quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Foi lançada a Campanha da Fraternidade da Saúde Pública

Padre Melquíades falou sobre a Campanha da Fraternidade e a necessidade de compromisso
 
Aconteceu nesta quarta-feira de cinzas, 22, na Igreja Nossa Senhora do Rosário e em outras comunidades, a abertura da 49ª Campanha da Fraternidade (CF) com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, com o lema baseado em Eclesiástico 38-8 “Que a saúde se difunda sobre a terra”.
 
Padre Melquíades, depois da leitura de Mateus 6,1-6 e 16-18, onde Jesus exorta sobre a maneira correta de efetuar esmolas, falou sobre a Campanha da Fraternidade e que a Igreja Católica convida a refletir sobre a questão da saúde frente a confusão que ocorre, quando há excessos de filas nos hospitais e desvios de verbas.
 
Sempre à luz do evangelho, o Padre Melquíades convocou a todos para terem compromisso com a saúde, como um reflexo do compromisso cristão entre quatro paredes. 
 
O trabalho será organizado de maneira que cada comunidade criará vários grupos de discussão, onde tratarão sobre o tema e a partir daí é possível que surjam propostas e medidas para que se melhore a saúde pública.
 
Campanha da Fraternidade 2012
 
 
A Campanha que vem sendo desenvolvida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde o ano de 1964, nesta quaresma e neste ano tem como objetivo geral refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde. 
 
Dentre outros objetivos específicos, pretende disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prá¬tica de hábitos de vida saudável; sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o supri¬mento de suas necessidades e a integração na comunidade; difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socio¬culturais de nossa sociedade; despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento. E ainda, qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.
 
Oração da Campanha da Fraternidade
 
Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra. 
Amém. (João Batista da Silva Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário