SINTRAF já está atuante na cidade de Iporá e região
- Escrito por João Batista
Depois de publicar o edital, foi realizada a fundação e eleição da diretoria do sindicato no último dia 14, no Centro Comunitário Padre Viro, na Vila Itajubá. Sendo que foram eleitos como Presidente ou Coordenadora Geral, Vânia Peres Borges. Alberany no cargo de Secretário Geral de Informação; Everaldo Bueno de Morais como Secretário de Finanças; Valdivino Dias de Oliveira (Careca), Secretário de Desenvolvimento Local e Produção; José Veríssimo como Secretário de Políticas Agrárias e Meio Ambiente; Para a Comissão de Jovens e Política Públicas foi eleita Laudiana Batista e para a Comissão de Gênero e Políticas Sociais, Laídes.
Em entrevista com Vânia Peres, na sede do sindicato, esta nos informou que o SINTRAF já está atuante, realizando filiações e que se baseia no estatuto com votação devidamente publicada por meio de edital e aprovada pela comunidade.
Foco do SINTRAF
Vânia Peres informou que o foco do SINTRAF recai sobre as mulheres e
jovens. Vânia relata que outrora os créditos concedidos a agricultura
familiar eram feitos em nome do homem, chefe-de-família e que era muito
comum que este, na posse dos recursos, extraviasse os mesmos em outras
atividades e não aplicasse para o fim a que devia. Desta forma, além da
esposa ficar no campo e endividada, os recursos não cumpriam seu
objetivo social. Nesta situação, os recursos agora vêem em nome da
mulher para evitar que algo similar ocorra. Prática que vem se
disseminando em todo mundo.Vânia Peres disse que este tratamento serve também para quebrar tabus em relação a capacidade administrativa da mulher. E cita a si mesma como exemplo, como uma mulher entusiasta da agricultura familiar que tal como outras participa de todas as atividades que envolvem o campo, desde a agricultura, a pecuária, a avicultura e outras.
Disse que uma das metas do SITRAF consiste em implantar na região o Pronaf Mulher e o Pronaf Jovem. A intenção consiste em fixar no campo os agricultores familiares. Neste sentido, ao defender a agricultura familiar, que é característica na região de Iporá, o SINTRAF se norteia em conseguir para o campo benefícios que dispõe a cidade, seja relacionados a educação, lazer, saúde ou serviços. Vânia Peres cita que hoje a vida no campo está facilitada. Dentre estes facilitadores cita a energia elétrica, a TV, o telefone e a internet frente os baixos salários praticados na zona urbana e a demanda por parte da população de um estilo de vida mais saudável.
Disse que a criação do sindicato não foi para criar impacto ou fazer concorrência frente a outros sindicatos da região, mas visa unir. E se diferencia pela sua abordagem, ou seja, trata-se de um sindicato destinado àqueles que são agricultores familiares ou àqueles que pretendem adquirir sua pequena propriedade. (João Batista da Silva Oliveira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário