidade, encabeçada por Suélio Gomes.  A eleição foi marcada por reviravolta inesperada. O eleito presidente, Devaci Dias, até algumas horas antes da votação, era vice presidente de Suélio Gomes, o candidato derrotado. A sessão teve início às 9 da manhã, sofreu várias interrupções e só terminou às 15:45 horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário