quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mutirão na agricultura Familiar resgata prática antiga

Produtores rurais de Iporá, agricultura familiar, estão sendo incentivados a voltarem a uma prática antiga, os mutirões, como diz o homem do campo " dar uma demão". como forma de mostrar solidariedade, resgatando a cultura regional e também para fortalecer os laços de amizade entre amigos,conhecidos, vizinhos, familiares, técnicos entre outros. Através dos mutirões, os agricultores são incentivados também a se fixarem no campo, produzindo mais, com mais qualidade de vida para todos.
A COMAFIR, cooperativa Mista da Agricultura Familiar, tendo como presidente Adão Manoel do Nascimento (foto) teve a iniciativa, contando com a parceria do Instituto Federal Goiano, que trás a orientação técnica para as ações. 
Engenheiro Agronomo, Vanderlei Alves Cardoso, disse que esse é um trabalho de extensão do instituto, com uma assistência técnica direta ao produtor.
O segundo mutirão acontece nesta sexta-feira, 09, na Fazenda Buriti, propriedade do casal Maura e Galdino, onde será realizado o trabalho coletivo para restauração de uma estrada, limpeza no quintal, conserto de uma casinha da cisterna,limpeza de um rego d'água, reconstrução de uma cerca do quintal e encanamento de mangueira.
O local escolhido para o mutirão, tem como Uma equipe da cooperativa, com duas semanas de antecedência visita a propriedade alvo, e junto com o proprietário faz um levantamento das necessidades, retorna para a coopérativa onde fazem uma planília sobre o material a ser utilizado.
Depois são mobilizados os parceiros, como empresas de produtos lácteos, prefeitura, órgãos do Governo Estadual, comerciantes entre outros para o apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário