Brasil é o primeiro país a gerar energia limpa na Antártica
O Brasil vai iluminar a Estação Antártica Comandante Ferraz com um motogerador a etanol. A ação faz parte da comemoração dos 30 anos da Estação, operada pela Marinha do Brasil, e conta com a parceria da Vale Soluções em Energia (VSE) e da Petrobras. O ministro da Defesa, Celso Amorim, foi na última terça-feira, 10, à Antártica para visitar a estação, onde deu a partida na operação do motogerador. Com a iniciativa, o Brasil passa a ser o primeiro país do mundo a utilizar biocombustível para produção de energia no continente. O motogerador vai fornecer toda a energia necessária às operações e aos programas científicos da estação, passará a operar continuamente na Antártica, dando início ao programa científico. A estratégia está alinhada à meta da Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2012 como o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos.
O deputado federal Rubens Otoni (PT) destaca que a iniciativa brasileira coloca o Brasil em destaque em relação a outros países. “Já somos a 6° economia mundial, estamos vendo o Brasil ganhar notoriedade, internacionalmente, em todas as áreas. Isso é reflexo da gestão eficiente da presidente Dilma”, afirma. Segundo o parlamentar é importante que o país se preocupe em produzir energia sustentável. “Este é o plano da gestão petista até 2014”, reitera.
O projeto
O motogerador a etanol brasileiro foi desenvolvido com tecnologia totalmente nacional e gera energia limpa, sem qualquer tipo de aditivo, a partir de um sofisticado equipamento de controle e comando via internet. A Petrobras fornece 350 mil litros de etanol, idêntico ao utilizado nos veículos nacionais, e fará o acompanhamento tecnológico para validar a utilização do biocombustível em condições climáticas severas.
Estação Antártica Comandante Ferraz – A estação brasileira é operada pela Marinha do Brasil e foi instalada na Baía do Almirantado, localizada na Ilha Rei George, no verão de 1984. A partir de 1986, passou a ser ocupada anualmente por militares da Marinha do Brasil e pesquisadores, podendo acomodar até 58 pessoas. A estação possui laboratórios destinados às ciências biológicas, atmosféricas e químicas.
(Assessoria de Comunicação, com informações do Governo Federal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário