18/03/2011
Primeiro
Módulo do
Curso de
Juristas
Populares.
Aconteceu nos dias 11 a 13 de março de 2011 no salão Santa Gema em Iporá, o primeiro módulo do Curso de Agentes Jurídicos Populares do Territorio Médio Araguaia. O curso é uma promoção do IBRACE - Instituto Brasil Central que é um organismo aberto, de caráter ecumênico para assegurar e aprofundar as ações de defesa de direitos de homens, mulheres, crianças e adolescentes, índios, negros, ambientais e de pesquisa no Brasil Central. Com o apoio do Colegiado Territorial do Médio Araguaia, Paróquia nossa Senhora Auxiliadora e Coopercoisas – Cooperativa dos Produtores Rurais de Iporá.
O tema aprofundado neste primeiro módulo foi Direitos Humanos, Cidadania e Relações Humanas, assessorado pela coordenadora do IBRACE – Irene Maria dos Santos. Estiveram presentes mais de 60 pessoas das cidades que compõe o Território: Iporá, Piranhas, Ivolandia, Baliza, Bom Jardim, Fazenda Nova, Novo Brasil, Caiaponia, Palestina de Goiás, Moiporá, Jussara, Ivolândia Diorama, contou também com participantes de Goiânia e Itapuranga. Luzia Luzinete presidente da coopercoisas e apoiadora do projeto destaca que: “Curso é uma oportunidade de empedramento dos trabalhadores e trabalhadoras quando passa a conhecer e a lutar pelos seus direitos. Esperamos que com este curso, possamos intensificar cada vez mais a nossa luta pelos direitos humanos em nosso Territorio”.
Marinete Costa, assentada da Reforma agrária no município de Bom Jardim Traduziu a vivencia com um poema dedicado as mulheres:
Mulher
Mulher, o que é isso que tem na mão?
É mãos calejadas pelo duro ofício que desde o inicio te foi imposto.
Mãos doloridas de lidar com a vida, mas não deixam de ser bonitas...
Algumas têm cheiro de flor, mas todas exalam amor, paz, carinho e compreensão...
Mãos que acolhem e nunca dizem não, estão prontas para servir, às vezes choram ao invés de sorrir, mas não deixam a lagrima cair, porque tem que animar alguém que conta com a força de sua mão.
Mulher, o que é isso que tem na mão?
Sinto que se olhar firme nessa mão, meus olhos enxergará o seu coração e ficarei a contemplar a profundeza do mar, o mistério do luar, os segredos do vento, a força da rocha e do caminhar...
Sem medo da onça pintada que debaixo do Xixá, às vezes a espreguiçar me mostra as formas e a manha da Mulher.
Mas, o que é isso que tens nas mãos?
Penso eu, ao ver o teu sorriso, que estas mãos podem levar ao paraíso, PAIS, FILHOS, MARIDO, TODOS, serão conduzidos por suas mãos, Mulher.
Mulher que tem garra, coragem para lutar e vencer e com valentia construir vitorias através da historia e por fim poder dizer, respondendo a tudo.
Mulher o que tens nas mãos?
Responda em alto e bom som:
Eu tenho o meu, o seu e o nosso futuro.
Marinete Costa
(Assentamento Jair Ezequiel – Baliza-Go)
Fotos do Curso
Nenhum comentário:
Postar um comentário