quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Em defesa da CPMF para a saúde


Ponderação, preocupação social e dedo na ferida do preconceito da elite branca.
Por Marco Antonio L.
Publicado no blog doNassif,
Gostaria de saber se algum desses reclamantes, fez alguma conta de somar para saber, na ponta do lápis, quanto dispendeu desse valor, em um ano? Será que durante o recolhimento de toda a CPMF, no ano inteiro, esse valor seria o equivalente a um tanque de gasolina, um almoço com a família em uma churrascaria, uma compra de uma roupa/sapato/perfume/joias na boutique do shopping tal?
Verifiquem quanto custou esse imposto cobrado. Para muitos dessa classe média para cima,  possuem um plano de saúde particular. Não precisam e não utilizam da saúde pública do Brasil. Mas reclamam quando estão ajudando a maior parte da população brasileira. E o pior é que as classes A e B e o empresariado reclamam também. E, como o Presidente Lula disse, é o imposto mais barato do mundo. E,não se importam de pagar todos os outros impostos, muito mais caros, quando se compra um carro novo, zero quilômetro, um novo computador para substituir um outro que tem somente 1 ano de uso, um roupinha de 300 pilas, um novo celular de 1.000 reais. De inúmeras viagens de turismo para o Brasil e para o exterior.
Não reclamam, nem um segundo se quer, que estão pagando 30% a 40% de impostos(ou mais). E, não reclamam que estão dividindo esses valores para a riqueza pessoal dos fabricantes e donos de loja. Hipocrisia, preconceito, egoísmo. É o mundo de hoje.  Por apenas 0,38% de imposto. O sentimento mesquinhez predomina. Esse mínimo valor que pagamos, é destinado a salvar vidas. Não é destinado ao supérfluo. 0,38% de imposto para salvar vidas. Chega e ser muito triste. Apenas 0,38% de imposto para salvar vidas. Lamentável.

Ronaldo Caiado: limpando a merda do DEM com o papel higiênico dos outros


Ronaldo Caiado (DEM)

Ronaldo Caiado (DEM-GO) é este sujeito arrogante, preconceituoso, truculento. Não se trata de dar ares de análise psicológica do que vai na cabeça dessa criatura, mas não se pode deixar de perceber um comportamento estranho nesse parlamentar, quando ele abre a boca para falar o que acha que deve falar. Médico e um dos líderes da União Democrática Ruralista (Democracia apenas para a corja associada a esta agremiação: grandes pecuaristas, grileiros e assassinos de pobres agricultores), essa criatura gosta de debochar e transferir responsabilidades como fazem os covardes. Essa criatura cobra do governo LULA tudo o que o partido dele nunca fez e nunca se interessou em fazer pelo país, apesar de ter navegado pelo poder desde a ditadura militar (Arena, PSD, PFL são a origem, senão a simbiose do próprio DEM).
Agora, com a crise ética por que passa o seu partido, tantas vezes invocando uma ética de mentirinha, Caiado tenta limpar a merda do DEM com o papel higiênico dos outros. Além de tentar melar todos os que estão em volta, nessa seara política, ainda se mostra traiçoeiro e covarde ao atingir sem pudor um, até então, seus próprios colegas de partido.(fonte:blog terra brasilis)

Camila Vallejo defende aproximação com movimento estudantil brasileiro

A líder estudantil chilena Camila Vallejo afirmou nesta quarta-feira (31), em Brasília, que veio ao Brasil para conhecer a experiência do movimento estudantil brasileiro. Em discurso em frente ao Banco Central, ela defendeu que a relação dos estudantes com a sociedade está mais avançada no Brasil e que a realidade local serve de lição para o Chile. “No Brasil, o movimento se articulou com a sociedade e o governo ao longo da história e teve conquistas, ainda que pequenas. No Chile, vivemos há anos um descontentamento muito grande e só agora conseguimos uma aproximação com a sociedade”, comparou.

Começou o concurso de música do I FESTARCI do IF Goiano
Aconteceu nesta terça-feira, 30, no IF Goiano, a primeira eliminatória do concurso de música do I FESTARCI.
Participaram 19 artistas nos gêneros Internacional, Sertanejo e Gospel. Já nesta quarta, 31, acontece a semifinal e está prevista para amanhã, 01, às 20:00 h a final, quando acontecerá também a premiação.
A seguir alguns dos artistas que se destacaram nesta terça-feira:

Thaís Kauaria. “Sou humano” de Bruna Carla
Vinicius Barros, “Confio em ti” de David Sacer
Mateus Alencar, “Viva La vida” de Coldplay
Valdirene, “Ressuscita-me” de Aline Barros


(João Batista da Silva Oliveira)
 

CHARGE DO BESSINHA

Governo vai lançar o Plano Nacional de Educação Médica

Com o objetivo de ampliar a oferta de profissionais médicos no interior do país, a presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta terça-feira (30/8), que determinou aos ministérios da Educação e da Saúde a criação de um Plano Nacional de Educação Médica. Com o plano, o governo espera aumentar em 4,5 mil o número de médicos que se formam por ano e, ao mesmo tempo, interiorizar o curso de Medicina. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma durante aula inaugural do curso de Medicina do campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco.
“Neste plano está incluída também a interiorização da residência médica para assegurar que os estudantes destas regiões tenham uma residência de extrema qualidade. Esse processo é um processo em que nós não vamos medir esforços na garantia de qualidade, sobretudo no processo de residência médica, e focando num grave problema que nos aflige, que é a formação de médicos”.
http://blog.planalto.gov.br/

Grupo que busca desaparecidos do Araguaia encontra nova ossada

LARISSA GUIMARÃES - DE BRASÍLIA - O grupo criado pelo governo para procurar desaparecidos da Guerrilha do Araguaia encontrou nesta semana uma nova ossada. Os restos mortais foram recolhidos para análise nas proximidades do cemitério de Xambioá, em Tocantins. O grupo de trabalho está em sua segunda expedição na região desde domingo (28) e os trabalhos seguirão até 7 de setembro.
TV Folha: Médico falava sobre injeções no Araguaia, diz ex-combatente
Relatos de moradores indicam que integrantes da guerrilha foram enterrados ali após serem mortos pelo regime militar, na década de 1970. Oficialmente, o governo não se manifestou sobre o assunto. A Folha apurou que o objetivo é só falar sobre o possível achado caso ele seja confirmado por exames de DNA e testes adicionais.

O que Veja fez não é jornalismo sério, é bandalheira

Walter Pinheiro: “O que Veja fez não é jornalismo sério, é bandalheira”
Por Conceição Lemes, jornalista, no Viomundo
A “denúncia” da Veja desse final de semana continua dando o que falar.
Entre os vários personagens citados estão Walter Pinheiro, Delcídio Amaral e Lindbergh Farias, senadores do PT, respectivamente, por Bahia, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
Os três tiveram “direito” a uma das fotos tiradas de algum ponto próximo ao apartamento em que o ex-ministro José Dirceu se hospeda no Hotel Naoum, em Brasília.
Marco Maia anuncia acordo de líderes para votação da emenda da saúde

Segundo o presidente da Câmara, emeda 29 será votada no final de setembro


O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS) reafirmou nesta terça-feira (30) que a proposta de regulamentação da emenda 29 da saúde (PLP 306/08) deverá ser colocada em votação no plenário da Câmara no dia 28 de setembro. Após reunião com os líderes partidários, Marco Maia anunciou que as bancadas concordaram em manter o cronograma proposto e que prevê a votação da emenda da saúde no próximo dia 28. “Esse é o acordo de procedimento firmado por todos os líderes partidários na Casa”, disse o presidente Marco Maia.
O líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), defendeu a ampliação do debate sobre o tema para a elaboração de um novo texto sobre a regulamentação da emenda 29 para ir à votação. “Para universalizar e melhorar a saúde, é preciso financiamento especial. Precisamos ter criatividade para discutir uma forma, sem onerar a sociedade”, disse.
Prioritárias
Os líderes partidários também definiram que nesta quarta-feira (31) serão colocadas em votação, em sessão extraordinária, duas propostas consideradas prioritárias: o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Supersimples. Os dois projetos são defendidos pela bancada do Partido dos Trabalhadores.
O presidente da Câmara definiu ainda que nas próximas segunda (5) e terça-feira (6) haverá sessões extraordinárias. A decisão, de acordo com ele, é em função do feriado de 7 de setembro, na quarta-feira.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Cavalo de Troia de FHC

Cuidado presidenta Dilma Rousseff. FHC, o entreguista, arma um golpe de mestre contra seu Governo. Esse apoio as medidas de combate a corrupção é um verdeiro presente de grego.
Segundo o jornalista Kennedy Alencar, FHC parece que está empolgado com a alardeada operação “faxina” da presidenta Dilma Rousseff. “Nas conversas reservadas com dirigentes do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem defendido que o partido dê apoio à presidente Dilma Rousseff no combate à corrupção”, informa o repórter na Folha online de hoje.
Ainda segundo seu relato, “o ex-presidente conversou sobre o assunto com os governadores Geraldo Alckmin (SP) e Antonio Anastasia (MG). A recomendação foi transmitida ao senador mineiro Aécio Neves, hoje o primeiro da fila tucana para disputar o Palácio do Planalto em 2014. A presença de FHC no encontro de Dilma com governadores do Sudeste, na quinta (18/08), em São Paulo, foi calculada para se transformar num gesto de apoio à presidente”. Enviado Silveira Lacerda - E-mail: telettypo.net@gmail.com

Cid Gomes envergonha a categoria dos caras-de-pau

Cid Gomes respondendo aos professores do Estado do Ceará:
"Quem está atrás de riqueza, de dinheiro, deve procurar outro setor e não a vida pública"
Último Segundo: O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), mandou um recado nesta segunda-feira (29) para os professores da rede estadual de ensino em greve há 24 dias - eles querem aumento de salário. Para ele, quem desenvolve atividade pública deve colocar o amor pelo que faz na frente do retorno financeiro. “Quem entra em atividade pública deve entrar por amor, não por dinheiro”, disse o governador.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O sentido politico da “faxina” de Dilma


Ao agir de modo aberto contra corrupção, presidente pode deixar direita sem discurso. Mas até onde ela levará sua ofensiva?
Por Felipe Amin Filomeno*, colaborador de Outras Palavras e editor de blog pessoal

O que a “faxina” que a presidente Dilma Rousseff está realizando nos ministérios tem a dizer sobre a conjuntura social do Brasil contemporâneo? Num sentido amplo, é um fenômeno político implicado na trajetória de crescimento econômico com equidade social promovida desde 2003 pelas administrações do PT. Ao longo desta trajetória, as forças sociais conservadoras foram esvaziadas de um discurso crítico sobre política econômica e social, tendo que concentrar seus esforços em ataques à corrupção. Por outro lado, à medida em que a democracia se fortalece e problemas sócio-econômicos são minimizados, segmentos politicamente conscientes da sociedade tendem a apresentar novas demandas ao Estado, tal como o combate à corrupção.
A novidade de Dilma pode ser a passagem de uma estratégia defensiva para outra de ataque, capaz de enfraquecer ainda mais as forças conservadoras. A “social democracia globalizada” de Lula trouxe aumento da massa salarial e do nível de emprego, redução das desigualdades e incorporação de milhares de brasileiros à classe média. Como estratégia politicamente moderada de desenvolvimento, envolveu  a criação de uma ampla coalizão de centro-esquerda, tendo PT e PMDB como componentes principais. Para os intelectuais de esquerda e movimentos sociais mais radicais, a agenda meramente reformista de Lula foi uma decepção. O que estes talvez não tenham percebido é que foi justamente a “moderação” de Lula uma das principais causas de uma grande vitória da esquerda brasileira: a anulação do Democratas, principal representação partidária do neoliberalismo no país. O reformismo de centro-esquerda de Lula atraiu a classe média, trouxe benefícios aos pobres e, num momento de prosperidade, deixou a oposição sem um discurso que veiculasse um projeto alternativo ao país.
Na falta de uma estratégia focada em políticas econômicas e sociais, à oposição restou o ataque à corrupção. Isto não foi fácil. Em primeiro lugar, era preciso convencer a sociedade de que a corrupção era um traço distinto da administração do PT, ao invés de uma prática arraigada no Estado brasileiro que, por séculos, foi comandado por aquelas mesmas forças conservadoras em benefício das elites do país. Em segundo lugar, era preciso que tais ataques enfraquecessem não apenas o governo ou o partido, mas Lula, pessoalmente. Não funcionou. Apesar do mensalão, Lula derrotou Geraldo Alckmin.

Quem és tu tatu?

Com 9 anos de atraso, FHC afirma: “O país cansou da roubalheira”
Faça o que eu digo, não faça o que eu faço (fiz)

Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente que herdou o plano real do governo Itamar e conseguiu reduzir a inflação brasileira para níveis razoáveis, além, claro de ter entregue quase todo o patrimônio público brasileiro, ter arroxado salários e gerado enorme problema social para o país, como o aumento expressivo da miséria, do desemprego em massa e maior desproteção social para os desamparados, entre outras credenciais inequívocas de seu legado presidencial, resolveu chamar para si o papel de menestrel pela decência nas coisas públicas e na condenação, veemente, da corrupção.
FHC cunhou a seguinte frase: “O país cansou da roubalheira”.
O ex-presidente está certo em sua afirmação, há que lhe parabenizar pela "sua tese".
Confira, trechos de sua nota, publicada no site “Observador Político”, entremeada com singelos comentários deste blog sobre a legitimidade do cidadão que redigiu tais frases em nome da sociedade brasileira:
http://palavras-diversas.blogspot.com/2011/08/com-9-anos-de-atraso-fhc-afirma-o-pais.html#links

domingo, 28 de agosto de 2011

Grande aliado no combate as drogas, IF GO prepara pessoas para lidar com viciados

Instituto Federal Goiano promove o Curso de Capacitação para Multiplicadores na Prevenção ao Uso Indevido de Álcool e Outras Drogas. A Secretaria Municipal de Saúde participa com os seus agentes de saúde, que ficarão preparados para lidar com uma série de situações envolvendo pessoas em situação de risco devido ao consumo de drogas. 
Os inscritos no curso devem estar no IF Goiano no dia 09 de setembro a partir das 19h para o credenciamento, quando acontecerá também a abertura e entrega de materiais
O curso será ministrado pelo químico Professor Drº Iuri Stênio Rodrigues Coordenador de Graduação - IF Goiano - Campus Iporá.

Dia 09 de setembro - 19:00 às 22:30.
Dia 10 de setembro - 07:30 às 12:00 e 13:00 às 18:30.
Dia 16 de setembro - 19:00 às 22:30.
Dia 17 de setembro - 08:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00.
Dia 23 de setembro - 19:00 às 22:30.
Dia 24 de setembro - 07:30 às 18:30.
Informações através dos telefones: (62) 8116-8550 (62) 9175-8606 (64) 9989-7008 (64) 3674-0400 Ramal 415

IF Goiano realiza sua grande festa FESTARCI 2011

ifff
Começa nesta segunda-feira, dia 29 o Festival de Artes e Cultura (Festarci) do Campus Iporá do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). O evento que está sendo divulgado em toda a região vai até 1o de Setembro.
Além dos alunos do IF Goiano, o Festarci contará com trabalhos de artistas de fora do instituto, isso porque a organização decidiu viabilizar a descoberta de talentos no âmbito escolar e regional, além de valorizar as tradições e o resgate das raízes do município. 

Competições elegerão os três melhores trabalhos de cada categoria (música, literatura, artes plásticas, artes cênicas e cinema). O julgamento destas produções será feito por especialistas nas áreas, advindo da comunidade externa. A produção dos trabalhos para o concurso (em todas as modalidades, exceto música e literatura) deverá ocorrer a partir da delimitação do tema: "Identidades locais, reflexos globais".
É a oportunidade da comunidade se apresentar e também prestigiar os talentos de nossa região


Ministério da Justiça quer assegurar liberdade de expressão na internet
(Arte Uiara Lopes / PT)

“É claro que, ao se estabelecer regras, você estabelece os limites. Você ataca as eventuais transgressões e os eventuais abusos”, diz o ministro Cardozo (Justiça).


Em entrevista coletiva o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo falou sobre os estudos que estão sendo feitos a respeito da proposta de criação de um banco de DNA de condenados pela Justiça. Cardozo também falou sobre o Marco Regulatório da Internet e a “Comissão da Verdade”.
Delitos na internet
Sobre o projeto que propõe a regulação da internet, o ministro disse que é fundamental que o país tenha uma regulação civil sobre o seu uso. “Nós temos que assegurar a liberdade de expressão, nós temos que assegurar a isonomia dos usuários. Nós temos uma série de princípios que nós temos que atender. E isso só se faz com normatização, com regras legais. É claro que, ao se estabelecer regras, você estabelece os limites. Você ataca as eventuais transgressões e os eventuais abusos. Esse é o objetivo desse projeto de lei que trata do marco civil da internet. Regular essas relações, discipliná-las, e garantir princípios”, disse.
Cardozo abordou também a questão da tipificação dos delitos realizados através da rede de computadores. “Uma outra discussão que nós teremos e que é casada com essa é a discussão da tipificação de certos delitos, que hoje não estão tipificados e que qualifica abusos na prática da internet. Essa é uma situação que vem a seguir. Primeiro vamos discutir quais são essas relações no plano civil, vamos estabelecer os direitos, as garantias, os limites. Garantias de liberdade de expressão, garantir as situações que deem segurança ao usuário da internet. E depois vamos discutir, mais tarde, em outro projeto de lei, as tipificações criminais”.


Comissão da Verdade

Sobre a Comissão da Verdade, o ministro da Justiça lembrou que o governo federal encaminhou ao Congresso um projeto de lei prevendo a sua criação e manifestou seu otimismo com a possibilidade. “Essa é uma reivindicação histórica, para que os brasileiros possam saber efetivamente a verdade e conhecer os fatos daquilo que foi um período triste da nossa história, que foi o período do autoritarismo e da ditadura militar. Esse projeto está tramitando na Câmara dos Deputados. Eu, o ministro da Defesa e a ministra dos Direitos Humanos montamos um grupo, designado pela Presidenta, para acompanhar a tramitação desse projeto. Nós temos dialogado com as lideranças. A sensação que tenho é que o projeto de lei já encontra grande apoio. E acho que podemos aprová-lo em curto espaço de tempo, com modificações ou sem modificações. Estou bastante esperançoso que a Comissão da Verdade seja aprovada. E acho que será histórico se nós conseguirmos aprovar dentro de um amplo apoio do Congresso. Ou seja, a historia brasileira exige a busca dessa verdade. E acho que o congresso nacional em curto espaço de tempo atenderá essa reivindicação histórica pelo povo brasileiro”, enfatizou ele.
A respeito do sistema prisional brasileiro, Cardozo disse que o Ministério da Justiça já elaborou um plano, que já foi aprovado pela Presidência da República, sobre melhoras e ampliação da estrutura atual. “É um programa ousado, e nós vamos apresentá-los nos próximos dias. Nós estamos acertando a data da divulgação. Inclusive teremos uma situação de integração do nosso plano do Conselho Nacional de Justiça. O plano terá verbas para que possamos ampliar esse sistema. A ideia é ampliar as cadeias. Por que? Porque nós temos só em delegacias de policia cerca de 60 mil presos, que é absolutamente absurdo”, afirmou.
Uma cobra sucuri de seis metros foi capturada em uma fazenda localizada próxima ao município de Guarantã do Norte, a 721 quilômetros de Cuiabá. O proprietário contou que o animal pesa 120 quilos e já estava na fazenda há alguns dias se alimentando, inclusive, de outros bichos como novilha e galinhas.
O dono da fazenda acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do município, para capturar a cobra após alguns animais terem sido devorados. De acordo com o Ibama, a primeira tentativa de captura foi feita na quarta-feira (24), porém, pelo tamanho e peso do animal não foi possível conseguir dominá-lo.
Ainda conforme a diretoria da instituição foram necessários oito homens para a busca do animal, que se escondia em um córrego e nas pastagens. Após a captura, a cobra foi colocada em uma gaiola e passou por avaliação de biólogos. O Ibama confirmou também que o animal foi solto nesta sexta-feira (26) na Serra do Cachimbo, região Norte de Mato Grosso.

sábado, 27 de agosto de 2011

Suavizando a manhã de sábado


A Sabedoria do Bambu
"Há milhares de anos, o bambu tem servido de referência de sabedoria para os taoístas e está presente em pinturas, em poemas e na decoração dos lares japoneses e chineses.
Pouca gente no mundo já viu sementes de bambu. O bambu leva cerca de vinte anos para florir e produzir sementes. Algumas espécies podem demorar até cem anos para dar sua primeira florada! Isso significa que quatro gerações de seres humanos podem viver sem jamais ver suas flores e sementes. Como se percebe, o bambu não tem pressa nenhuma para fazer o que tem de ser feito.
O bambu, quando plantado por semente, tem uma maneira peculiar de brotar e crescer que chamou a atenção dos chineses e se tornou uma grande lição de sabedoria.Passam-se meses e o broto não cresce. Passa-se um ano, dois anos e ainda não se percebe nenhum crescimento fora da superfície. Todo o desenvolvimento do bambu acontece debaixo da terra e ninguém vê. Durante um longo período, as raízes se aprofundam e se espalham pela terra, palmo a palmo, em silêncio. Três, quatro anos depois, as raízes continuam a construir uma rede compacta de ramificações, mas o broto permanece do mesmo tamanho. Somente depois que as raízes já atingiram dezenas de metros, ao longo de cinco anos de incessante trabalho, é que o broto começa a se projetar para fora da superfície. Aí, em pouco tempo, o bambu cresce vertiginosamente e atinge a altura de 25 metros!
Ao observar o comportamento do bambu, os chineses descobriram a importância da paciência e da determinação."

A arapuca da "faxina"

Jânio Quadros, o último presidente que empunhou a vassoura da limpeza, teve um mandato bem curto
Leonardo Attuch
Em menos de oito meses, quatro ministros demitidos. E não quaisquer ministros. Os mais importantes. Sim, porque há muito tempo a Fazenda deixou de ser uma área de instabilidade no Brasil. Dilma Rousseff perdeu os chefes da Casa Civil, dos Transportes, da Defesa e, agora, da Agricultura. Um cuidava da articulação de todo o governo, outro das principais obras do PAC, o terceiro do reaparelhamento das Forças Armadas, enquanto o quarto respondia pelo setor que hoje garante 100% do saldo comercial brasileiro. Eis a dimensão das quedas de Antônio Palocci, Alfredo Nascimento, Nelson Jobim e Wagner Rossi.
Visto de fora, portanto, o governo Dilma é marcado pela crise permanente. Ainda assim, sua gestão, de acordo com pesquisas recentes, tem uma aprovação popular maior do que a de Lula e de FHC nos últimos quatro mandatos presidenciais. Como entender o paradoxo? Simples. A população adora a “faxina”. Dilma, ao contrário de Lula, teria tolerância zero diante da corrupção, e quem vê de fora aplaude.
A Câmara Municipal de vereadores de Iporá aprovou na tarde de ontem (26) por unanimidade uma Moção de Repúdio contra a declaração do Coronel Frazão publicada na última semana pelo site Oeste Goiano. Onde o mesmo em resposta a não aprovação do projeto de lei que proibiria aos proprietários de motocicletas de até 50cc (Traxx) que não possuem habilitação de pilotá-las. Frazão afirmou que os vereadores estavam mais preocupados com os votos da população do que com a vida, e ainda completou dizendo que os mesmos deveriam ser responsabilizados pelas mortes causadas no transito da cidade.
O documento que teve uma copia enviada ao Comandante Geral da Polícia Militar e ao Secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, foi disponibilizada hoje para o conhecimento da imprensa e da população.
Ten. Coronel Frazão
Ten. Coronel Frazão


Segundo os vereadores, A declaração do comandante abriu uma crise institucional entre a corporação e os Vereadores de Iporá.  Que Indignados com a tenebrosa declaração do Comandante os Vereadores não poderiam se mantiver em silencio. Além dessa declaração equivocada, os Poderes Executivos e legislativos não podem permitir intromissão e ingerências da parte comandante, cabem a ele atribuições que é de suas competências.
Moção de repúdio contra a atitude do Tenente Coronel Frazão

sexta-feira, 26 de agosto de 2011



Habitações populares recebem incremento de R$ 7,4 bilhões
Meta do governo Dilma é construir 2 milhões de moradias. (Foto Rodrigo Nunes / Ministério das Cidades)

Relator do Minha Casa, Minha Vida, o deputado federal André Vargas, diz que o país nunca havia investido tanto em moradias.


O programa Minha Casa, Minha Vida ganhou mais um reforço esta semana, quando o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou um acréscimo de R$7,4 bilhões de reais no orçamento para habitações populares. Os financiamentos através do FGTS que era de R$ 21 bilhões agora passa a ser de R$ 28,4 bilhões. O dinheiro pode ser acessado por famílias com rendimentos de até dez salários mínimos.
O deputado federal e relator do programa Minha Casa, Minha Vida, André Vargas (PT-PR) avalia a decisão como “histórica”. “Demonstra o compromisso que tem também o Conselho Curador do FGTS, tem a presença dos empresários, do governo e dos trabalhadores, como o maior programa habitacional da história do nosso país”.
Vargas que já atuou junto a Cohab, destaca que o atual programa habitacional será fundamental para colaborar na diminuição do déficit de moradias do país. “Desde a época do BNH nunca se investiu tanto em habitação popular, pra quem mais precisa e também para as famílias da nova classe média, portanto nós estamos dando passos a mais para que o Brasil possa superar o déficit habitacional do Brasil que seria entorno de 6 a 8 milhões de moradias”.


2 milhões de moradias


Lançado pelo presidente Lula e ampliado pela presidenta Dilma, o Minha Casa, Minha Vida pretende chegar aos 2 milhões de novas residências populares em todo o país. “Estamos atentos a procurar novas fontes de financiamentos para o Minha Casa, Minha Vida, e para os programas habitacionais”, diz André Vargas.


O deputado destaca também que o Partido dos Trabalhadores tem cumprido a defesa que sempre fez pela habitação popular. “Comparando com o governo do PSDB, que é a nossa oposição, nós já multiplicamos por sete em valores reais a quantidade de recursos que eles aplicavam em habitação popular, habitação de forma geral, e aquele investiu no governo do presidente Lula e investe no governo da presidenta Dilma”.


O deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT-MS) também destaca a importância do programa Minha Casa, Minha Vida.

“[O Minha Casa Minha Vida] é de fundamental importância porque nós temos um déficit de mais de seis milhões de moradias em todo o país, e este déficit atinge, principalmente, quem precisa da mão do poder público, que são aqueles que dependem do Bolsa Família, são os trabalhadores desempregados, são aqueles que efetivamente estão na base da pirâmide, portanto eu vejo esta aprovação de mais R$7,4 bilhões uma reforma muito importante”.

Por que o Brasil vai sediar a Copa de 2014?

Para ser o centro de atração mundial, ter prestígio? Para gerar milhares de empregos diretos e indiretos? Para fazer a economia do país crescer? Para favorecer o comércio em geral, restaurantes e hotéis, favorecer o povo e o país com os bilhões de dólares que os turistas vão gastar no Brasil? E o povo brasileiro, não gosta de futebol? Não dizem que o Brasil é o país do futebol? Essa Copa de 2014 vai fazer o Brasil gastar milhões com infra-estrutura para sediar a Copa e isso vai beneficiar milhões de brasileiros, pois serão gerados empregos em todo o país, em vários setores: na indústria, no comércio, hotelaria, em restaurantes, na construção civil, limpeza, nos aeroportos e portos. Vai faltar mão de obra, vai acabar o desemprego. O presidente Lula fez tanto esforço e campanha para sediar a Copa de 2014 no Brasil porque sabia de tudo isso. Brasileiro gosta de futebol, mas alguns jogadores não gostam, como o goleiro Ceni do SPFC. Acho que Ceni é jogador de futebol por total falta de opção. Na verdade, ele detesta futebol.
Jussara Seixas

CHARGE DO BESSINHA

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Um casal foi preso nesta terça-feira (23) na BR-364, próximo a Jataí, com 15,9 quilos de pasta base de cocaína escondidos na lataria de um Astra com placa de São Paulo. Os dois levavam três meninas, de 2, 3 e 4 anos – isso chamou a atenção da Polícia Rodoviária Federal, já que havia apenas uma cadeirinha.
Com isso, a PRF resolveu averiguar o carro e encontrou 31 tabletes da droga no compartimento de ar, nas duas laterais. O condutor, um homem de 29 anos, acompanhado da esposa, paraguaia de 25, afirmou que a substância não era dele, teria vindo de Campo Grande (MS), e que ganharia R$ 6 mil para entregá-la em Rio Verde.
Casal, carro e drogas foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil. As crianças foram levadas para o Conselho Tutelar de Jataí.(diario do interior)

Forbes: Dilma é 3ª mulher mais poderosa

DA REUTERS -A presidente Dilma Rousseff é a terceira mulher mais poderosa do mundo, segundo ranking da revista Forbes divulgado nesta quarta-feira. No topo da lista está a chanceler alemã, Angela Merkel.A lista da revista norte-americana é dominada por políticas, empresárias e líderes dos setores de mídia e entretenimento. Em segundo lugar ficou a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

Além de Dilma, há mais uma brasileira na lista: a modelo Gisele Bündchen, que ficou com a 60ª posição.
"Nossa lista reflete os caminhos diversos e dinâmicos em direção ao poder para as mulheres hoje, seja liderando uma nação ou definindo a pauta de questões críticas da nossa época", disse Moira Forbes, presidente e editora da ForbesWoman, em nota. Oito chefes de Estado e 29 presidentes-executivas estão na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo. Elas têm em média 54 anos e controlam, juntas, US$ 30 trilhões. Vinte e duas delas são solteiras.
Segundo a revista, Dilma fez história como a primeira mulher a liderar a maior potência econômica da América Latina, enquanto Merkel foi citada como a única mulher chefe de uma economia global real da Europa. Hillary foi elogiada por ter lidado com as revoluções no Oriente Médio e revelações do WikiLeaks em seu segundo ano no cargo.

Piso salarial nacional para os professores é mantido pelo STF
(Foto divulgação movimento grevista)

O acórdão faz cumprir a Lei 11.738 de 2008 (que estabelece o Piso Salarial em R$ 1.597,00)


Em meio aos protestos e à greve dos professores estaduais de Minas Gerais, que já se aproxima dos 80 dias, a decisão de hoje (24) do Supremo Tribunal Federal (STF) mudou os rumos das negociações entre educadores e governo. O STF publicou, nesta quarta-feira, um acórdão que garante aos servidores o pagamento de piso salarial nacional como vencimento básico. O acórdão faz cumprir a Lei 11.738 de 2008 (que estabelece o Piso Salarial em R$ 1.597,00) e julga improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4167) impetrada por governos estaduais indispostos a pagar o piso aos professores.
A decisão rejeita o subsídio, que engloba gratificações e benefícios na remuneração do servidor. Segundo o acórdão, o piso corresponde ao vencimento e não à remuneração global. Com a medida cautelar publicada hoje, os governos estaduais ficam obrigados a pagar o piso aos trabalhadores, embora ainda caiba recurso à decisão do STF. Esse pagamento é a principal bandeira defendida pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE-MG), na greve que começou dia 8 de junho deste ano.
Na maior manifestação já feita em frente à Assembleia Legislativa de Minas desde o início desta greve, os professores decidiram, (16h30 quando esse texto foi redigido) continuar com a paralisação, recusando a proposta feita na tarde de ontem pelo governo de Minas (de ‘aperfeiçoamentos’ na política salarial dos profissionais da educação por meio de subsídios. “A lei é clara, conforme declarou hoje o Supremo: piso salarial é vencimento básico e não remuneração global. A diferença é que o primeiro inclui todos os direitos adquiridos como tempo de serviço, quinquênios etc, o que faz toda a diferença”, explicou Beatriz Cerqueira, coordenadora-geral do SindUTE.
“Segunda-feira próxima, vamos apresentar um dossiê da Educação de Minas Gerais”, avisa. Segundo o departamento jurídico do Sind-UTE, cerca de 90% dos professores da rede estadual de Minas recebem os salários baseados no vencimento básico. Esses servidores seriam beneficiados pelo acórdão e, portanto, a decisão do Supremo veio na melhor hora possível, já que o governo do estado em tese terá de ceder ou contrariar uma decisão do órgão maior da Justiça brasileira. Logo cedo, na Sessão Extraordinária do Plenário de hoje de manhã, o deputado estadual Ulysses Gomes (PT) manifestou-se na tribuna para anunciar o acórdão do STF e apoiar mais uma vez os professores: “O piso salarial do magistério é baseado no vencimento do profissional e não na remuneração global. Esta publicação é a oportunidade para que o governo do estado de Minas acabe com esta disputa de braço com os professores e cumpra a lei. O vencimento básico do professor mineiro é o menor do País. Todos querem que esta greve acabe, especialmente, os alunos – tão prejudicados – e os professores, que querem ser respeitados para poder continuar oferecendo a educação que eles são capazes de oferecer. Essa negociação tem que ter fim, fazendo justiça aos trabalhadores da Educação”, afirmou o deputado, que acompanhou a assembleia geral e as manifestações dos professores, a partir das 15h.
“O apoio e a presença de alguns deputados aqui é fundamental para nós educadores”, agradeceu Beatriz Cerqueira, que citou Ulysses em seu discurso, além dos outros deputados do PT presentes ao evento. A bancada petista na Assembleia mineira tem respaldado a categoria desde antes da greve se iniciar.

Na manifestação de hoje à tarde, no Pátio da Assembleia, os professores receberam ‘reforços’ de entidades estudantis e de outras categorias profissionais: saúde, eletricitários e movimentos de luta pela terra. “Com luta, com garra, o Piso sai na marra”, gritavam os manifestantes.


O SindUTE anunciou o próximo encontro para 31/8 (quarta-feira), a partir das 14h, no Pátio da Assembleia. Antes de finalizar o encontro e tomar as ruas da capital mineira em passeata, os manifestantes receberam do sindicato um panfleto comprovando que o Piso Salarial recebido hoje é de R$ 369,00, conforme a categoria vem anunciando, ao contrário da propaganda paga pelo governo, que afirma pagar o piso instituído por lei federal há três anos.



(Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Ulysses Gomes com informações do STF e do SindUTE)
Microempreendedores terão crédito do governo federal

Presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, destaca que as taxas são acessíveis e facilidade para obter créditos.


A presidenta Dilma Rousseff lançou nesta quarta-feira (24), no Palácio do Planalto, o programa “Crescer – Programa Nacional de Microcrédito”, com objetivo de democratização do crédito. O programa colocará a disposição 13 bilhões de reais até 2013 para que o microempreendedor individual possa expandir e fortalecer seu negócio. Quatro grandes bancos públicos integrarão este programa, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia.
Durante discurso, a presidenta Dilma mostrou quais serão os objetivos deste novo programa que ajudará o Brasil a seguir no crescimento.
“Queremos dar essas condições para que possam abrir e expandir seus negócios, e gerar riqueza para o Brasil. Inclusão produtiva para milhões de brasileiros… [O programa] abrange uma faixa muito maior que o Brasil sem Miséria. Será um instrumento importante já que permitirá a quem em seu próprio negócio condições de sair da pobreza.”
Participou da solenidade no Planalto o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, que destacou que o microempreendedor vai ter taxas menores para emprestar o dinheiro, um limite de até 15 mil reais e que não será necessário apresentação de garantias financeiras.

“Estas mudanças no programa são muito positivas para o empreendedor individual, pra pessoa física de uma forma geral, porque ele muda basicamente alguns pontos. Primeiro é a questão do custo do dinheiro, é uma taxa muito mais acessível, ela vai ser fixada em 8% ao ano, o que dá 0,64% ao mês, e com um custo, uma taxa, de abertura de crédito mais barato de 1%. O segundo aspecto é que você melhora o teto também destas operações, que agora passam a ser de 15 mil reais. O terceiro aspecto que melhora bastante é a questão das garantias, hoje você não tem necessidade mais de ter esta garantia, porque o próprio banco, as próprias instituições financeiras, vão fazer uma orientação em relação ao crédito, isso tira o risco e a gente espera uma inadimplência muito baixa neste tipo de linha por conta deste acompanhamento, desta assistência que os bancos irão ter. [...] Eu não tenho dúvida que isso vai ser um programa de sucesso”.

Polícia Civil agora tem telefone para receber denúncia

clailton
Polícia Civil lança telefone 197 para receber denúncias e apoio a familiares na luta contra o consumo de drogas. O Lançamento desse serviço em Goiás aconteceu no dia 12 de agosto, diz o delegado Regional de Polícia, Clayton Giovane Colodete (foto). É um instrumento importante de apoio à comunidade, explica o delegado. 
Uma Central em Goiânia recebe as ligações, o informante/denunciante recebe um número do protocolo e ele pode acompanhar todo o andamento da investigação.
Delegado de Polícia Regional, Clayton Giovane Colodete, explica que o disque denúncia não funciona de forma imediatista como o 190 da PM, cujo trabalho é preventivo. O 197 vai acionar a polícia civil para os casos que demandam investigação. Cita o delegado de Polícia, que denúncias de tráfico de drogas, alguém que esteja fornecendo drogas, uma pessoa fugitivo da justiça entre outras.
Em Iporá,fruto do 197 uma pessoa já foi presa,trata-se de Edevaldo da Silva Souza,criminoso condenado e foragido da prisão em Caiapônia em 2008 e que furtava na região.
O 197 estará também disponível para o programa SER LIVRE, quando a pessoa acionar o telefone,que funcionará 24 horas por dia, vai acontecer o atendimento para os casos de uso de drogas. O trabalho é preventivo e repressivo com atuação tanto nos casos de drogas lícitas quando das ilícitas. A Polícia civil vai orientar o usuário ou familiares para um atendimento especializado.

Apreensão de pasta base de cocaína em Iporá 

 Tauã de Paula
 
A Polícia Civil de Goiás, através do GENARC de Iporá, apreendeu na noite de segunda-feira dia 22, 8,200 kg de pasta base de cocaína. A apreensão foi feita em uma residência do Conjunto Águas Claras e a droga estava acondicionada em garrafas pet escondida dentro do tanque de combustível de um veículo que horas antes havia se envolvido num acidente próximo à cidade de Caiapônia.
Segundo informações da Polícia Civil, os ocupantes do veículo foram identificados mas não foram localizados durante a situação flagrancial. O GENARC, durante a operação, atuou juntamente com o DRE, da PF de Goiânia. Os nomes dos envolvidos estão sendo mantidos em sigilo para não atrapalhar as investigações.
De acordo com o coordenador do GENARC, Delegado Ronaldo Pinto Leite, as investigações apontam que a droga seria transportada para a cidade de Goiânia. O Inquérito Policial instaurado para investigar o caso irá apontar os participantes da organização criminosa que participaram do transporte desta droga, inclusive com ligações diretas com a cidade de Iporá. Além das pessoas que transportavam a droga a Polícia Civil está investigando a participação de mais três pessoas nos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, além de uma pessoa que funcionou como informante da organização.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vereador Valdeci Lima
Vereador Valdeci Lima
O vereador Valdeci Lima reuniu na manhã de hoje em seu gabinete todos os meios de comunicação de Iporá, para comentar e apresentar a população o projeto de lei n° 25/ de Junho de 2011. Projeto esse que tem como objetivo autorizar o remanejamento, transposição e transferência de recursos de dotações orçamentarias no âmbito dos poderes executivo e legislativo municipal.
Ou seja, com esse projeto, o poder executivo, na pessoa do prefeito José Antônio, terá total liberdade para movimentar os orçamentos destinadas ás secretarias municipais. Assim o mesmo não necessitará mais de nenhuma aprovação por parte da câmara para uso de verbas públicas.
O projeto que é citado pelo vereador como “Abusivo e Inconstitucional” tem outro fator que chama a atenção, é que o projeto é retroativo, ou seja, o mesmo será válido a partir de Janeiro de 2011, quase 8 meses antes de ser votado.
Portanto os vereadores que tem como principal função ser representante do povo e consequentemente fiscalizar as ações da prefeitura abrirão mão de suas funções, deixando na mão do prefeito toda a responsabilidade de movimentar o dinheiro do município da forma que ele achar correto, não havendo assim a necessidade de aprovações no plenário da câmara.
/images/stories/jos_antonio.jpg
Prefeito José Antônio

É comum a prefeitura necessitar de repasses orçamentários, e os vereadores são os responsáveis por conceder esses repasses ou não, porém deixar na responsabilidade da prefeitura toda a distribuição dos repasses do município é uma forma dos vereadores da Câmara Municipal de Iporá, abrir mão da função pela qual foi eleita. Sendo assim, e se aprovado esse projeto de lei, perderá o sentido a população dar seu voto de confiança a um representante, já que se aprovado os mesmos demonstrarão que as prioridades políticas estão acima das prioridades da cidade e da população.
Até o momento apenas o vereador Valdeci Lima se manifestou contra a aprovação do projeto, que ainda terá sua data para votação marcada.( diário do interior)

DEM de Minas Gerais pede impugnação de registro do PSD

Agência Estado: Democratas alega que houve "irregularidades nas certidões de apoio à criação da nova legenda"
O diretório mineiro do Democratas (DEM) solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) a impugnação do pedido de registro do diretório estadual do Partido Social Democrático (PSD), além de 53 diretórios municipais da legenda que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (sem partido), pretende criar e presidir. A informação foi divulgada agora à noite pelo TRE. Hoje, o DEM, legenda à qual Kassab era filiado, também apresentou à Justiça Eleitoral de São Paulo pedido idêntico. A criação do novo partido ainda precisa ser aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Image Já é hora de a sociedade e de nossas autoridades e lideranças enfrentarem, com participação nos debates e engajamento efetivo na busca de solução, a questão que se arrasta há tempos, sobre qual modelo de saúde pública queremos para o Brasil. Precisamos decidir se queremos o norte-americano - que está em crise e é apoiado principalmente na iniciativa privada - ou o SUS,  um sistema público gratuito e universal. Nosso SUS é um modelo estudado, copiado e adotado em vários países do mundo, mas precisa de reformas e de mais recursos.

Movimentos sociais e gestores vão debater erradicação da pobreza rural

Seminário será realizado até quinta-feira, em Brasília


Será realizado a partir desta terça-feira (23) até quinta (25), em Brasília, o seminário “Pobreza Rural, Desenvolvimento e Políticas Públicas: desafios e alternativas”. O Objetivo é discutir diversos temas relacionados às mudanças ocorridas no meio rural nos últimos anos. Dentre os assuntos estão as transformações na estrutura produtiva e na dinâmica demográfica, e também políticas públicas sociais.
Participam cerca de 150 gestores públicos, dentre eles dirigentes de movimentos sociais, acadêmicos e entidades que atuam na erradicação da pobreza no Brasil. 
O seminário é promovido por meio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS), e tem o apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Desenvolvimento Social (MDS), e da Educação (MEC), além do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O diretor do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), Joaquim Soriano, vai coordenar uma das palestras. Para ele, os encontros vão acrescentar conhecimento e trocas de informações.  “É um grupo de acadêmicos muito plural e diferenciado nas abordagens, trazendo uma riqueza adicional sobre a metodologia de estudo. Um debate intenso que cresceu logo após a presidenta eleita ter anunciado como prioridade no seu governo o combate a pobreza”, explica Joaquim Soriano.
Para o diretor do NEAD, o projeto e os estudos sobre pobreza rural têm papel fundamental na identificação das demandas para o acesso às políticas públicas no meio rural. “É interessante notar que a pobreza rural tem cara, gênero, idade e território. É importante valorizar políticas que o MDA já desenvolve na área, como o Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, por exemplo, aproveitando as boas experiências”, aponta Soriano.
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Mantega: Brasil tem “bala na agulha” para responder a eventual crise

É fundamental ter uma situação fiscal sólida em um momento como este, diz ministro


Ao participar de evento em homenagem a economistas na segunda-feira (22) à noite, em São Paulo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que caso a situação econômica mundial se agrave, o Brasil tem “muita bala na agulha” para responder a uma eventual crise que necessite de estímulos monetários e fiscais.
“Para enfrentar essa crise internacional, devemos continuar fazendo uma consolidação fiscal. É fundamental ter uma situação fiscal sólida em um momento como este. E o governo busca essa consolidação, elevando o resultado primário”, disse o ministro durante evento promovido pela Ordem dos Economistas do Brasil.
De acordo com Mantega, o governo vai continuar “fazendo bons resultados fiscais”, cada vez mais sólidos. Esse, segundo ele, é um pedido da presidenta Dilma Rousseff. “Essa consolidação fiscal deve se fazer, sobretudo, pela contenção de gastos de custeio, para ficar mais espaço para manter investimentos e possibilitar desonerações tributárias”, acrescentou.
O ministro lembrou que a consolidação fiscal “não é para derrubar a economia”, mas para permitir um crescimento mais sólido e de longo prazo. “Reduzindo os gastos de custeio, podemos fazer mais investimento e abrir espaço e condições para que, no futuro, a taxa de juro possa ser reduzida”.
Mantega disse ainda que será preciso estabelecer nova relação entre a política fiscal e a política monetária, “deixando a política monetária mais ativa e a fiscal, mais na defensiva”.
Segundo o ministro, a crise de 2008 ainda não terminou para os países avançados e pode novamente se transformar em uma crise de bancos (financeira). Segundo ele, o cenário econômico de países desenvolvidos como os Estados Unidos e a Europa pode pressionar a economia mundial e intensificar a guerra cambial e a busca por novos mercados.
“Neste cenário de baixo crescimento, temos falta de mercado para manufaturados. Portanto, os países estão entrando numa disputa feroz pelos poucos mercados que existem. E o nosso é um dos poucos disponíveis. Estamos partindo para uma concorrência predatória”, disse o ministro.
Segundo ele, a guerra cambial tende a recrudescer neste período e continuar crescendo porque as soluções não estão sendo dadas. “Uma arma que todos os países estão usando é a manipulação cambial para terem competição e ocuparem os mercados de outros países”, acrescentou.
“Podemos observar que a economia americana não está tendo a recuperação que esperávamos após a crise de 2008, caminhando em passo lento, que poderá desembocar numa recessão; do lado europeu, a coisa não está melhor. Eu diria até que está pior: há um ritmo baixo de crescimento e uma crise da dívida mais aguda que nos Estados Unidos”, disse o ministro aos economistas.
Para ele, a previsão é que os países desenvolvidos, nos próximos dois anos, continuem apresentando ritmo lento de crescimento. “Os emergentes estão melhores, principalmente os dinâmicos, mas não estão isentos dessa crise”.
Apesar desse cenário, Mantega disse que o Brasil está preparado para enfrentar a situação. “Mais preparado do que em 2008”, disse ele, lembrando que o País tem reservas maiores que na crise anterior, um mercado interno “valioso” e depende bem menos do mercado externo que outros países, como a China.

domingo, 21 de agosto de 2011

O QUE HÁ DE NOVO

Por Marcos Coimbra
Este é de fato o primeiro governo de continuidade na nossa história moderna. Em geral, sempre tivemos sucessões de ruptures. 
Como toda coisa nova, não é fácil entender o governo Dilma Rousseff. Mais difícil ainda é enxergar para onde está indo.
Ele é novo por três razões principais. Todas são importantes e produzem efeitos significativos em nosso sistema político.
É novo por ser nosso primeiro governo genuinamente de continuidade. Desconsiderando aqueles da República Velha, diferentes demais para comparar com os subsequentes e nos quais tampouco houve algum que se pudesse dizer que era de continuidade nítida, sempre tivemos sucessões de ruptura.

domingo, 21 de agosto de 2011

Pesquisa mostra que MST é abordado de forma pejorativa pela mídia

Uso de termos negativos, pouca relevância dada às bandeiras do Movimento e exclusão do MST como fonte. O que já era percebido pelos movimentos sociais agora foi comprovado em pesquisa que analisou cerca de 300 matérias sobre o MST em TV, jornal impresso e revistas. O resultado desse trabalho será lançado na quarta-feira, dia 24, às 19h, na Tenda Cultural do Acampamento Nacional da Via Campesina (Estacionamento do Ginásio Nilson Nelson), em Brasília.
O relatório, intitulado “Vozes Silenciadas”, analisou as matérias que citaram o MST em três jornais de circulação nacional (Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo); três revistas também de circulação nacional (Veja, Época e Carta Capital); e os dois telejornais de maior audiência no Brasil: Jornal Nacional, da Rede Globo, e Jornal da Record. O período pesquisado foi de 10 de fevereiro a 17 de julho, duração das investigações de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o MST.
O lançamento contará com a presença de Mônica Morão, professora da UFC e responsável pela pesquisa, de Leandro Fortes, jornalista da revista Carta Capital, e da Coordenação do MST. O relatório foi realizado pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social com o apoio da Fundação Friedrich Ebert e da Federação do Trabalhadores em Radiodifusão e Televisão (FITERT).

sábado, 20 de agosto de 2011

O BRASIL E O PROTESTANTISMO: NOSSA LUTA NÃO ACABA EM PIZZA:


O Brasil é um país de características democráticas, no entanto muitos líderes protestantes “não conhecem seu povo”! . Seriam míopes? Surdos? No Brasil há um jogo perigoso entre o povo e seus líderes: nossa luta não pode acabar em pizza. Fala-se muito em livre expressão, em direitos humanos, porém o povo necessita de um Chefe.

Um governo justo e bom é aquele que não faz barganha com o seu povo. A temperança do governante, sua lealdade à justiça, (dos homens e de Deus) são requisitos que podem levar o Brasil para uma evolução virtuosa. “Pátria amada Brasil”, levanto a bandeira por quem morreu por mim.

Há falsos pastores nas Igrejas, afirmando coisas que não tem cabimento. Como é o exemplo de certo pastor que deliberadamente, “amaldiçoou a África”. Pois é, logo a África que é um continente tão sofrido... O Brasil deverá tomar iniciativas políticas sérias. Nossa luta não pode acabar em pizza. Tolerância zero para falsos argumentos, ilógicos, puras simbologias sem sentido. Em troca de membros em catedrais, distribuem objetos. Objetos fictícios, como: “dois saquinhos de cimento para a construção da casa própria”. Como diria o grande Rousseau: “galimatias”, termo que conheci em minhas leituras que quer dizer basicamente “bobagens”, “balbúgias”.

Dizem que a leitura muda a vida, e é verdade. Mudou a minha. Existem brasileiros, que se alfabetizaram apenas por meio da Bíblia. Que Benção! Repito, neste mundo conflituoso e complexo em que o Brasil terra adorada ganha espaço, nossa luta não é pizza. Pizza é pra granfino encher a pança, enquanto muitos na África estão sem ter comida. Oxalá, nossos governantes vivam com paixão a democracia brasileira, para fazer nascer virtudes nos coração do povo. E que o Bem seja o sólido fundamento de nossas práticas cotidianas. Quem tem ouvidos para ouvir ouça, e faça sua parte. Fico aqui, um forte abraço aos leitores fiéis.
Por: Luciano Bezerra- Filósofo graduado pela UFMA