sábado, 2 de abril de 2011

INCLUSÃO SOCIAL, DIREITOS HUMANOS, DEFENDEMOS ESSA BANDEIRA. SALVE 02 DE ABRIL!.

Brasil se pinta de azul no Dia Nacional da Pessoa Autista


Neste sábado, dia 2 de abril, vários pontos turísticos do país vão ser iluminados de azul, para comemorar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A campanha, “Ilumine de Azul” ou “Solidariedade é Azul”, acontece desde 2007, e neste ano vai iluminar o Congresso Nacional, o Cristo Redentor, o Gasômetro em Porto Alegre, a Ponte Estaiada em Teresina, os Três Reis Magos no Rio Grande do Norte, o Monumento às Bandeiras e o Viaduto do Chá, em São Paulo.
O Coordenador do Setorial Nacional de Pessoas com Deficiência do PT, Antonio José Ferreira, também defende que o autista precisa de políticas públicas para ser melhor compreendido pela sociedade. “É uma política pública importante para justamente melhorar a vida dessas pessoas. Então é importante para que a sociedade possa compreender melhor a realidade desta pessoa, e assim poder atendê-la e aceita-la, e é para isso que temos o Dia Nacional da Pessoa Autista, para justamente dar essa visibilidade, para a vida dessas pessoas”.
O senador Wellington Dias (PT/PI), explica porque o uso da cor azul e defende a conscientização para melhor conhecer esse transtorno do espectro autista. “O azul é a cor que ele mais se afeiçoa. Então, para mim que sou pai de uma pessoa que é autista, que é a Daniele, a minha filha creio que é uma vitória muito grande e acho que é um passo decisivo que o Parlamento está dando”.
Já o senador Lindbergh Farias (PT/RJ) acredita que a participação do Senado nessa campanha mundial serve como estímulo aos pais que lutam para superar todas essas deficiências. “Esse é um movimento mundial, o dia 2. Então, em vários países do mundo isso vai estar acontecendo, mas eu acho que o Brasil está entrando bem nessa luta. Eu acho, sinceramente, que a gente pode ajudar a melhora a vida de muita gente. E a gente sabe, principalmente, do esforço das mães e dos pais. São guerreiros, lutadores. E como o estímulo é importante, então essa semana é a semana do autismo aqui no Congresso Nacional”.
Com essa proposta, aprovada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, os autistas passarão a ter todos os benefícios que as pessoas com deficiência já conquistaram até hoje. Nessa semana, foi aprovado no Senado Federal, um projeto de lei que criou o Sistema Nacional Integrado de Atendimento à Pessoa Autista, que vai determinar as medidas a serem adotadas pelo Poder Público e instituir um cadastro único de pessoas autistas. "Bruno Costa"

Nenhum comentário:

Postar um comentário