quinta-feira, 29 de março de 2012

Mobilização

Solange Castro (foto), diretora da Agrotec (Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Agricultores), com apoio da Prefeitura de Diorama e da AMMA (Associação de Municípios do Médio Araguaia) mobiliza para mais um passo na produção e uso dos medicamentos fitoterápicos produzidos em Diorama.

Os prefeitos da região estão sendo mobilizados para a realização do Seminário Regional com o tema ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE FITOTERÁPICOS E ESTRATEGIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS E FITORERÁPICOS. O Seminário será realizado na sede da Agrotec, em Diorama, no dia 10 de abril.


Sobre o evento


SEMINÁRIO: ORGANIZAÇÃO DE ARRANJO PRODUTIVO DE FITOTERÁPICOS NA REGIÃO DO OESTE DE GOIÁS/VALE DO ARAGUAIA – INICIATIVA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS NA REGIÃO
DIORAMA/GO


Objetivo: Apresentar proposta de articulação intergestores da região do Médio Araguaia do estado de Goiás (oeste goiano) em apoio ao Arranjo Produtivo Local de Fitoterápicos (APL-FITOTERÁPICOS). Este Arranjo Produtivo visa a retomada da produção de fitoterápicos no Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Agricultores – AGROTEC, situada no município de Diorama. A produção de fitoterápicos será destinada, inicialmente, ao atendimento da demanda do sistema público de saúde dos municípios de Diorama, Aragarças, Montes Claros de Goiás, Piranhas, Arenópolis, Iporá, Palestina e Jussara, com os quais já se manteve um sistema de disponibilização de fitoterápicos na rede do SUS, por um período de 02 anos. O Seminário foi proposto em uma reunião prévia entre os prefeitos de Diorama, Palestina, Iporá e Montes Claros de Goiás, como iniciativa para fortalecer o APL-FITOTERÁPICOS e como estratégia para implementação do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na região.

Realização: Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Agricultores (AGROTEC); Prefeitura Municipal de Diorama; Arranjo Produtivo do Cerrado (APL-Cerrado).

Participação: Prefeitura Municipal de Diorama; Secretaria Municipal de Saúde de Diorama; Associação dos Municípios do Médio Araguaia; Prefeitura Municipal de Iporá; Prefeitura Municipal de Palestina de Goiás; Prefeitura Municipal de Arenópolis; Prefeitura Municipal de Jussara; Prefeitura Municipal de Montes Claros de Goiás; Prefeitura Municipal de Aragarças; Prefeitura Municipal de Piranhas; Prefeitura Municipal de São Luis de Montes Belos; AGROTEC; Associação dos Municípios do Médio Araguaia (MMA); A Casa Verde Cultura e Meio Ambiente (APL –Cerrado); Universidade Estadual de Goiás (UEG - São Luis de Montes Belos e de Iporá); Instituto Federal Goiano, de Iporá; Coordenação de Fitoterápicos e Dinamizados (COFID) – ANVISA; Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/MS); Fundação Oswaldo Cruz; EMBRAPA; Secretaria de Saúde de Goiás, Secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Diorama; Associação  de Produtores de Mel Terra Viva; Cooperativa Centro de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares; Central do Cerrado.

Local: Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Agricultores – AGROTEC: Antiga estrada para Arenópolis, Km 03 – Zona Rural, Diorama – GO.

Data: 10 de abril de 2012.

PROGRAMAÇÃO

8:00  horas da manhã: abertura, café da manhã, identificação.
9:00  horas: Arranjo Produtivo de Fitoterápicos  - iniciativa da AGROTEC para desenvolvimento socioambiental do Vale do Araguaia através da  cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos.
Palestrantes: Solange dos Santos Castro/Lourdes Laureano – AGROTEC/DIORAMA
10:00:  Experiência e novas perspectivas de pactuação intergestores regionais para aquisição de fitoterápicos para o sistema público de saúde – SUS.
Palestrante: Edson Ferreira – Prefeito do Município de Diorama – GO.
11:30 horas:  Agência Goiana de Desenvolvimento Regional – ações  para o fortalecimento do Arranjo Produtivo de Fitoterápicos na região do Oeste goiano/Vale do Araguaia.
 Palestrante:  José Santana Filho – Gerência de Programa de Desenvolvimento do Oeste – AGDR – GO.
12:00 horas: almoço
14:00 horas: Apresentação do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos: Estratégias de implementação nos municípios no contexto do Arranjo Produtivo da Saúde.
Palestrante: Kátia Torres – Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde.
15:00 horas: Perspectivas de inserção de plantas medicinais e fitoterápicos no SUS – aspectos regulatórios da ANVISA.
Palestrante: Ana Cecília Bezerra – Coordenação de Fitoterápicos e Dinamizados – COFID – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
16:00 horas: Encerramento com lanche reforçado.

OBS.: Para viabilizar a  realização do Seminário, a coordenação local do evento sugere aos participantes arcarem com o custo de transporte até Diorama; e eventual hospedagem em caso de pernoite.
 As prefeituras regionais irão contribuir com as despesas de alimentação.


CONTATO: AGROTEC: phytobrasil@hotmail.com ; (64) 8121 7039; (62) 9981 5751

Solange Castro, diretora da Agrotec, esforça para que fitoterápicos sejam usados na rede pública de saúde  "Fonte;Oeste Goiano"

Nenhum comentário:

Postar um comentário