quinta-feira, 22 de março de 2012

Grevistas e Vereadores se reúnem para esclarecer mal entendido
 
Professores da rede estadual de ensino da cidade de Iporá se reuniram nesta manhã de quinta-feira, 22, no plenário na Câmara Municipal de Iporá para ouvir esclarecimentos sobre o ofício 79/2012, de 16 março, emitido pelo Vereador Devaci Dias e encaminhado  ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (SINTEGO). 
 
No entanto, o Vereador Devaci Dias foi representado pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Duílio Siqueira, justificando sua ausência em última hora devido a uma reunião na AGETOP, em Goiânia. 
 
A reunião se deve ao fato de no ofício 79/2012, encaminhado ao SINTEGO, o Presidente da Câmara salientar o descontentamento com a categoria dos profissionais da Educação do movimento de greve por estarem propagando que a Câmara não estaria contribuindo com o mesmo. E disse isto, relatando as moções de apoio e de repúdio apresentadas. A primeira, aprovada e encaminhada e a segunda apresentada na Câmara e que deverá ser encaminhada ao Governador Marconi Perillo e ao Secretario da Educação, Thiago Peixoto, depois de votada.
 
O Vereador Duílio Siqueira, em sua defesa se justificou dizendo que havia assinado a moção de apoio e não havia assinado a moção de repúdio por questões partidárias. Por tratar-se de uma questão complexa, ter que assinar uma moção de repúdio contra alguém do próprio partido. 
 
O Vereador Elione Alves, entre compromissos com dentistas e reformas em sua casa, manifestou apoio aos grevistas e apresentou algumas dicas, dentre elas, de irem cobrar do representante do Governo em Iporá, que é Naçoitan Leite e que ainda não se pronunciou a respeito da greve. 
 
Da mesma forma que o Vereador Valdeci Lima, os vereadores Suélio Gomes e Wesley Barros manifestaram apoio aos grevistas. No entanto, os dois últimos exaltados disseram que vão pedir à Mesa Diretora o afastamento do Vereador Devaci Dias do cargo da presidência, alegando incompetência para administrar a Câmara Municipal.   
 
O que se concluiu e esclareceu na reunião foi que a opinião expressa pelo Presidente da Câmara no referido ofício, não expressa a opinião dos demais vereadores, uma vez que alguns dos vereadores, por exemplo, o Vereador Elione Alves, negam o conhecimento de tal ofício antes de seu envio.
 
O Vereador Didi Coutinho e Eurides Laurindo justificou sua ausência na reunião e o Vereador Divino Leandro não compareceu. 
 
Serão encaminhados ofícios ao Presidente da Assembléia Legislativa e a Secretaria da Educação, solicitando  que seja normalizada a situação da educação no Estado de Goiás.
 
Ofício 79/2012 encaminhado ao SINTEGO
 
 
(João Batista da Silva Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário