Exemplo na Vila Ferreira é de fartura que pode ser obtida também em outras áreas vazias da zona urbana
O bairro trata-se do Vila Ferreira, na região sul da cidade de Iporá, onde um grupo de seis famílias e juntamente com a casa dos deficientes organizaram, juntamente também com a Prefeitura Municipal de Iporá - que concedeu a aração do terreno – estiveram unidos para plantar, cultivar e colher 2 hectares de uma roça de milho.
O vereador Valdeci José de Lima, coordenador do projeto, afirma que a produção foi surpreendente uma vez que gerou fartura. Pessoas colheram o milho para fazerem afogado, pamonha, cural, angú e ainda sobrou milho na roça, comenta entusiasmado o vereador Valdeci Lima. E afirma que esta trata-se da primeira etapa de um projeto que visa construir uma horta comunitária no local.
A área pertence à Igreja Católica, de modo mais especifico ao Grupo Vicentinos. E neste local foi construído pelo Padre Wiro uma infra-estrutura contendo um poço artesiano e três caixas d’água para capacidade de 15.000 litros de águas para fins e usos comunitários.
O Programa Agricultura Urbana; afirma o vereador Valdeci Lima, trata-se de um programa criado pela ex-vereadora Silda Dias Lorena – Lei Municipal 1279/2007 de 28 de Março de 2007. Com esta lei o proprietário de lotes ou quadras desocupadas no âmbito do Município de Iporá deveria trazê-las bem zeladas, livre de lixo ou mato espesso ou então conceder estes espaços baldios para o plantio e produção de cultivares tais como o milho, o arroz, a mandioca e amendoim a grupos interessados. O objetivo da lei consiste em, além de gerar alimentos frescos e de melhor qualidade a um custo menor ainda, fornecer como uma externalidade positiva o bem-estar do bairro; livre de entulhos, lixo e mato nos lotes, outrora baldios, além de propiciar beleza estética.
Sobre esta medida o vereador Valdeci Lima afirmou que solicitou por meio dos requerimentos 004/2009 e 005/2011 ações ao executivo para que seja colocado em prática o Programa Municipal de Agricultura Urbana. (João Batista da Silva Oliveira, Oeste Goiano) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário