Rubens Otoni quer mensagens educativas em material escolar
O deputado federal Rubens Otoni (PT) vai intensificar as conversas com os senadores e acompanhar de perto a tramitação do Projeto de Lei (PL) n° 1907/2003, de sua autoria, no Senado Federal. Já aprovado na Câmara dos Deputados, o PL determina a utilização do espaço das contracapas de livros e cadernos didáticos para disseminação de mensagens sobre os riscos do consumo de álcool e tabaco para a saúde.
Para o deputado, a criança e o adolescente estão constantemente sujeitos a mensagens que incentivam o consumo de bebidas álcoolicas e cigarro. “É preciso aproveitar todos os espaços possíveis para criar um contraponto a essa publicidade, já que ela projeta uma imagem equivocada de sucesso”, defende.
No texto do projeto, o parlamentar justifica que os jovens passam boa parte do tempo em contato com o material didático, seja em casa ou na escola, e que isso abre oportunidade para o trabalho de conscientização. Otoni acredita que o tom da mensagem deve ser de alerta e orientação, mas que a forma e o conteúdo devem receber tratamento comunicativo para potencializar o seu impacto no público-alvo.
Esse trabalho, ainda segundo ele, deve ser comandado pelos ministérios da Saúde e da Educação, devidamente municiados por pesquisas psicológicas e pedagógicas. “O projeto não deve ser implantado de forma isolada, desconectada, mas em sintonia com as políticas públicas de Saúde do Governo Federal”, explica.
(Assessoria de Comunicação / Fabrízio Franco)
Nenhum comentário:
Postar um comentário