sexta-feira, 17 de junho de 2011

Grupo de artesanato “Mulheres do Buriti” 

O grupo de artesãs da região do Buriti popularmente conhecido por “Mulheres do Buriti” se apresentará na Faculdade de Iporá (FAI) nesta quinta-feira. O objetivo consiste em expor, divulgar e comercializar seus produtos artesanais.
Funcionando na região do Buriti – Zona Rural – a mais de cinco anos; o grupo é composto por seis mulheres. Todas residentes na região. São elas: Matildes Rodrigues, Deborah Rodrigues; Maria (Maura); Cláudia Domingas; Edna Maria e Aparecida Antunes.
Utilizam do prédio de uma antiga escola municipal cedida pela Prefeitura de Iporá – nota: um dos poucos prédios de escolas municipais da zona rural que ficaram em pé – onde se utilizando de materiais encontrados na natureza, tais como, palha de milho, talos de buritis, taboca, cipós e do papel feito da fibra da palha de bananeira – Este último, inovação que ocorreu a partir de um curso do SEBRAE. São fabricados e comercializados arranjos, cestas, baús, caixas, caixas para presentes. Artesanatos em vários formatos e variedades. Possuem ainda, um tear de mesa que serve para fabricar um material têxtil que permite fabricar o jogo americano, carteiras, almofadas, tapetes, dentre outras utilidades.
São fabricados enfim, variados artesanatos com o objetivo de comercializarem e gerar receitas de forma a complementar a renda familiar. Num gesto de autonomia “para não depender tanto do marido” como disse Matildes Rodrigues.
Apesar de todo trabalho realizado ser cooperado citam como obstáculos questões referentes à divulgação; questões referentes a deslocamento e logística; comercialização e ao preço dos produtos que às vezes não correspondem ao trabalho empreendido. Nota–se também a questão da ausência de uma marca o que, permitiria diferenciar e destacar o produto das artesãs dos demais. (João Batista da Silva Oliveira)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário