Marcon destaca importância do Pronacampo para a educação dos trabalhadores rurais
Deputado Marcon (PT-RS) - Foto: Arquivo PT / Arte: Vilhena
Parlamentar gaúcho comemora o lançamento do programa que vai melhorar qualidade do ensino no campo.
O governo federal lançou nesta terça-feira (20), o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), que vai oferecer apoio técnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios para implementação da política de educação do campo.
O objetivo é formar agricultores em universidades e em cursos técnicos para que apliquem os conhecimentos adquiridos em ações que elevam a produtividade nas pequenas propriedades e garantir a distribuição de renda. O programa atenderá escolas rurais e quilombolas. No campo, 23,18% da população com mais de 15 anos é analfabeta e 50,95% não concluiu o ensino fundamental.
O deputado petista Marcon (PT-RS) reafirmou ao Portal do PT a relevância do Pronacampo para os trabalhadores rurais. “É um programa muito bom e que vem ao encontro da necessidade que nós temos hoje na agricultura familiar, na reforma agrária, nos quilombolas, nas áreas indígenas e nos atingidos pelas barragens, e enfim, ao nosso povo trabalhador que vive no meio rural, principalmente, aqueles que não tem acesso a escola”.
Marcon também falou sobre a sua preocupação com as muitas escolas da área rural que funcionam de modo precário.“Nós temos milhares de escolas nesse Brasil afora que não tem água, não tem luz e não tem infraestrutura. A presidenta Dilma vai construir um projeto de lei aonde pede que os municípios e os estados fechem com as escolas municipais ou estaduais no meio rural. Então, eu acho que isso também é muito positivo. E a outra questão é a da infraestrutura que falta hoje na educação no campo, no meio rural, e principalmente nas áreas de quilombo e nas áreas de reforma agrária”, afirma o parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário