quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Chuvas: Monitoramento do clima tem sido constante e eficiente, afirma Mercadante
Ministro Aloizio Mercadante (Foto: Agência Senado)

Segundo o ministro, as previsões e análises climáticas do Cemaden tem contribuído para evitar mais tragédias no País.


O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, afirmou nesta quarta-feira (4) que o governo está atento à situação de calamidade provocada pelas chuvas nas regiões mais atingidas, como é caso de Minas Gerais. Ele destacou que tem sido feito um monitoramento meteorológico constante e eficiente, o que tem evitado tragédias de maiores proporções no País.
“Não só nós temos feito a previsão em tempo integral, 24 horas por dia, como a Defesa Civil tem sido alertada. Para vocês terem uma idéia, por exemplo, há 15 dias eu acordei o governador Anastásia (MG) às 7 horas da manhã dizendo hoje vai chover mais de 100 milímetros na Grande Belo Horizonte, a Defesa Civil já estava mobilizada. Em Minas Gerais choveu 800 milímetros em dezembro, é a maior chuva em um século na região”, disse.
Mercadante lembrou das dificuldades para se enfrentar os problemas climáticos. “Não é fácil enfrentar os desafios dos extremos climáticos e o Brasil está se preparando para isso. O Cemaden, que é o nosso Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, tem acertado integralmente na sua previsão. A tecnologia que estamos usando, satélites, radares, pluviômetros, ajuda muito. Já temos 51 cidades na plataforma que combina a previsão com análise geotècnica”, destacou.
O ministro afirmou que é preciso avançar muito ainda em outras políticas urbanas para resolver os problemas da população que está exposta em áreas de risco em várias regiões do Brasil.Ele também frisou que as ações empreendidas pelo governo têm permitido evitar mais mortes e salvar vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário