sábado, 24 de dezembro de 2011

Brasil precisa de regras mais rígidas para agrotóxicos, defende Padre João
Brasil precisa caminhar para ser campeão na produção de alimentos saudáveis (Foto Patrycja Cieszkowska - stock.xchng)

A defesa é do deputado federal Padre João (PT/MG), relator da subcomissão sobre o uso dos agrotóxicos e suas consequências à saúde


“Essa é uma situação grave, que precisa de fato de uma política mais arrojada para ter um controle sobre essa utilização” declarou o deputado federal Padre João (PT-MG), relator da Subcomissão sobre o Uso dos Agrotóxicos e suas Consequências à Saúde, subordinada à Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados. O parlamentar destaca que o Brasil é o campeão no uso de agrotóxicos, com 86% do montante da América Latina e a solução para diminuir o uso dos agrotóxicos nas plantações e nos alimentos seria capacitação dos agricultores sobre o manejo dessas substâncias.
O parlamentar defende a redução gradual da utilização de agrotóxicos, mas reconhece a dificuldade em se colocar a proposta em prática: “nós precisamos de uma política na linha tanto da pesquisa e da assistência técnica para fazermos uma transição, pois nós brasileiros merecemos o alimento isento de qualquer resíduo”, afirma.
Padre João finaliza ressaltando que a Subcomissão foi criada para tratar também dos impactos do uso de agrotóxicos no meio ambiente, “porque a contaminação da terra e das nascentes tem sido uma constatação também da nossa Subcomissão”.

Alimentos saudáveis

“Então é unir forças para que nós sejamos sim, campeões da produção de alimentos, mas na produção de alimentos saudáveis, pois tudo que nós comemos traz para nós saúde e vida ou doença e morte, então a alimentação tem um nexo direto com a nossa qualidade de vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário