quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Palestina de Goiás faz experiência com o tijolo ecológico
O empresário Evandro Chaves tomou a iniciativa e montou na cidade de Palestina de Goiás, a empresa de fabricação de tijolo modular de solo cimento ECOCAZZA TIJOLOS ECOLÓGICOS. 

Construção com tijolo de solo cimento

A Prefeitura de Palestina de Goiás por meio do prefeito Eduardo Talvani está fazendo 12 casas deste modelo. Uma já esta pronta e mais onze que já estão com os alicerces prontos serão construídas.
O Prefeito José Antônio da Silva Sobrinho que se entusiasmou com a idéia cedeu terreno para Evandro Chaves colocar uma indústria em Iporá, a ser localizada na Saída para Amorinópolis, no setor Vila Ferreira.
Em Iporá, no loteamento Brisa da Mata existe uma casa em andamento feita neste estilo econômico.  Além da economia, do aspecto estético que proporciona, pode ainda, reduzir o custo de construção em até 35%.

Prefeito Eduardo Talvani  (Palestina) apostando em alternativa econômica para construir casas populares

Tijolo modular de solo cimento
O Tijolo Modular de Solo-Cimento feito de terra crua trata-se de um tijolo, diferente dos tijolos convencionais que são queimados em forno. É produzido a partir de uma mistura denominada “Solo-Cimento” contendo 1 Parte de cimento Portland Comum (NBR – 5732)  + 9 partes de solo + Água.

Além de requerer baixo investimento de capital, trata-se de uma tecnologia sustentável que contribui para a redução do déficit habitacional. Pois a terra crua é abundante em todo planeta e não necessita da utilização de energia para serem queimados.
Além disto, funcionam como isolantes térmicos e acústicos, permitindo assim, ambientes confortáveis e menores gastos energéticos para condicioná-los. Os furos ao encaixar uns sobre os outros facilitam o assentamento e diminuem o tempo de execução da obra e a quantidade de argamassa e/ou cola empregadas; diminuem ainda, o peso da alvenaria, bem como o dimensionamento das fundações e outras estruturas.
Tijolos de solo cimento podem ser produzidos com o próprio solo local e no local de consumo, evitando os custos de transporte. A regularidade de suas formas, a planeza e a lisura minimiza ou requer uma quantidade mínima de argamassa para assentamento; dispensam o uso de revestimento podendo ser utilizados como tijolos à vista.
Fornecem economia, estabilidade estrutural e harmonia, elimina o desperdício de material típico de uma obra comum, minimiza o tempo e custo de mão-de-obra; apresenta baixo impacto ambiental em relação a outros produtos de alvenaria e ainda, podem receber qualquer tipo de pintura. Os furos nos tijolos permitem ainda, a inserção da rede elétrica; a instalação hidráulica e inserção de cabos sem danificar as paredes.
Para a fabricação do tijolo modular de solo cimento, além da mão de obra, são utilizadas basicamente máquinas, tais como, prensa manual ou hidráulica; destorroadores, trituradores e peneiras. (João Batista da Silva Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário