Muladeiros de diversos estados estão apreciando a festa em Iporá |
Um clima ruralista está no ar. É o 5º Encontro Nacional dos Muladeiros. Desde a noite desta quinta-feira, 26, a festa teve início. Primeiro foi a escolha da linda Tainara como rainha. Ela reina no evento que só termina no domingo, 29.
Requisito básico: gostar de mulas e das tradições
A cidade recebeu muitos muladeiros de diversos estados. E ser muladeiro é gostar de mulas, de animais, das tradições, do ruralismo, enfim, de coisas do passado que nem sempre possuem espaço na sociedade moderna.
E muitos gostam de mulas e burros. Isso está no subconsciente de pessoas que vêem do berço rural. Não está longe o tempo em que a mula e o burro cumpriam um papel importante na vida das pessoas. Daí vem uma estima especial por este animal.
Muladeiro é aquele que associa ao seu apego aos animais também o gosto pela moda de viola, pela queima do alho que significa a comida feita sob tendas (antes, nas beiras das estradas). Tudo isso faz o cenário da Festa de Muladeiros que Iporá sedia e chama a atenção de muitas partes do país.
A imprensa da capital acompanha o evento
Estão em Iporá acompanhando o evento órgãos de imprensa da capital do Estado. São canais de televisão e jornais. A Festa de Muladeiros em Iporá, em todos os ano, sempre tem lugar garantido na mídia, até mesmo nacional. No ano passado o repórter José Amilton, do Globo Rural (Rede Globo) cobriu o evento. Ele ficou em Iporá 3 dias, cavalgou, olhou tudo de perto e fez bela reportagem que o Brasil viu.
Grande desfile mostra a força do evento
Na tarde desta sexta-feira, 27, um grande desfile com centenas de muares percorreu algumas ruas de Iporá, despertando a população local para o evento. Via-se nas ruas uma grande satisfação de pessoas de todas as idades, sobre mulas e burros...
Programação desta sexta-feira:
11h – Desfile Tradicional pela cidade (saída com a Benção do Padre)
17h – Team Roping (Pista 2)
18h- Seletiva da Prova Amazonas
18h40 – Seletiva da Prova Infantil
19h30 – Prova do Patrão Aberta
21h – Abertura Oficial do evento
22h30 – Seletiva da Prova Diagonal
23h – Shows (Danilo & Arthur)
28/01 (Sábado)
Provas de Rédia
Queima do Alho
Provas Funcionais
Provas de Marcha
17h - Leilão (Didi e Convidados)
Provas Funcionais
Show
29/01 (Domingo)
Finais das Provas
Show
A Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano – AMOG mostra-se satisfeita com esta 5º edição do Encontro dos Muladeiros. O evento está de cara nova mas mantendo todas as atrações que agradam o público. O 5º Encontro Nacional de Muladeiros é tido como o maior evento do gênero no país.
O Parque de Exposições Arthur da Costa Barros em Iporá sedia o evento. O local está com boa estrutura para acomodar os visitantes. Relata a direção da Amog que a Prefeitura de Iporá muito contribuiu para o zelo para com o parque, transporte de rações e outras formas de apoio.
Os organizadores esperam 10 mil pessoas para o evento. São competições, leilões, shows, exposições, além da tradicional Queima do Alho.
“É com muito orgulho que dizemos que todas as entidades estão unidas para a efetivação do 5º Encontro”, afirma o presidente da AMOG, Waldijan Alves Terêncio.
Todos os dias há atividades voltadas às comitivas e público em geral, além de exposição de equipamentos, vestuário, veículos, entre outros. O leilão de muares acontecerá neste sábado, 28, a partir das17h e vai contar com 30 lotes de animais jovens e adultos, todos de elite e será coordenado por Didi de Itumbiara e convidados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário