sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pesquisa CNI-IBOPE: aprovação de Dilma aumenta 4 pontos e chega a 71%

Laryssa Borges


Direto de Brasília para o blog
Pesquisa do Instituto Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta sexta-feira aponta que a aprovação da presidente Dilma Rousseff chegou a 71%, quatro pontos percentuais acima do último levantamento, datado de julho. O índice de desaprovação da chefe do Executivo caiu também quatro pontos, alcançando o patamar de 21%.
Quando questionados sobre o desempenho do governo federal, 51% dos entrevistados consideraram que a atual gestão é ótima ou boa, enquanto outros 34% a consideram regular. A avaliação do governo é considerada negativa por 11%.
Ainda que a avaliação governamental tenha oscilado três pontos percentuais desde a pesquisa CNI/Ibope de julho, a expectativa com relação ao restante do governo da presidente Dilma Rousseff ficou praticamente estável, variando de 55% em julho para 56% em setembro. A estabilidade também foi verificada entre aqueles que tem expectativa de que o governo irá ser "regular" - 25% em julho e 26% em setembro - e entre os eleitores que estimam que a gestão será negativa - 13% em julho e 11% em setembro.
Conforme a CNI/Ibope, o percentual dos entrevistados que confiam na presidente Dilma voltou a crescer após uma expressiva queda nos últimos levantamento e chegou a 68%. "Embora ainda abaixo do registrado em março (74%), a aprovação da presidente mantém-se em patamar elevado", diz a CNI.
Sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma tem feito com governo "igual" ao antecessor e padrinho político na avaliação de 55% dos eleitores. A gestão da primeira mulher no cargo mais alto da administração pública é melhor que a de Lula para 15% e pior para 26% dos entrevistados.
A margem de erro da pesquisa CNI/Ibope é de dois pontos percentuais. O levantamento foi realizado dos dias 16 a 20 de setembro com 2002 pessoas em 141 municípios

Lula pede à Fifa que respeite soberania do Brasil


Lula (centro) quer que a Fifa, chefiada por Joseph Blatter (à dir), respeite a soberania brasileira. Foto: Reinaldo Marques/Terra
 Lula (centro) quer que a Fifa, chefiada por Joseph Blatter (à dir), respeite a soberania brasileira
Foto: Reinaldo Marques/Terra

Nesta sexta-feira, Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, pediu à Fifa (Federação Internacional de Futebol Associados) que respeite a soberania do Brasil, depois de rumores da imprensa sobre desacordos entre o governo brasileiro e a entidade que comanda o futebol internacional quanto a um projeto de lei para regular a Copa do Mundo de 2014.
"Acho que é muito difícil, que a Fifa resolva ter uma discordância sobre um projeto de lei aprovado de forma soberana por um congresso nacional", afirmou Lula à margem de um seminário organizado em Londres pela revista The Economist.
Além disso, Lula ressaltou que nenhum país do mundo pode abrir mão de sua soberania. "Nosso compromisso com o mundo esportivo e com o Brasil é organizar a melhor Copa do Mundo que pode ser feita. O resto, a Fifa deixa com o Brasil", recordou o ex-presidente, que durante seu mandato conseguiu fazer que o Brasil fosse escolhido para organizar o evento.
A Lei Geral da Copa, que foi enviada ao Congresso no último dia 19, fixa as competências da Fifa na organização do Mundial de 2014, assim como da Copa das Confederações de 2013.
Muitos estão usando o laço cor de rosa. Na 2a. tem a caminhada!

Iporá está em alerta para a prevenção ao Câncer de mama. O laço cor de cor  rosa simboliza esta luta. É símbolo mundial neste sentido. ACCI, Secretaria de Saúde, Instituto Avon e vários parceiros estão engajados. Em Iporá, várias empresas estão participando, com funcionários usando camisetas alusivas à campanha. 

Sobre o laço cor de rosa leia esta história interessante

Um homem atraente, de meia idade, entrou num bar e sentou-se. Antes de fazer o pedido apercebeu-se que um grupo de homens mais jovens, que bebiam numa mesa perto da sua, riam dele com exuberância.
Só quando se lembrou da pequena fita rosa, que levava na lapela do casaco, entendeu o motivo de tanta risada!

O homem não deu qualquer importância, mas os insistentes risos começaram a incomodá-lo. Olhou um deles diretamente, nos olhos, levou o dedo à lapela e apontou a fita: “Isto”?
Com o gesto todos soltaram gargalhadas. O homem ao qual dirigiu o olhar disse-lhe:

“Desculpe amigo, só estamos a comentar como está bonito com essa fitinha rosa no seu casaco azul”.

Com toda a calma, o homem fez um gesto ao gozador convidando-o a aproximar-se e sentar-se com ele à mesa. Ainda que bastante incomodado o jovem aproximou-se e sentou-se.

O mais idoso com voz calma disse-lhe:

- “Uso esta fita para chamar atenção sobre Cancro da Mama”, “E uso a fitinha em honra da minha Mãe".

- ”Sinto muito, amigo, Ela morreu de cancro da mama?”

- "Não. Ela está ótima. Mas os seus seios alimentaram-me quando eu era bebê e foram sempre um abrigo quando tinha medo ou me sentia só.

Estou muito grato aos seios da minha mãe e à sua saúde, também”.

- "Entendo", respondeu o outro pouco convencido... "Também uso esta fita para homenagear a minha mulher", continuou o homem.

- “E ela também está bem?”

Muitos estão usando o laço cor de rosa. Nesta segunda tem a caminhada!- “Claro que sim. Seus seios foram fonte de amor, para ambos. Com eles alimentou a nossa bela filha de 23 anos. Estou muito grato pelos seios da minha mulher e pela sua saúde”.

- “Já sei. Suponho que também usa a fita para homenagear a sua filha.”

- "Não. É muito tarde para isso. Minha filha morreu de cancro da mama, há um mês.

Ela pensou que era muito jovem para contraír cancro. Assim quando acidentalmente notou uma pequena protuberância, ignorou-a. Pensava ela que não incomodando e não doendo... Não havia com que se preocupar".

Comovido e envergonhado o mais jovem disse :

“Sinto muito, senhor.”

- "Portanto, também em memória de minha filha uso esta fitinha rosa com muito orgulho. Isto dá-me oportunidade de falar com outros. Quando voltar para sua casa fale com a sua esposa, sua mãe, suas irmãs, suas amigas. Tome!”

Muitos estão usando o laço cor de rosa. Nesta segunda tem a caminhada!O homem buscou no bolso e entregou ao outro uma pequena fita cor-de-rosa. Este pegou, olhou-a, lentamente levantou a cabeça e disse:

“Ajuda-me a colocá-la?”


Haverá caminhada de prevenção ao Câncer de mama nesta segunda-feira,  3 de outubro


Mais uma atividade está prevista para colocar em evidência a saúde preventiva. Agora o foco é o Câncer de mama, tema que merecerá uma caminhada pelas ruas da cidade no dia 3 de outubro.
  

Reuniões já foram realizadas para traçar as primeiras ações do grupo que organizará a Caminhada Contra o Câncer da Mama. A intenção das entidades envolvidas, dentre elas a Associação de Combate ao Câncer em Ipora (ACCI), Instituto Avon e Policia Militar é envolver o maior número possível de segmentos sociais e despertar as pessoas para essa doença que tem acometido cada vez mais as mulheres em todo o mundo. "Apesar de não ser o tipo de câncer com maior incidência, é o que mais provoca óbito no sexo feminino", afirmou a vice-presidente da ACCI, Dayse Vilela, em entrevista à imprensa.

De acordo com o Capitão Fábio da Policia Militar que também está participando do projeto, "com o crescimento das ações de combate ao câncer na região, é importante que cada vez mais as pessoas se envolvam nesses tipo de campanha". Outro militar que se envolveu na campanha é o Major Jordão, que se prontificou a buscar apoio dentro da corporação para que todos abracem a causa, incluindo os familiares dos militares.

A representante da Avon na região, Rose Lourenço, informa que além de material publicitário do Instituto Avon alusivo ao evento, disponibilizará brindes para serem sorteados para os participantes. (com informações da virtnet.com.br).

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Déjà-vu

O Globo

Em jantar, anteontem à noite, com 41 deputados tucanos, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) previu: "O governo Dilma enfrentará muitas dificuldades", "terá anos difíceis pela frente", "será um governo pálido de realizações" e que "emergirá um movimento no PT pela candidatura Lula em 2014".

O fato lembra vaticínio, atribuído ao ex-presidente Fernando Henrique, em 2002, de que o ex-presidente Lula não conseguiria governar o país sem chamar os tucanos para compor seu Ministério.
Ilimar Franco
Tucanos são elitistas e defensores dos milionários, diz líder do PT
Paulo Teixeira (PT-SP), líder do PT na Câmara

Paulo Teixeira criticou o elitismo do PSDB e chamou o partido de defensor dos banqueiros e dos milionários do país


O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), criticou na noite de ontem (28) o elitismo do PSDB e chamou o partido de “defensor dos banqueiros” e dos milionários do país. Em intervenção no plenário, ele questionou a postura tucana refratária à discussão sobre novos tributos, com o aumento do imposto dos ricos, como tem ocorrido na Europa e nos Estados Unidos.
“Os tucanos não querem discutir a existência, no Brasil, de um sistema tributário injusto, que é mole com os detentores de grandes fortunas, os banqueiros e os que têm grandes patrimônios, mas prejudicial à classe média e aos pobres”, comentou Paulo Teixeira.
Ele lembrou que os pobres pagam mais impostos proporcionalmente à renda que têm do que os ricos, numa inversão total dos valores. Um dos motivos é que a arrecadação tributária é feita por meio de impostos indiretos, que incidem sobre o consumo e são embutidos nos preços.
” A tributação brasileira incide sobre o consumo e quem consome são os pobres, que comprometem 30% da sua renda em impostos, e não sobre renda e sobre o patrimônio dos ricos, que pagam 10% da sua renda”, disse o Teixeira.
O líder do PT também rebateu a instrumentalização que os tucanos tentam fazer a respeito do histórico problema de corrupção no País. Ele lembrou que o governo Dilma Rousseff- como fez o do ex-presidente Luiz Inácio Lula das Silva - tem -se empenhado no combate à corrupção. Em contrate, lembrou o líder, o governo tucano de São Paulo, às voltas com inúmeras denúncias de desvios de recursos, superfaturamentos e outras irregularidades, não enfrenta o problema .
“O PSDB tem que apurar as irregularidades e escândalos ali no seu governo do Estado de São Paulo antes de vir aqui com uma vassoura na mão, ressuscitando o moralismo do Jânio Quadros, da velha UDN”, disse o líder. Lembrou também que o governo tucano de Minas Gerais está igualmente envolvido em denúncias de irregularidades, além de uma política de baixa remuneração que levou professores estaduais a uma greve de quatro meses.
Ele lembrou os tucanos estão tão perdidos que até uma pesquisa interna encomendada pelo PSDB mostra que a presidenta Dilma Rousseff seria eleita em primeiro turno, se as eleições fossem hoje. ” Ela cresceu na intenção de votos e na aprovação junto ao eleitorado e junto à sociedade brasileira”.
O líder observou que, na contramão da Europa e dos EUA, que já perderam 20 milhões de empregos, o Brasil gerou neste ano mais de 1,4 milhão de postos de trabalho. “Enquanto os EUA vivem uma recessão e o crescimento na Europa é negativo, o Brasil cresce”.
Teixeira conclamou os tucanos e outros partidos de oposição à responsabilidade, para que se possa construir um Brasil desenvolvido tecnológica, econômica e socialmente.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

IF Goiano realiza entrega de mais de 600 kg de alimentos a duas instituições filantrópicas 

 Tauã de Paula 

IF Goiano realiza entrega de mais de 600 kg de alimentos arrecadados no Curso de Capacitação de Multiplicadores.
O IF Goiano Campus Iporá realizou a entrega de mais de 600 kg de alimentos, que foram arrecadados na realização do Curso de Capacitação para Multiplicadores na Prevenção ao Uso Indevido de Álcool e Outras drogas, realizado pelo IF Goiano, CREAS e Polícia Civil do Estado de Goiás.
Os alimentos foram entregues pelo Professor Iuri Rodrigues do IF Goiano e por Sebastiana e Daísy do CREAS Iporá, sendo destinados a Pastoral da Criança e a Casa de Recuperação Desafio Jovem, ambas instituições filantrópicas da cidade de Iporá.

Tucanos criticam divulgação de pesquisa encomendada pelo partido


Gerson Camarotti, O Globo
Integrantes da bancada do PSDB na Câmara criticaram duramente a divulgação pelo partido de pesquisa encomendada ao cientista político Antonio Lavareda. A pesquisa, revelada pelo GLOBO no sábado , mostra que, se a eleição fosse hoje, Dilma ganharia no primeiro turno.
O ex-líder do PSDB, Jutahy Junior (BA), atacou duramente a estratégia do partido, de divulgar números negativos contra o próprio PSDB.
Os tucanos  seguem a risca o que disse Rubens Ricupero  ex ministro de FHC: O que é bom a gente mostra o que é ruim a gente esconde

Descanse em paz, DEM




“Encolhendo a cada eleição, o partido que deveria sustentar a bandeira do conservadorismo no Brasil leva seu golpe de misericórdia com a criação do PSD de Gilberto Kassab, que lhe tomou, entre outras coisas, 17 deputados e o posto de sexta maior bancada da Câmara Federal

Evam Sena e Rodolfo Borges, Brasil 247

O Democratas tentou. Em 28 de março de 2007, o antigo PFL foi refundado com novo nome, Democratas, e prometia recuperar o protagonismo da década de 1990, quando o ex-senador Marco Maciel ocupou a vice-Presidência da República do governo Fernando Henrique Cardoso, mas a relutância em sustentar as bandeiras do liberalismo e do conservadorismo em um país governado há nove anos por partidos historicamente de esquerda enfraqueceu a legenda, que recebe sua pá de cal com a fundação do PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

O ocaso do DEM começou com o fim do governo Fernando Henrique, mas pode ser localizado simbolicamente no dia 7 de maio de 2008, quando o senador Agripino Maia (hoje presidente nacional do partido) botou em questão a índole da então ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff logo na abertura de reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado, baseado no relato de que Dilma mentiu sob tortura durante a ditadura (assista ao vídeo). “Me orgulho muito de ter mentido, senador. Porque mentir na tortura não é fácil”, respondeu a hoje presidente Dilma, sob aplausos – para o constrangimento de Agripino e de toda a oposição –, fortalecendo, naquele momento, a candidatura que venceria as eleições presidenciais de 2010.

A partir dali, Kassab começa a se articular, sob os olhos atentos do ex-senador e ex-presidente de honra do DEM Jorge Bornhausen (SC), que deixou o partido em maio último, anunciando o fim de sua vida política, pouco depois do anúncio da desfiliação de seu filho, o deputado licenciado Paulo Bornhausen, que aderiu ao PSD. É no estado de Bornhausen, Santa Catarina, que o PSD ganhou seu primeiro governador – Raimundo Colombo também trocou o DEM pelo PSD, dizendo que o Democratas “ficou sem futuro”.
Lula receberá Prêmio Lech Walesa na Polônia
Lula durante homenagem em Paris (Foto: Ricardo Stuckert)

Ex-presidente será homenageado em reconhecimento ao seu trabalho pela paz entre as nações


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou nesta quarta-feira (28) a Gdansk, na Polônia, onde será agraciado com o prêmio Lech Walesa, criado em 2008 para reconhecer personalidades destacadas por seu respaldo à liberdade, democracia e cooperação internacional. A cerimônia de entrega ocorrerá na quinta-feira (29) às 11h30 (hora local).
Segundo nota divulgada pela instituição, o ex-presidente brasileiro foi escolhido “em reconhecimento por seus esforços para conseguir uma cooperação pacífica e a compreensão entre as nações, especialmente para reforçar o papel dos países em desenvolvimento no mundo dos negócios, e por sua contribuição para reduzir a desigualdade social”.
Para Piotr Gulczyński, presidente do instituto Lech Walesa, o prêmio concedido “é uma expressão de solidariedade com aqueles que lutam por um melhor amanhã. Lula implementou reformas pacíficas em seu país, reduziu as desigualdades sociais, e também tem desempenhado um papel de destaque como um porta-voz para os países em desenvolvimento no exterior, bem como contribuiu para resolver os conflitos entre as nações”.
Ideli Salvatti defende o cooperativismo na agricultura
Ministra Ideli Salvatti discursa em apoio ao Cooperativismo. (Foto José Cruz - ABr)

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, participou do 3º Seminário da Frente Parlamentar do Cooperativismo, que teve como tema “Desafios e Perspectivas para o Ramo Agropecuário”.


O objetivo do evento é divulgar e fortalecer o setor junto a representantes de poderes públicos e também buscar o apoio de parlamentares na aprovação dos temas de interesse agropecuário no Congresso Nacional.
Durante discurso, Ideli Salvatti afirmou que em 2012, o ano do cooperativismo, o Governo Federal terá a responsabilidade de criar uma série de iniciativas positivas para fortalecer o setor. “O Brasil tem essa questão como tema extremamente importante para que possamos trabalhar, no ano internacional, principalmente com o avanço da segurança legislativa deste setor. Nós temos no Congresso Nacional, várias matérias tratando do assunto. Algumas mais fáceis de trabalhar e outras menos, mas temos que sair deste evento e, aqui eu venho em nome do Governo da presidenta Dilma, assumir o compromisso de efetivamente avançar em uma segurança legislativa que permita ao setor do cooperativismo cada vez mais se fortalecer, atuar e agir” explicou.

A ministra falou ainda sobre o interesse do Governo Federal em aprovar o PLS 3/2007 que dispõe sobre uma revisão geral para o sistema cooperativista no País. O seminário foi realizado no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília.

O evento aconteceu nesta quarta-feira (28).

Imprensa brasileira foi à França reclamar de premiação a Lula


Não pode passar batido um dos momentos mais patéticos do jornalismo brasileiro. Acredite quem quiser, mas órgãos de imprensa brasileiros como o jornal O Globo mandaram repórteres à França para reclamar com Richard Descoings, diretor do instituto francês Sciences Po, por escolher o ex-presidente Lula para receber o primeiro título Honoris Causa que a instituição concedeu a um latino-americano.
A informação é do jornal argentino Pagina/12 e do próprio Globo, que, através da repórter Deborah Berlinck, chegou a fazer a Descoings a seguinte pergunta: “Por que Lula e não Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, para receber uma homenagem da instituição?”.

FHC e Marina se elogiam em busca de aliança política

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e a ex-senadora e candidata derrotada à Presidência da República Marina Silva (sem partido) deram nesta terça-feira indicações de que podem se tornar aliados próximos, ao se elogiarem mutuamente durante evento organizado pelo Instituto FHC, entidade que o ex-presidente criou para defender suas posições neoliberais e conservadoras e instrumentalizar sua ação político-partidária.
Marina e FHC eles se merecem

ABORTO EM DEBATE


Por

Rebeca Mota Brito

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Ceará




Num País extremamente religioso como o Brasil debater a legalização do aborto é praticamente um tabu. Esse estigma social em torno do tema é fruto de um processo histórico de criminalização da mulher, controle da sua reprodução e negação do seu direito ao corpo.
Um estudo realizado pela Pesquisa Nacional de Aborto (PNA) em 2010 revela que mais de uma em cada cinco mulheres entre 18 e 39 anos já fizeram um aborto no Brasil, o que me leva a questionar: Quem não fez ou conhece alguém que já fez um aborto?
Embora o aborto inseguro seja a terceira maior causa de mortalidade de mulheres no Brasil, a população pouco conhece desses números e o debate fica centralizado em idéias religiosas e moralistas que muito questionam o direito a vida do feto, mas que desconsideram a condição social da futura mãe, as dificuldades que passa (tanto materiais: em poder fornecer as necessidades básicas, como subjetivas, psicológicas), seus projetos para o futuro; se sofre violência dentro de casa, se sequer desejou uma criança ou esta apenas cumprindo um processo natural obrigatório de cada mulher: ser mãe. Idéias que servem como mecanismos de controle, manutenção e reprodução do machismo e da opressão a mulher em sociedade.
A reprodução feminina é um direito individual de escolha, é o direito de cada mulher decidir se quer ou não ter filhos, quantos quer e em que momento da vida. É ter acesso a informações e métodos que possam lhe dar o controle sobre a maternidade e o direito ao seu corpo sem nenhuma forma de imposição.
Afirmar que com a legalização as mulheres vão abortar de forma irresponsável é tratá-las como seres incapazes de tomar decisões, incapazes de poder pensar sozinhas, precisando sempre do tutelamento de um homem, é ignorar ainda uma realidade: que milhares de mulheres morrem todos os dias vítimas de abortos inseguros. O aborto não é uma decisão tomada levianamente, é uma decisão difícil e brutal (para a própria mulher) que precisa ser respeitada. É uma questão de autonomia feminina e de saúde pública. Além disso, os números mostram que em todos os países onde o aborto foi legalizado não ocorreu um aumento dessa prática, muito pelo contrário, houve uma diminuição, pelo fato do aborto, ao ser considerado questão de saúde pública e não caso de policia, veio acompanhado de uma eficiente política contraceptiva.
É necessário que sejam promovidos debates francos sobre o tema, que tratem de fato da realidade do nosso país, em que de acordo com o Ministério da Saúde, uma mulher morre a cada dois dias em decorrência de aborto inseguro, a maioria jovens, negras e pobres que não tem dinheiro para pagar um “procedimento” numa clínica, e tem que recorrer a remédios que podem causar sérios danos a saúde, ou aos açougueiros que movimentam a indústria clandestina do aborto. O aborto já é legalizado para as mulheres ricas, pois podem pagar por uma cirurgia simples e segura em uma clinica especializada. Já as mulheres pobres têm de se submeter a abortos em condições insalubres, que geralmente resultam em várias complicações, porém pelo fato do aborto ser ilegal, estas não podem procurar socorro médico nas redes publicas, pelo fato de poderem ser presas. Desta forma, a criminalização do aborto no Brasil só tem servido para levar à morte milhares de mulheres pobres, que não precisariam morrer se pudessem fazer tal “procedimento” em condições seguras pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
ENQUANTO ISSO...
Tramitam no Congresso dois projetos de lei que, se aprovados serão um duro ataque aos direitos das mulheres. Um deles é o Estatuto do Nascituro que impedirá a realização de abortos até em casos de estupro, oferecendo pensão alimentícia à criança; e outro é o projeto que defende a obrigatoriedade do cadastramento de gestante no diagnóstico da gravidez, obrigando-a a ter sua vida reprodutiva vigiada

terça-feira, 27 de setembro de 2011


Tucanos criticam divulgação de pesquisa encomendada pelo partido

Gerson Camarotti, O Globo

“Integrantes da bancada do PSDB na Câmara criticaram duramente a divulgação pelo partido de pesquisa encomendada ao cientista político Antonio Lavareda. A pesquisa, revelada pelo GLOBO no sábado, mostra que, se a eleição fosse hoje, Dilma ganharia no primeiro turno.

O ex-líder do PSDB, Jutahy Junior (BA), atacou duramente a estratégia do partido, de divulgar números negativos contra o próprio PSDB.
- O PSDB decidiu fazer divulgação seletiva contra o partido. Quanto pagamos para falar mal da gente? Foi feito um vazamento seletivo para gerar fatos negativos. - disse

Ele criticou ainda a autonomia do contratado para fazer comentários e distribuir partes da pesquisa. O tucano questiona também o fato de pesquisa ter sido usada negativamente pelo ex-ministro José Dirceu. Em seu blog, Dirceu disse que, para os entrevistados, o governo Fernando Henrique Cardoso ganha o primeiro lugar em matéria de tolerância com a corrupção.

Segundo a pesquisa, hoje Dilma teria 59% dos votos válidos, José Serra apenas 25%, e Marina Silva 15%. Na eleição passada, Serra teve 32,6% e Marina 19,3%, o que levou a disputa para o segundo turno.

Jutahy vai cobrar explicações do presidente do partido, o deputado Sérgio Guerra (PE). Já o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), convocou a bancada para falar sobre a pesquisa.”

MENSALÃO DO DEM: Para procuradora, provas do mensalão do DEM não correm risco de serem anuladas

A procuradora responsável por acusar os envolvidos no esquema de corrupção no governo do Distrito Federal (DF), Raquel Dodge, garante que os dois anos de investigação, liderados pelo Ministério Público, não correram em vão. De acordo com Dodge, eles serviram para firmar a convicção que, de fato, havia um esquema de pagamento de propina instalado no DF, conhecido como mensalão do DEM e revelado pela Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. Agora, a procuradora corre contra o tempo para provar como isso ocorreu.

Reforma Política terá ato com presença de Lula e lideranças da sociedade civil

Relator Henrique Fontana (Foto: Site da Liderança do PT)

Evento será na terça-feira da semana que vem, às 14h30, na Câmara dos Deputado

Na terça-feira (4) da próxima semana, a Câmara dos Deputados será palco de um grande ato pela aprovação da reforma política. Segundo o relator da comissão especial que debateu o tema na Casa, deputado Henrique Fontana (PT-RS), já está confirmada a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de vários dirigentes de entidades da sociedade civil. Foram convidadas para o ato representantes da CNBB, OAB, UNE, UBES, centrais sindicais e fundações ligadas a partidos políticos. O evento está marcado para as 14h30, no auditório Nereu Ramos.

"Tempos de Planície" será lançado nesta 4a. feira, em Brasília

Convido a todos para o lançamento do meu livro "Tempos de Planície", na próxima 4a. feira (28.09), às 19h, em Brasília. Nele, vocês encontrarão uma seleção de artigos meus publicados em diversos jornais e revistas nos últimos anos. Procuro, com esta coletânea, contribuir para o debate sobre o nosso Brasil.
Os artigos sintetizam, também, como vejo o PT, o governo federal e as relações que estes estabelecem com a sociedade, ontem e hoje. São, ainda, um manifesto pessoal pela transformação de nossa sociedade, independentemente dos obstáculos que se interponham a essa caminhada. Anotem os detalhes: “Tempos de Planíce”, de José Dirceu, em Brasília
Data: 28.09. – 4ª. feira - Horário: 19h00 - Local: Carpe Diem - Endereço: CLS 104 - Bl D s/n lj 1 Brasília - DF -

domingo, 25 de setembro de 2011

Se a Globo não viu, não existiu

Pesquisa do PSDB: Dilma ganhou 12 milhões de votos e Serra perdeu 8 milhões

A eleição de 2010 já foi encerrada, mas por incrível que pareça, José Serra (PSDB/SP) continua caindo nas pesquisas.

Encomendada pelo próprio PSDB, pesquisa sobre como o eleitor votaria de novo se as eleições de 2010 acontecessem hoje, mostrou que Serra perdeu quase 8 milhões dos votos que teve no 1º turno em 2010. Dilma ganhou 12 milhões de votos. Marina Silva teria perdeu 4,4 milhões de votos do ano passado para cá.

O resultado do 1º turno hoje seria:

Dilma: 59% (teve 47% em 2010)
Serra: 25% (teve 33% em 2010)
Marina: 15% (teve 19% em 2010)

Quem divulgou a pesquisa interna dos tucanos foi o jornalista Ilimar Franco, de "O Globo".

O Deus que cumpre sua Palavra

Deus de Abraão, Isaque e Jaco, Deus das profecias, Deus fiel em toda a sua Palavra.
A profecia de Ezequiel 47 começa a se cumprir, literalmente.
Um amigo recebeu em sua Igreja uma Pastora Americana que trouxe em sua bagagem um video que mostra que no meio do Mar Morto começa a brotar água doce, como se fossem vários poços de água doce e cristalina.

Mesmo sob ataque incessante, Lula permanece nas alturas

Por LEN
O jornal Valor Econômico divulgou nessa semana uma matéria de Cristian Klein sobre uma pesquisa do Instituto Análise sobre as eleições de 2014. Algumas informações devem ter deixado alguns aquários em redações em estado de total desânimo, afinal elas mostram claramente, que apesar de todos os esforços em contrário, o ex-presidente Lula permanece com seu prestígio intacto e que as chances de emplacarem seus aliados nas próximas eleições presidenciais estão cada vez mais escassas.

sábado, 24 de setembro de 2011

Faculdade de Iporá realiza o Dia da Responsabilidade Social


Aconteceu na Faculdade de Iporá (FAI) durante este sábado, 24, entre às 8h00min e 16h00min o Dia da Responsabilidade Social. 
Numa aula prática que durou o dia todo, foi mostrado alguns dos projetos que a iniciativa privada pode promover junto à comunidade como forma de melhorar a própria imagem e elevar suas margens de lucros na conquista de novos clientes.

Segundo Olímpia, o evento é uma realização da Associação Brasileira Mantenedora do Ensino Superior (ABMES) por meio da FAI. E no dia da responsabilidade social são desenvolvidos pela FAI e estudantes projetos juntamente com a comunidade. Dentre os projetos citamos oficinas, tais como, brinquedoteca, lanhouse, pintura no rosto, acunpuntura, massagem, tratamento médico de prevenção, orientações sobre a prevenção da Dengue e sobre confecção de brinquedos pelas próprias crianças. Foram servidos ainda, um almoço e um café.
Dentre os parceiros da FAI neste projeto foram citados, o Ceconj, o Colégio Aplicação, A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação. (João Batista da Silva Oliveira)

POLÍTICA - Pesquisa revela que 31% consideraram o governo FHC o mais corrupto.

Enquanto nos governos do PT a Polícia Federal é acionada para investigar as denúncias de corrupção, na era FHC, a referida polícia foi sucateada e o Procurador Geral da República, Geraldo Brindeiro ficou conhecido como o "engavetador", pois mandava arquivar todas as denúncias de corrupção contra o governo, inclusive aquela da compra de votos que permitiu a reeleição, em benefício próprio do FHC.


Pesquisa: 31% dizem que o governo FHC foi o mais corrupto.



O PSDB encomendou uma pesquisa para saber, a opinião dos eleitores, qual governo foi, ou é, o mais corrupto.Ficou decepcionado com o resultado:(31% disseram que o governo FHC era mais corrupto, contra 21% que viram mais corrupção sob Lula).

Preocupação dos DEMos

SUS exige verba mas mídia vende tributação insuportável, diz Jatene

Em novo livro, diretor do HCOR e ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, diz que tecnologia impôs grandes mudanças à medicina em 40 anos. Frente a custos maiores e novo perfil epidemiológico do país, Sistema Único de Saúde precisa dobrar recursos. 'Esse é o grande problema', diz Jatene em entrevista exclusiva. 'Mídia faz população acreditar que carga tributária é insuportável.'
BRASÍLIA – O diretor geral do Instituto do Coração (HCOR) e ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, lançou nos últimos dias, em dobradinha com o atual ministro, Alexandre Padilha, o livro “40 anos de medicina. O que mudou”. São 200 páginas abrangendo a experiência de metade de uma vida que Jatene, aos 82 anos, sintetiza apontando a tecnologia como principal elemento transformador.
O avanço tecnológico levou à descoberta de novos tratamentos, permitiu diagnósticos melhores, praticamente erradicou doenças. Mas também afetou a relação entre paciente e médico, que se tornou mais impessoal. E encareceu custos na medicina, exigindo cada vez mais investimentos de um Estado que assumiu o compromisso constitucional de dar saúde gratuita para toda a população. 
Deputado Edson Santos defende ampliação do leque de doenças que jamais poderão provocar demissão.

Imagine a situação, você está trabalhando normalmente, quando de repente é acometido por uma doença. Analisando friamente, o patrão jamais poderia lhe mandar embora por você ter contraído tal doença. No entanto, nem sempre isso acontece, e muitos são demitidos por terem ficado doente.
Essa prática pode estar com os dias contados. O deputado Edson Santos (PT-RJ) está com um projeto de lei que pretende ampliar as categorias das doenças que jamais podem provocar a demissão de um funcionário.
“Nós fizemos um projeto estendendo isso, por exemplo, para portadores de leucemia, vítima do alcoolismo, que é uma doença e que por tanto deve ser tratada e a pessoa não ser demitida, não ser desligada do seu ambiente de trabalho, porque isso tem um impacto muito ruim, tanto do ponto de vista das suas relações sociais, como também da sobrevivência da pessoa e daqueles que dependem dela, então o nosso projeto proíbe a demissão e estabelece que a empresa tenha que cuidar para que o cidadão tenha a devida assistência, se recupere e possa se integrar plenamente no ambiente de trabalho”, defende Edson Santos.
Ainda segundo o deputado, a presença da pessoal mesmo com determinada doença, indo ao trabalho normalmente, pode ajudar na recuperação.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O decadente CHICO ANYSIO

Chico Anysio diz (a sério) em rádio que Dilma não podia entrar em 11 países

Por LUIZ CARLOS AZENHA

Durante a última campanha para presidente da república, uma mensagem estava sendo disseminada por correio eletrônico “informando” que a candidata Dilma Rousseff estava impedida de entrar nos Estados Unidos, por ter condenação naquele país. A condenação estaria relacionada ao sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, durante o regime militar, do qual Dilma não participou.

O texto da mensagem, aqui.

Abaixo está o link de uma entrevista com o humorista Chico Anysio que foi ao ar no programa Cultura Geral, de Carolina Braga, na rádio Guarani FM, de Belo Horizonte, no dia 12 de junho de 2010.

O programa está reproduzido aqui.

Para quem quiser ouvir, está na segunda parte da entrevista dele no arquivo que você abre no Link abaixo:

No bloco 4 do programa, aos 6′30″, Chico diz:

“Eu fico meio grilado porque a candidata Dilma, assim como o candidato Gabeira, estão proibidos de entrar nos Estados Unidos e em mais 11 países. Se botar o pé em Miami vai presa e não sei como que um presidente do Brasil pode conviver com essa proibição de entrar em 11 países, América e mais 11 países importantes tipo Alemanha, Inglaterra, França, Itália. Não sei como é que isso será resolvido”.
A radialista diz: “Mas isso são águas passadas”.


“Não… não, americano não perdoa não, ela participou do sequestro do embaixador americano, americano não perdoa, não”, completou o humorista.

Aparentemente, ele falava a sério.

O curioso é que no e-mail não consta lista de países em que Dilma Rousseff estaria proibida de desembarcar, mas Chico Anysio ofereceu sua própria lista (Alemanha, Inglaterra, França, Itália).

Curiosamente, três dias depois que a entrevista foi ao ar a candidata do PT desembarcou… em Paris.

E, voltando para o nosso tempo, NESSA SEMANA ela discursou... na ONU.

CHUPA, Chico Anysio!!!!!

Alimentos sobem menos e ajudam a segurar a inflação, mostra FGV


Agência Brasil - “Pela segunda vez seguida, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), apresentou queda no ritmo de alta, ao passar de 0,69% para 0,58% na terceira prévia do mês. Essa redução reflete decréscimos em dois dos sete grupos pesquisados: alimentação, cuja taxa passou de 1,39% para 0,90%; e educação, leitura e recreação, com 0,15% ante 0,23%. Neste último caso, o resultado teve influência dos ingressos para teatro e outros espetáculos (de 0,86% para 0,34%). Entre os itens alimentícios que contribuíram para frear o avanço de preços estão as frutas (de 10,53% para 6,71%).

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

“Criar Conselho de Saúde é colocar porrete na mão de doido” diz vereador
Para o Vereador Elione, conceder à população a capacidade de controle social em questões referentes à saúde no bairros “Seria colocar porrete na mão de doido”Nesta quinta-feira, 22, o Projeto de autoria do Vereador Valdeci Lima que pretendia criar os Conselhos Locais de Saúde (CLS) foi reprovado pela Câmara Municipal de Iporá. A seguir a justificativa dos vereadores que votaram contra o projeto.
Argumentos dos vereadores contrários aos Conselhos Locais  

Para o Vereador Elione, conceder à população a capacidade de controle social em questões referentes à saúde no bairros “Seria colocar porrete na mão de doido” como afirmou e reafirmou em plenário na manhã desta quarta-feira, 21. E acrescenta que não vê a necessidade de se criar os Conselhos Locais de Saúde sendo que o Conselho Municipal já funciona a contento.

O Vereador Divino Liandro no dia da segunda votação, 21, disse que no dia anterior “tinha dado uma lidinha no projeto” e concordando com os demais vereadores optou por um voto partidário contrário então à criação dos Conselhos Locais de Saúde.
Já o vereador Wesley Barros teme que os conselhos locais tirem a autonomia da Câmara de Vereadores.
O Vereador Devaci Dias justificou seu voto contrário ao projeto, dizendo que foi orientado por uma iluminação divina.

Sobre o voto, Devaci Dias disse que Deus o orientou e ele votou contra o projeto

Dentre os votantes, além do Vereador Valdeci Lima, o único que votou favorável foi vereador Suélio Gomes que foi favorável em todos os momentos à criação dos Conselhos Locais uma vez que, se votasse contra seria incoerente com o seu próprio relatório.

Secretária de Saúde diz que criação dos CLS irá beneficiar a saúde

Há três meses, quando foi apresentado, foi pedida a vista do projeto pelo Vereador Suélio Gomes para uma análise mais detida do mesmo.

Para que esclarecesse e pudesse emitir uma opinião mais técnica sobre o assunto foi solicitada na Câmara Municipal, a presença de Lucélia Borges de Abreu Ferreira - Secretária de Saúde de Iporá, Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (COSEMS) e, Fiscal de Vigilância Municipal de Goiânia Goiás. A Secretaria não apenas esclareceu, mas também aprovou e apontou melhoramentos no projeto original sobre a criação dos conselhos locais.
Tal como está escrito no relatório do Vereador Suélio Gomes, Lucélia Ferreira disse que a criação dos conselhos irá beneficiar e muito na mobilização, promoção de saúde e, principalmente na identificação das necessidades locais da população. Buscará novas alternativas para solucionar os problemas detectados nos territórios das Unidades Básicas de Saúde.  
No entanto, alertou que estes conselhos deveriam estar submetidos ao Conselho Municipal de Saúde. E neste sentido, a Secretária propôs correções no projeto original do vereador o qual se transformou em emendas devidamente aprovadas.
Desta forma, o Vereador Suélio Gomes termina o relatório afirmando que na reunião entre vereadores e Lucélia Ferreira ficou claro a necessidade de se criar os Conselhos Locais. E terminou o projeto favorável à criação dos mesmos.

Entenda o que são Conselhos Locais de Saúde


Seria a criação de um conselho de saúde para cada unidade da família (posto de saúde e região). Portanto, existiriam 8 conselhos locais em todo Município.

Cada conselho seria composto por no mínimo 8 titulares e 8 suplentes. Sendo 50% dos membros representados pelos usuários, 25% por trabalhadores da saúde e 25% representantes do governo.
Os conselhos locais, subordinados ao Conselho Municipal deveriam fiscalizar, debater e decidir questões referentes ao funcionamento das unidades de saúde, agendamento de consultas. Ficando a fiscalização e as decisões de gestão a cargo da população.
A criação do projeto pelo Vereador Valdeci Lima partiu de uma visita às 8 unidades de saúde do Município de Iporá com o objetivo de avaliar o funcionamento destas e ouvir funcionários e usuários. Dentre as propostas debatidas pelos mesmos para solucionar os problemas detectados foi apresentada a proposta de criação dos Conselhos Locais de Saúde. (João Batista da Silva Oliveira)

Atentados aos Direitos Humanos

Condenamos e repudiamos o uso da pena capital por qualquer país.

Por Brizola Neto


Nas últimas 24 horas, foram executadas três pessoas, por sentença judicial
Uma no Irã: um jovem de 17 anos condenado por homicídio . Outra na China: um paquistanês condenado por tráfico de drogas.
Ambos os países merecem, por conta destas execuções, condenações internacionais por atentarem contra os direitos humanos.
A terceira pessoa foi executada nos Estados Unidos.
Troy Davis, um homem negro de 42 anos,  foi condenado à morte em 1991 pelo homicídio do policial Mark Allen Macphail em Savannah, no estado da Geórgia. Sete das nove testemunhas-chave  do julgamento de Davis retiraram ou alteraram o seu testemunho, algumas alegando coerção policial.
As dúvidas fizeram um milhão de americanos, entre eles o ex-presidente Jimmy Carter, e o próprio Papa Bento XVI pedirem a suspensão da excução. Inutilmente: Davis foi executado esta madrugada.
Direitos humanos e valores da civilização, para que se exija seu respeito universal, devem ser, também, universais.
Não podem valer só “contra” os países que destoam do coro ocidental e não valer contra o mais poderoso deles. E ainda mais quando este se arroga o direito de “polícia do mundo” a pretexto de defendê-los.

Os tucanos descobriram o fogo de novo. Agora vão inventar a roda

O PSDB encomendou uma pesquisa apresentada nesta 3ª feira (ontem) a sua caciquia - à Executiva Nacional - para descobrir o óbvio: os tucanos são um partido da elite, distante do povo, sem programa e propostas, rumo ou algo que se assemelhe para o Brasil de hoje.
Vivem presos a uma única bandeira, a negação dos avanços que o país conquistou nos últimos nove anos. O levantamento de opinião pública que encomendaram comprova que são apegados a um discurso moralista, sempre apoiado pela maior parte da mídia conservadoríssima - um discurso que não se sustenta nem em seus próprios governos.
A pesquisa aponta, ainda, conforme sua divulgação em detalhes feita pela Vera Magalhães em seu blog na Folha de S.Paulo, que o partido perdeu a guerra de comunicação com o PT e precisa reforçar essa área para voltar a ter alguma chance de governar. Sinto, mas não é só por aí...

O mundo nunca mais será o mesmo depois de Dilma

Pela primeira vez, na história das Nações Unidas, uma voz feminina inaugura o Debate Geral. É a voz da democracia e da igualdade se ampliando nesta tribuna que tem o compromisso de ser a mais representativa do mundo.
É com humildade pessoal, mas com justificado orgulho de mulher, que vivo este momento histórico.
Divido esta emoção com mais da metade dos seres humanos deste Planeta, que, como eu, nasceram mulher, e que, com tenacidade, estão ocupando o lugar que merecem no mundo. Tenho certeza, senhoras e senhores, de que este será o século das mulheres.

Vale envolvida em corrupção tucana no governo Aécio: grilagem de terras públicas com jazidas de ferro

O governador Anastasia e o ex-presidente da Vale Roger Agnelli, em recente convênio.
A mineradora, através de suas subsidiárias e controladores financiaram a campanha tucana de Minas, em 2010, com pelo menos R$ 7,25 milhões
Na terça-feira (20), a Polícia Federal de Montes Claros (MG) desbaratou uma organização criminosa que atuava há anos na grilagem de terras públicas do governo de Minas Gerais com jazidas de ferro.
O esquema era uma espécie PPP (Parceria Público-Privada) da corrupção:
1) Servidores da órgão estadual do governo de Minas responsável pela reforma agrária, o ITER/MG (Instituto de Terras de Minas Gerais) transferiam a posse das terras do estado para “laranjas”, que jamais tinham sido proprietários ou possuidores de terras na região;
2) A seguir, numa outra operação fraudulenta, o "laranja" vendia a terra a um intermediário, tal como um corretor de imóvel rural;
3) O intermediário fechava o ciclo do esquema, revendendo a terra para grandes mineradoras;

Segundo a Polícia Federal, para fazer a fraude da grilagem, os criminosos cometeram os delitos de:
- falsificação de documentos públicos e particulares;
- falsidade ideológica;
- corrupção ativa e passiva;
- formação de quadrilha
- e lavagem de dinheiro.

O principal alvo dos criminosos eram vastas extensões de terras públicas no extremo-norte do Estado de Minas Gerais (principalmente nos municípios de Rio Pardo de Minas e Indaiabira), onda há jazidas, recentemente descobertas, estimada em 10 bilhões de toneladas.

A operação atingiu várias cidades, com diligências policiais em Belo Horizonte, Oliveira e Divinópolis, em Rio Pardo de Minas, Salinas, Serranópolis de Minas, Taiobeiras, Janaúba, Curvelo.

Sequestro de R$ 41 milhões pagos pela Vale

Segundo documento do Ministério Público (MP), “em apenas um dos casos sob investigação, a Vale S/A comprou – efetuando pagamento único e em espécie – vasta extensão de terras subtraídas criminosamente do Estado de Minas Gerais pelo espantoso valor de R$ 41 milhões”.

A operação financeira foi detectada pelo COAF em 28 de agosto, segundo o MP.

A Justiça determinou o sequestro deste dinheiro.

Dois prefeitos do DEM suspeitos de integrarem o esquema criminoso

O Ministério Público pediu o afastamento dos prefeitos de Indaiabira, Marcus Penalva Costa (DEM) e de Vargem Grande do Rio Pardo, Virgílio Penalva Costa (DEM). Ambos são suspeitos de integrarem o esquema.

Corrupção tucana no alto escalão

Com a operação atingindo em cheio o ITER/MG, o governo tucano de Antonio Anastasia afastou ontem o secretário de Regulação Fundiária, Manoel Costa.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Recursos para a compra de trator para a Comunidade Jacinópolis foram depositados
Foi liberada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), nesta sexta-feira, 16, algumas emendas parlamentares do Deputado Federal Rubens Otoni.
Dentre as quatro emendas, se encontra uma no valor de R$ 97.500,00 para a cidade de Iporá. Recurso que já se encontra depositado na conta da Caixa Econômica Federal (CEF) e disponível para a aquisição de um trator para a Comunidade do Jacinópolis.
A emenda solicitada ao deputado por meio da ação do Vereador Valdeci Lima foi anunciada há alguns meses e tratava-se de recurso que estava sendo esperado pela Comunidade do Jacinópolis.

(João Batista da Silva Oliveira)