Desde o final do mês de janeiro próximo passado, os moradores de Iporá, em especial os proprietários de veículos automotores, buscam junto aos vereadores uma solução para um problema relacionada à fiscalização de trânsito na cidade.
Segundo o relato de muitos motoristas e motociclistas, a polícia militar está multando pessoas que estacionam seus veículos em locais até muito pouco tempo utilizados para esse fim.
Um dos locais onde diversas multas foram lavradas é um recuo na calçada da agência da Caixa Econômica Federal, no centro de Iporá e que desde a abertura da agência naquele local sempre foi utilizado como estacionamento para motocicletas.
O local foi recentemente sinalizado com placas de proibição de estacionamento e apesar de não ter havido nenhuma campanha de orientação e esclarecimento, as multas começaram a ser lavradas.
Desde então muitas são as reclamações que chegam aos vereadores razão pela qual os lídimos representantes do povo iporaense reuniram-se na tarde desta quinta-feira, 02 de fevereiro, com o comando do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para a discussão do assunto e a busca de uma solução para o problema de tal maneira que nem as leis de trânsito deixem de ser cumpridas, nem os moradores sejam penalizados.
O major Carlos Galdino, comandante do 12º BPM, acompanhado de seus auxiliares diretos, informou aos vereadores que o trabalho dos policiais militares no que diz respeito à fiscalização de trânsito em Iporá é o resultado de um convênio entre as instituições Polícia Militar e Prefeitura de Iporá, em que esta última conta com uma Superintendência Municipal de Trânsito Urbano (SMTU) que por não possuir um quadro de funcionários que possa fazer a fiscalização de trânsito, vale-se do trabalho da PM.
Os vereadores convocarão o chefe da SMTU, Ademirton Ferreira para que compareça à Câmara e preste esclarecimentos sobre as atividades do órgão e eventuais problemas que dificultem o melhor desempenho da superintendência observados os interesses da administração pública sem contudo a prática de elevados ônus à população.
Os vereadores apresentaram algumas sugestões para a melhoria da condição de trânsito na cidade e comprometeram-se a levar ao prefeito propostas que viabilizem a SMTU e ao mesmo tempo ofereça aos cidadãos que circulam de motocicletas ou automóveis na cidade, condições de segurança e trânquilidade.
Outros assuntos relativos à segurança e ao sossego dos moradores foram tratados e o comando da PM em Iporá comprometeu-se a fazer estudos e avaliações que resultem em um trabalho ainda mais eficiente prestado ao povo da cidade e região.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Iporá, vereador Devaci Dias, as discussões a respeito da segurança pública no município podem e devem contar com a colaboração do maior número possível de pessoas, pensando nisso ele não descarta a possibilidade da realização de uma ou mais audiências públicas no plenário da Câmara.
Da reunião com o comando da PM, participaram os vereadores Didi Coutinho, Valdeci Lima, Weslley Barros, Eurídes Laurindo e Devaci Dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário