quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Greve na Educação continua

GEDC1448
O SINTEGO, Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Goiás Mantém a greve e o governo continua pressionando, já foi determinado o corte de ponto.O Sintego vem insistindo pela construção de um canal de diálogo com o governador Marconi Perillo. Na segunda-feira, 27, o governador deu um sinal de que esse caminho defendido pelo sindicato poderia se concretizar. Após afirmar que iria se reunir com o Sintego na  terça-feira (28),fato que não se concretizou,existe a intermediação do Ministério Público, que informou  que  o encontro com a direção do sindicato deve ocorrer depois de quarta-feira (29), quando o governador terá uma reunião em Brasília.
A Presidente do Sintego diz que não vai voltar de Cabeça baixa para a sala de Aula. Ontem os professores foram barrados pela segurança na entrada da Assembléia, onde se pretendia discutir o projeto aprovado considerado prejudicial à categoria.
Mas enquanto isso persiste o impasse e a pressão
Em sessão realizada nesta terça-feira, 28 de fevereiro, na 2ª Câmara Cível, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) manteve decisão liminar proferida no dia 4 de fevereiro que determinava a obrigatoriedade do retorno, à sala de aula, dos professores que aderiram à paralisação proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego).
"Ainda que a greve seja considerada um direito fundamental, não pode ser exercida de forma abusiva, sem qualquer esforço de conciliação em prol do interesse público maior", diz um dos trechos da liminar. "Ante o exposto, concedo a antecipação dos efeitos da tutela, determinando a suspensão do movimento paredista por sua fumaça de abusividade, com a manutenção das atividades laborais".
Nesta sessão realizada hoje, os desembargadores presentes também afirmaram que a Secretaria de Estado da Educação dispõe de todos os mecanismos necessários para garantir a normalidade da rotina escolar nas mais de mil unidades de ensino da rede pública estadual.
Segundo a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), uma destas medidas administrativas a que o Tribunal de Justiça se referiu é o corte de ponto, já efetivado pelo governo desde o dia 6 de fevereiro, atendendo até mesmo a ofício assinado pelo procurador-geral do Estado e encaminhado à Seduc no dia 10 de fevereiro do mesmo mês.
"As faltas ocorridas em razão da greve deverão ser consideradas como falta ao serviço para todos os fins, inclusive para o disposto no artigo 120 da lei 13.909/2001", diz trecho do documento.
Bacharel em Direito furta carro dentro do pátio do Fórum de Iporá
O delegado Vinicius Batista da Silva relatou para a reportagem do Oeste Goiano que Elder Barbosa Rocha, um Bacharel em Direito, foi preso nesta terça-feira, 28, por furtar um carro dentro do pátio do fórum de Iporá. O fato é que o veículo tinha sido de propriedade do próprio autor do delito, mas fora recolhido pela Justiça para o pátio do Fórum por falta de pagamento para uma empresa financiadora. Seu ex-dono tinha uma segunda chave, a qual usou para ir até o pátio e pegar de volta o veículo. Ocorre que câmara de filmagem identificou o autor. Ele foi preso pelos agentes de Polícia Civil Manoel Messias, Rodrigo e Júlio em cumprimento a um mandado de prisão. Elder Barbosa Rocha está cumprindo uma prisão temporária de 5 dias.
Morador teme o desabamento da própria casa
Nesta semana, o morador do Jardim dos Passarinhos, Sr. José Neto de Oliveira manifestou preocupação em relação ao referido setor junto aos poderes Executivo e Legislativo do Município.

Casa de José Neto de Oliveira
Isto porque, segundo José Neto de Oliveira, devido às constantes enxurradas que invadem o setor, a sua casa corre risco de desabar.
A reportagem do Jornal OG esteve no local nesta segunda, 27, e notou que a Rua dos Uirapurus está intransitável porque uma das três grotas que cortam o setor em sentido longitudinal, que também são nascentes, abriu um buraco no meio da rua.

Rua dos Uirapurus
Segundo o morador, as águas da chuva têm invadido as casas. Conta que há um mês a água da chuva atingiu meio metro dentro de sua casa.
Relata que estas ocorrências tem se tornado mais freqüentes e acredita que seja devido às mudanças provocadas pelo loteamento Santa Marta, uma vez que, foi retirada toda a vegetação no referido loteamento e aplainadas as curvas de níveis e agora, as águas da chuva atravessam o Jardim dos Passarinhos com maior volume e maior velocidade.

Loteamento Santa Marta
A questão foi relatada por vários vereadores nesta semana em sessões na Câmara. E nesta terça-feira, 28, o Vereador Eurides Laurindo afirmou que tomou conhecimento que no próximo sábado, 3, a Secretaria de Obras fará uma ação preventiva no setor até que inicie o período das obras para que possa dar uma solução mais definitiva a questão. (João Batista da Silva Oliveira)

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PSDB tenta salvar demos do inferno


Por Altamiro Borges
O Estadão publicou ontem uma curiosa reportagem. Com o título “Tucanos tentam salvar espólio do DEM em cinco capitais”, ela relata os esforços da cúpula do PSDB para evitar que os demos rumem para o inferno nas eleições de outubro próximo. A matéria poderia até ter um subtítulo: “O abraço dos afogados”. E uma chamada: “Diabo já avisou que não aceita os demos”.
Segundo a jornalista Christiane Samarco, o desespero da oposição neoliberal-conservadora explica a operação-salvamento que está em curso. “Ameaçado de perder o ‘espólio’ do DEM para o governo petista de Dilma Rousseff, caso o partido desaparecesse do mapa político do Brasil, o PSDB resolveu dar um reforço eleitoral ao velho aliado nas eleições municipais”.
Aécio comanda a operação-salvamento
Janete Pietá diz que mulher participa da política, no entanto a sociedade ainda é sexista

Pietá questiona afirmação de professora da UNB sobre as mulheres na política


A deputada Janete Rocha Pietá (PT – SP) opina sobre a afirmação da professora de História da Universidade de Brasília, Tânia Swan, de que as mulheres brasileiras, no que tange a sua baixa participação na política, sofrem entraves ligados à falta de educação política e à discriminação.
Janete Pietá destaca o valor, por exemplo, da conquista do voto, o que já foi um marco. “Não foi uma conquista doada, foi uma conquista trabalhada, e as mulheres elas inclusive consideradas subversivas, rebeldes, enfim , então em primeiro lugar eu gostaria de dizer isto, em relação à discriminação, concordo plenamente com a professora de história Tânia Swan, porque na verdade existe uma discriminação, e é preciso que esta discriminação seja resolvida através de uma educação não sexista, que nós temos uma educação sexista, onde o homem vem em primeiro lugar, a mulher em segunda categoria, uma educação e uma cultura que seja da igualdade de como prega o artigo 5º da constituição”.
Janete discorda da professora na afirmação que falta educação política entre as mulheres. Segundo a deputada, muitas mulheres participam das questões de políticas públicas, na luta contra a carestia, ainda na ditadura, e pela anistia por exemplo.
De acordo com Pietá, o problema da participação feminina na política, se deve à rotina de além de se dedicar a família, cada vez mais são provedoras do lar, e sobra pouco tempo para terem uma atuação mais ativa na política, e destaca o fato da maioria das parlamentares do congresso já terem “criado a sua família” – e defende: “Educação política é uma questão importante tanto para homens, quanto para mulheres”.

(Ana Cláudia Luz Feltrim – Rádio PT e Adriano Lozado )

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Brasil Sem Miséria: meta é localizar quem vive em extrema pobreza
Petista Tereza Campello segue firme a meta de acabar com a miséria no país. (Foto Mário Agra - PT)

Ministra Tereza Campello alerta sobre a importância do Cadastro Único


Acabar com a fome, a miséria e outras mazelas da sociedade não é tarefa das mais fáceis. Uma das dificuldades é organizar essas pessoas que vivem à margem, que estão em situação de extrema pobreza. Uma das soluções é o chamado “Busca Ativa”, como explica a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
“O Busca Ativa é uma das ações estratégicas do Brasil Sem Miséria, muitos brasileiros sequer tem acesso à Bolsa Família, tem direito, são extremamente pobres, e são tão pobres as vezes até de informação que não sabem que tem direito ao Bolsa Família”, explica.
A meta agora é localizar essas pessoas, cadastrar, para que possam receber o que lhes é de direito. “A ideia é que o Estado vá atrás dessas pessoas, que a gente não se limite a esperar que as pessoas procurem os seus direitos, mas que a gente vá, busque estas famílias e as traga para o Cadastro Único. Tem muita gente que acha que o Busca Ativa é somente para o Bolsa Família, e não é, nós queremos que estas famílias extremamente pobres tenham direito e acesso ao conjunto das políticas públicas. Por exemplo, o caso do Pronatec, nós estamos ofertando curso de qualificação profissional para várias áreas, pedreiro, auxiliar de cozinha, toda área de serviço”, explica.
Acontece que a constituição e o governo garantem esses direitos, aos cursos, por exemplo, no entanto, falta esclarecimento, falta informação que chegue de fato aos mais pobres. “A população extremamente pobre, o público do Bolsa Família tem direito a estes cursos, os cursos estão sendo ofertados e nem sempre as pessoas sabem,  então, estando no Cadastro Único, é uma forma de nos ajudar a fazer este planejamento, também para a área da saúde, para a área de educação, então a ideia é que o Brasil Sem Miséria não se vincule somente e não se preocupe somente a levar renda para as famílias, mas que garanta que elas tenham também melhoras gerais na sua vida”, explica Campello.
Acabar com a miséria de fato passa por fases que vão além da alimentação básica. “A saúde e a educação, seu bem estar como um todo, e também sua situação de emprego e acesso à renda”, explica.
(Ricardo Weg e Jamila Gontijo)

E DO BESSINHA

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Usuários do SUS poderão avaliar atendimento dos hospitais da rede pública

 O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), vai poder avaliar o atendimento recebido nos hospitais da rede pública em todo o país. É uma espécie de fiscalização feita por quem utiliza os serviços do SUS. Além de críticas e sugestões, o usuário pode denunciar irregularidades. A Carta também pode ser respondida pelo telefone 136, da Ouvidoria do SUS, ou pela internet no site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br).
A COOMAFIR realizou seu quarto mutirão no pé-de-pato
Estiveram presentes integrantes das regiões Pé-de-pato, Buriti; Jacinópolis, Campolândia e Fazenda Bebedouro. Participaram ainda, o Vereador Valdeci Lima; o Diretor do Instituto Federal Goiano, o Professor José Júnior; A Esquipe Saúde da Família (ESF) daquela região; a equipe do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), funcionários da EMATER e ainda representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF).
O Professor José Júnior, noticiou que colocará a disposição da Cooperativa um profissional com especialização em Associativismo e Cooperativismo  e outro na área de Administração e ainda, designou o Professor e Médico Veterinário do IF Goiano, Wanderlei como representante do IF Goiano junto a Cooperativa e nos mutirões. O Professor Wanderlei, já vem prestando Assessoria Técnica no programa Pró-leite da Coomafir.


Combate aos cupins. Construção de barracão. Roçadura dos pastos. Almoço
Foram desenvolvidas atividades como levantar barracão sobre curral, arrancar cupim, limpeza de quintal e roçadura de pasto. Como as máquinas da Prefeitura estão passando por reparos ou ocupadas, ficou definido que posteriormente a Prefeitura irá cascalhar o curral. Aconteceu ainda o almoço que é marcado como um momento de confraternização e, geralmente, momento quando são repassadas algumas informações.  Na oportunidade foi realizada o sorteio de uma rifa e a apresentação dos novos técnicos, Carla Costa e Junior César, contratados pela COOMAFIR.



Representantes do SINTRAF. Novos técnicos. Sorteio da rifa. Equipes de Saúde
Neste mutirão, devido a uma questão de agenda do próprio mutirão, e apesar de presente, a equipe do NASF não apresentou a palestra relacionada a saúde, mas com a presença da ESF no mutirão foi realizado atendimento médico pelo Médico Frederico.

SINTRAF: E a proposta de um novo sindicato na região


Acontece uma conversa entre este sindicato e trabalhadores da região, iniciada por Vânia do Córrego Seco, no sentido de se criar um novo sindicato na região.  Os representantes do SINTRAF estiveram na região, visitando comunidades e assentamentos e no próximo dia 7 haverá uma reunião no Centro Comunitário Pe. Wiro, na Vila Itajubá, para tratar sobre esta questão.

O SINTRAF se fundamenta numa abordagem específica da Agricultura Familiar. Esta abordagem a vê como oriunda de tempos imemoriais e vê na família e na sua coesão a permanência da propriedade e da vida no campo. Parte do pressuposto que o campo é o melhor lugar para se viver. O que necessita é trazer para o campo o que há de melhor na cidade, tais como, telefone, atendimento médico, transportes, dentre outros.

O próximo mutirão foi marcado para o dia 23, na propriedade de Divino João (Didi) na região do Jacinópolis. Neste mutirão está prevista a presença do Prefeito José Antonio e de Otacílio, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).  (João Batista da Silva Oliveira)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Uma morte trágica foi registrada no último final de semana em Caiapônia. Um homem de 60 anos, identificado como Joaquim Batista de Oliveira, morreu após a escada que o mesmo utilizava para realizar alguns reparos em uma caixa d´agua quebrar e perfurar a região do abdômen do pedreiro.
O senhor que  trabalhava como pedreiro a muitos anos, é natural de Correntina - BA e residia na cidade de Caiapônia a cerca de 20 anos, e durante todo esse período prestava esse tipo de serviços aos moradores daquela cidade.
Pessoas próximas ainda tentaram socorrer Joaquim, mas sem êxito. Ele foi levado até o Hospital Municipal de Caiapônia, mas não resistiu aos ferimentos e  veio a falecer ainda na emergência do hospital.
Foi lançada a Campanha da Fraternidade da Saúde Pública

Padre Melquíades falou sobre a Campanha da Fraternidade e a necessidade de compromisso
 
Aconteceu nesta quarta-feira de cinzas, 22, na Igreja Nossa Senhora do Rosário e em outras comunidades, a abertura da 49ª Campanha da Fraternidade (CF) com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, com o lema baseado em Eclesiástico 38-8 “Que a saúde se difunda sobre a terra”.
 
Padre Melquíades, depois da leitura de Mateus 6,1-6 e 16-18, onde Jesus exorta sobre a maneira correta de efetuar esmolas, falou sobre a Campanha da Fraternidade e que a Igreja Católica convida a refletir sobre a questão da saúde frente a confusão que ocorre, quando há excessos de filas nos hospitais e desvios de verbas.
 
Sempre à luz do evangelho, o Padre Melquíades convocou a todos para terem compromisso com a saúde, como um reflexo do compromisso cristão entre quatro paredes. 
 
O trabalho será organizado de maneira que cada comunidade criará vários grupos de discussão, onde tratarão sobre o tema e a partir daí é possível que surjam propostas e medidas para que se melhore a saúde pública.
 
Campanha da Fraternidade 2012
 
 
A Campanha que vem sendo desenvolvida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde o ano de 1964, nesta quaresma e neste ano tem como objetivo geral refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde. 
 
Dentre outros objetivos específicos, pretende disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prá¬tica de hábitos de vida saudável; sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o supri¬mento de suas necessidades e a integração na comunidade; difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socio¬culturais de nossa sociedade; despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento. E ainda, qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.
 
Oração da Campanha da Fraternidade
 
Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra. 
Amém. (João Batista da Silva Oliveira)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Geraldo Neto
Durante as festividades do Carnaval a Polícia Civil de Iporá, através de um trabalho conjunto da Delegacia de Polícia local e do GENARC/Iporá, prendeu três pessoas em flagrante por tráfico de drogas: DANIEL MOZART DE PAIVA PERES, ELIENE VAZ DE LIMA e SANDRA ARAÚJO DA SILVA.
Foram cumpridos, ainda, nove mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Iporá. Foram apreendidas diversas porções de maconha e de crack, balanças de precisão, munições, duas armas de fogo, vários celulares, cadernetas com anotações de nomes de usuários devedores de drogas, diversos produtos furtados e de origem duvidosa (câmeras digitais, dvd's, pen drives, celulares), além de três mil reais em dinheiro.

A Polícia Civil autuou, ainda, URBANO RODRIGUES DE MATOS pelo crime de violação de direito autoral (artigo 184, § 1°, do Código Penal).

Três foragidos da Justiça foram capturados: EVALDO SILVA FREITAS (prisão preventiva por roubo), CARLOS ARANTES BORGES (prisão preventiva por tráfico de drogas) e JOSÉ PEDRO DOS SANTOS (prisão preventiva pela prática de jogo de azar (máquina caça níquel).

Os Delegados Vinícius Batista da Silva e Ronaldo Pinto Leite, respectivamente titulares da DP de Iporá e do GENARC, agradecem o empenho dos Agentes e Escrivães que trabalharam durante as festividades do Carnaval 2012 nas investigações, cumprimentos de mandados de busca e apreensão, prisões em flagrante, cumprimento de prisões preventivas e confecção de procedimentos policiais e contribuíram para que as festas em Iporá  transcorressem com tranquilidade

Aos 50 anos, Bloco do Zé Pereira invade as ruas de Caiapônia

Um bloco criado há 50 anos em Caiapônia (GO), cidade de 16.757 habitantes a 344 km de Goiânia, tornou-se uma tradição no carnaval local. Todos os anos, os homens se vestem de mulheres e capricham na produção. A animação começou cedo na segunda-feira (20).  
Antes do desfile, os homens de uma família se concentraram na casa da tia Dina, como a professora é conhecida na cidade. Lá, os integrantes do bloco passaram por uma rápida transformação. As bermudas e camisetas deram lugar aos vestidos e saias. A maquiagem finalizou a produção com muito colorido e brilho.
Os foliões saíram em passeata pelas ruas da cidade e o bloco percorre as principais avenidas de Caiapônia. Por onde passam os homens vestidos de mulheres chamam atenção dos moradores. Tem gente que além da irreverência mostra gingado e samba no pé.
O bloco foi criado por um comerciante de Caiapônia, que acabou dando o seu nome ao grupo. Desde o início, a ideia era a de que os integrantes saíssem vestidos de mulher pelas ruas da cidade. A moda pegou e a festa virou tradição. Atualmente, turistas da região fazem questão de pular carnaval em Caiapônia. Nem a chuva que caiu por aqui atrapalhou a animação dos foliões.
Fonte: G1 GO, com informações da TV Anhanguera

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

No final da madrugada deste sábado, 18, por volta de 4h20, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência relacionada à Lei Maria da Penha. O empresário e presidente do Rotary Club de São Luís de Montes Belos, Gilson Antonio do Couto, 39, foi preso pela Polícia Militar depois de ser acusado pela esposa, Luzia Karina de Castro, de agressão física.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, a vítima afirmou que o marido a havia agredido fisicamente e com a coronha de um revólver no supercílio esquerdo. O suspeito relatou aos policiais que no decorrer da discussão a vítima avançou sobre ele e que o mesmo ao levantar a arma para cima atingiu o rosto dela.

Diante da situação, a equipe policial, comandada pelo Sargento Gilson, deu voz de prisão ao empresário e o encaminhou para a delegacia de polícia, onde ficou sob os cuidados do delegado Vicente Stabile.


De acordo com Stábile, Gilson Antonio confirmou em parte as denúncias contra ele. Em depoimento, ele assegurou que houve uma discussão e troca de empurrões com a esposa, mas negou que houvesse uma arma de fogo no momento do fato. Ele disse que o ferimento na cabeça da esposa deve ter sido provocado por alguma queda que ela sofrera durante a discussão. Gilson disse ainda que os policiais encontraram a arma porque a esposa disse onde a mesma estava.


Luzia Karina também prestou depoimento ao delegado e confirmou o que disse aos policiais militares, inclusive que foi ferida pela arma. O advogado do empresário, Marcelo Antonio Borges, confirma a versão do seu cliente. No entanto, ele se limitou a falar sobre o assunto pelo fato de o seu cliente, segundo ele, estar abalado com a situação. 


O delegado Vicente Stabile negou o benefício da fiança e autuou Gilson Antonio do Couto pelos crimes de lesão corporal (com base na Lei Maria da Penha) e por posse ilegal de arma de fogo. Durante o final de semana, o advogado Marcelo Borges tentou liberar o seu cliente, através de um pedido de liberdade provisória à juíza de plantão, Dra. Mônice de Souza Balian Zaccariotti, que além de negar o pedido, converteu o flagrante em prisão preventiva.


De acordo com uma recente decisão a respeito da Lei Maria da Penha, pelo Superior Tribunal Federal, em casos como este, o Ministério Público pode denunciar o agressor, mesmo que a vítima desista de prosseguir com a ação penal. Antes da mudança a vítima tinha a prerrogativa de não querer representar contra o agressor, agora esta função é do promotor de justiça.


De acordo com o advogado Marcelo Borges, a alternativa que ele tem para livrar o seu cliente da prisão é impetrar um pedido de Habeas Corpus perante o Tribunal de Justiça, o que deverá ser feito, segundo ele, após o feriadão. 


Por se tratar de uma pessoa influente na cidade, a prisão de Gilson Antonio do Couto teve uma grande repercussão. Uma indagação feita por muitas pessoas ao Jornal A Voz do Povo e ao Programa Momento Cidade, é o fato do empresário não ter sido encaminhado para o presídio local, já que ele foi autuado em flagrante delito. Até a manhã de hoje, 20, ele ainda estava nas dependências da delegacia de polícia local.


Segundo Vicente Stábile, a permanência do empresário na delegacia até o momento, se deve ao fato de o trabalho da Polícia Civil não ter sido concluído ainda. Por se tratar de um feriadão, Stábile ressalta que durante a conclusão dos trabalhos a presença do acusado é importante. Esta reportagem tentou falar com falar com Luzia Karina, mas ela não atendeu aos nossos telefonemas, por estar fora de área ou desligado.
A festa está rolando com muita paz e alegria no Lago Pôr-do-Sol

Iporaenses, amorinopolinos,  israelandenses, dioramenses, jaupacienses, arenopolinos










Gaviões da Fiel emociona o sambódromo e Lula com samba sobre sua vida

Ala mostrou a fundação do Partido dos Trabalhadores


A escola de samba Gaviões da Fiel, que desfilou na madrugada de domingo no sambódromo do Anhembi, emocionou os espectadores com seu enredo “Verás que um filho teu não foge à luta – Lula, o retrato de uma nação”. O samba, que homenageou o ex-presidente Lula e contou a história de luta do povo brasileiro, começou falando do Nordeste e das dificuldades enfrentadas por Lula nesta região do país.
O jornalista Gustavo Toncovitch, que trabalha no PT participou da ala que homenageou o Partido. “Sem sombra de dúvidas foi uma das alas mais animadas, as pessoas interagiram muito com o público nas arquibancadas, estava organizado”. Toncovitch conta que a ala do Partido era uma das mais animadas porque representou a militância. “Vi também muitos funcionários e líderes, como o Gabriel Medina, prefeitos, foi uma ala realmente petista”, disse.

Lula – o grande astro da noite

O desfile mostrou o início da carreira como torneiro mecânico, a fundação do Partido dos Trabalhadores e a luta pela democracia também foram alguns dos momentos da vida de Lula apresentados durante o desfile. As bandeiras políticas defendidas por ele, como educação, emprego e moradia, foram lembradas, assim como seu slogan “A esperança contra o medo”, da campanha de 2002. O último carro da escola, que contou com a presença da ex-primeira dama, dona Marisa Letícia, trouxe ainda imagens de Lula em sua trajetória e o vídeo de agradecimento à escola gravado por ele.
O ex-presidente, que por recomendações médicas não pôde desfilar com a escola, assistiu tudo pela televisão e ficou muito emocionado. Ao final do desfile ligou para dona Marisa e pediu que ela agradecesse à Gaviões da Fiel por essa homenagem, que classificou como uma das maiores que já recebeu na vida.
(Ricardo Weg  Instituto Lula)

O lixo Big Brother - BBB

Por Dom Henrique Soares, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracajú-SE
A situação é extremamente preocupante: no Brasil, há uma televisão de altíssimo nível técnico e baixíssimo nível de programação. Sem nenhum controle ético por parte da sociedade, os chamados canais abertos (aqueles que se podem assistir gratuitamente) fazem a cabeça dos brasileiros e, com precisão satânica, vão destruindo tudo que encontram pela frente: a sacralidade da família, a fidelidade conjugal, o respeito e veneração dos filhos para com os pais, o sentido de tradição (isto é, saber valorizar e acolher os valores e as experiências das gerações passadas), as virtudes, a castidade, a indissolubilidade do matrimônio, o respeito pela religião, o temor amoroso para com Deus.

FHC ia privatizar BB, CEF e BNDES

Documento oficial do Ministério da Fazenda prova que FHC ia privatizar BB, CEF e BNDES.
Por Waldyr Kopesky
Acordo de 1998 com o FMI referendava compromisso de "alienar" BB, CEF e BNDES
Nassif, viu isso? É a minuta de um "Acordo Stand By" do Brasil com o FMI à época (1998), comprometendo-se a fazer ajustes fiscais e medidas regulatórias futuras no sistema financeiro nacional que incluiriam a privatização de estatais (com seus ativos incluídos) como BB, CEF e até mesmo o BNDES! Isso em troca de mais linhas de crédito junto à instituição, o que apenas aumentaria ainda mais a dívida externa brasileira e reduziria drasticamente a estrutura governamental de ação e regulação junto ao sistema financeiro - justamente o que nos salvou da crise de 2008. O documento todo é explosivo (pelo tom de submissão e complacência)

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Quase 8 milhões de diabéticos e hipertensos receberam remédios gratuitos em um ano



Ao fazer o balanço do primeiro ano do programa Saúde Não Tem Preço, a presidenta Dilma Rousseff disse que 7,8 milhões de diabéticos e hipertensos receberam medicação gratuita no país. Apenas em janeiro deste ano, 3,2 milhões de pessoas tiveram acesso gratuito aos remédios por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular.
“Há um ano, quando o usuário ainda pagava 10% do valor do remédio, esse número era bem menor – eram 853 mil pacientes”, ressaltou, em seu programa semanal Café com a Presidenta. Segundo Dilma, a falta de dinheiro não é mais motivo para que os pacientes interrompam o tratamento. Ao todo, 20,3 mil farmácias em 3,2 mil municípios fazem a distribuição da medicação.
Hoje, o colunista Elio Gaspari elogiou os resultados obtidos pelo Saúde não Tem Preço. Leia a coluna aqui.
Além de remédios para tratar a pressão alta e o diabetes, os locais oferecem remédios com descontos de até 90% para asma, colesterol alto, osteoporose e rinite. É possível ter acesso também a anticoncepcionais e fraldas geriátricas.
“No ano passado, o Farmácia Popular chegou a 781 municípios que não tinham nenhuma farmácia credenciada no programa. O Ministério da Saúde identificou onde está a população mais pobre, tanto nas grandes cidades como no interior do Brasil, e está estimulando o credenciamento de novas farmácias nesses municípios”, destacou a presidenta.
Este ano, segundo Dilma, a previsão é que sejam investidos R$ 7,7 bilhões apenas na compra de medicamentos. Ela lembrou que o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou, no ano passado, 8,4 mil internações a menos de pacientes com hipertensão e 2,7 mil a menos de pessoas com diabetes.
“Outro resultado importante do programa foi o aumento do controle da distribuição dos medicamentos. Quando uma pessoa pega o remédio, a farmácia tem que tirar uma cópia da receita, com o registro do médico e o CPF do paciente para o controle do Ministério da Saúde”, ressaltou a presidenta.

Edital de concurso público expõe o baixo salário do professor

A discussão é antiga, mas definitivamente parece longe do fim e, cada vez mais, nos deparamos com a realidade de algumas (ou várias?) regiões do país que teimam em não valorizar o professor.
Há pouco mais de uma semana, a Prefeitura de Vila Rica, no Mato Grosso, publicou o edital de um concurso público que visa contratar profissionais das mais diversas áreas.
O que chamou a atenção de muitas pessoas – principalmente os usuários do Facebook -, foi a comparação de salário dos cargos de professor com nível superior e, por exemplo, tratorista com ensino fundamental incompleto.
Em que pese a carga horária semanal do professor ser de 30h e o tratorista de 40h, a diferença salarial entre ambos é triste: enquanto o professor receberá R$ 1246,32 o tratorista terá um salário base de R$ 1.291,98. E este é apenas um exemplo, pois como mostra a imagem abaixo, outros cargos que exigem apenas o fundamental incompleto também são melhores remunerados.
Edital Prefeitura de Vila RIca
E esta comparação não visa em nenhum momento depreciar as categorias ou qualquer cidadão que não tenha tido a oportunidade de completar os estudos, ela serve apenas para expor uma briga antiga dos professores por melhores salários.
Vale destacar também que esta oferta salarial para o cargo de professor, por hora, é superior ao piso nacional definido pelo Governo Federal para a categoria, que é de R$ 1.187,00.
Porém, a lei de nº 11.738, que determina o piso do professor, prevê reajuste todo mês de janeiro, no mesmo porcentual da atualização do valor do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).
Para 2012, este reajuste gira em torno dos 22%, fazendo com que o salário base pule para R$ 1.450,00. Mas, como sempre, vários governadores e prefeitos estão pressionando o Ministério da Educação (MEC) para que não aprove o reajuste calcado nestes números.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval: Gaviões da Fiel homenageará Lula na avenida
Ensaio geral da Gaviões da Fiel. (foto Erika_Papangelacos / divulgação Gaviões)

Mesmo sem a presença do homenageado, alegria tomou conta do ensaio geral

Confira a letra do samba-enredo
“Verás que um filho fiel não foge à luta – Lula, o retrato de uma nação”
“Vai meu gavião…
Cantando a saga do menino sonhador
Um filho do sertão, cabra da peste… Irmão
Que deus pai iluminou!
Trouxe no sangue a coragem, a fé
O poder regendo seu destino!
Na cidade grande a esperança… O futuro promissor!
Traçou seu o caminho
Cresceu foi à luta… Pra vencer
E o sonho se torna real
Luiz Inácio o operário nacional!
Companheiro fiel… Por liberdade
Na corrente do bem… Contra a maldade!
Elo forte da democracia
A luz da nossa estrela guia!
Viu… No coração do Brasil
Tanta desigualdade
O retrato da realidade
A utopia buscando a dignidade!
Solta o grito da garganta e vem comemorar
A soberania popular
Felicidade…
O povo unido venceu
A cidadania resplandeceu
Uma nova era aconteceu!
Sou da nação, sou valente e festeiro
Corinthiano loucamente apaixonado!
Em oração a São Jorge guerreiro
Peço que o brasileiro seja sempre abençoado!”

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Governo Marconi Perillo não apoiou evento da AMOG


Instante em que o representante do governo, João Meireles, anunciava na abertura do evento que viriam 50 mil reais de ajuda

Não aconteceu o que Naçoitan Leite anunciou. Ao contrário do que se afirmou dias antes do início do 5º Encontro Nacional de Muladeiros, a AMOG não recebeu qualquer tipo de apoio financeiro do Governo do Estado de Goiás. Anunciado em alguns veículos de comunicação o valor de apoio para pagamento de shows de R$ 50 mil reais não foi contabilizado pelos organizadores do evento.

Mais de 89 comitivas representando 14 estados brasileiros estiveram em Iporá nos últimos dias do mês de Janeiro levando o nome de Iporá e todo o Estado de Goiás para todo o país. Mais de 2 mil e 200 muares fizeram o maior desfile do género do mundo, atraindo a atenção de criadores de Bruxelas, Uruguai, Argentina, Espanha e Portugal. 

O evento que leva o nome de Goiás para todo o país e atrai a atenção de investidores estrangeiros não recebe nenhum tipo de apoio do Governo Marconi mesmo com a solicitação do iporaense Naçoitan Leite da mesma base aliada.

As estradas que dão acesso ao município de Iporá foram a maior razão de queixas dos participantes do Encontro  já que esta região foi esquecida nos últimos anos não recebendo nenhum tipo de verba do Governo para obras de manutenção.

Cabe aos organizadores do evento toda e qualquer responsabilidade sobre todos os custos para realização do 5º Encontro. Foi importante o apoio da Prefeitura de Iporá, que não mediu esforços para atender todas as solicitações necessárias para o sucesso do evento e a colaboração dos patrocinadores. Sem estes patrocinadores corria-se o risco do maior evento de muares do mundo não acontecer.

O 5º Encontro Nacional de Muladeiros é um orgulho nacional e leva nome de Goiás para todo o mundo através do acesso as redes sociais. O site do evento contabilizou 85 mil acessos e a matéria do Globo Rural registrou mais de 2 mil e 500 acessos no You Tube nos primeiros dias após veiculação, e infelizmente só o Governo Marconi lamentavelmente não enxerga a importância deste evento cultural já de renome internacional.


Matéria enviada pela assessoria de imprensa da Amog

CHARGE DO BESSINHA

Mais um crime com requintes de crueldades é praticado na pequena e quase pacata, cidade de Aurilândia. Na noite de ontem, por volta das 21 horas, a Polícia Militar foi acionada para registrar um homicídio ocorrido na Vila Maximino. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o corpo da vítima, Benjamin Cardoso dos Santos, 45, dentro de uma cisterna.
Benjamin teria sido alvejado, à queima roupa, por quatro disparos de revólver, calibre 32. Os suspeitos de praticarem o crime seriam três filhos e um genro de Nilda Alves de Andrade Silva, 48, que era amasiada da vítima. Henrique Alves da Silva, 21, foi preso pela Polícia Militar, momentos depois, em uma estrada vicinal, nas proximidades do município de Firminópolis.
Henrique, que estava numa motocicleta e acompanhado do irmão, G. A. S., de 17 anos, confessou ao Sargento Ailton e aos soldados Cleiton, Padilha e Severiano que efetuou quatro disparos contra a vítima e assumiu que jogou o corpo na cisterna. Em seguida os irmãos foram levados para a delegacia de Aurilândia, onde ficaram sob os cuidados do delegado, Dr. Antonio Machado de Azevedo.

De acordo com o delegado, a história não está bem contada, além de uma irmã da dupla e do amásio dela, supostamente identificado por “Vilson”, existe a possibilidade da participação de outras pessoas no caso. A arma do crime ainda não foi encontrada. Aos policiais militares, Henrique disse que havia entregue a arma ao Vilson, depois de se livrar do corpo.


Na versão de Henrique, a motivação do crime seria o fato de Benjamin estar agredindo fisicamente sua mãe. Por isso, ele e os irmãos teriam se revoltado contra o mesmo, tirando-lhe a vida de forma tão cruel. Esta versão foi desmentida pela própria mãe dos suspeitos. “È mentira. Ele não me batia, pelo contrário, ele me amava muito”, disse Nilda, que ainda deu um novo rumo às investigações ao afirmar que eram os próprios filhos, que batiam nela e que naquela noite eles também tentaram matá-la.


“Eles me colocaram na garupa da moto e se não fosse eu pular dela eles teriam me matado também”, disse ela. Nilda e Benjamin trabalhavam juntos em um lixão da cidade e tiravam dali o sustento da família.
Nilda Alves de Andrade Silva
Nilda Alves de Andrade Silva


Os suspeitos não convenceram o delegado com a versão apresentada. Segundo Antonio Machado, levantamentos preliminares indicam que a real motivação do crime seria uma propriedade rural de Nilda, no tamanho de um alqueire de terras. O terreno, de acordo com o delegado, tem sido pivô de desentendimentos entre Nilda, os filhos, o genro e um ex-marido. Todos estariam pressionando ela a vender o imóvel.


Henrique e Aparecida estão presos na delegacia de Aurilândia e deverão ser autuados em flagrante pelo crime de homicídio qualificado. O adolescente, que também está recolhido na mesma delegacia, será autuado com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. Se condenado pela participação no crime, ele ficará pouco tempo privado de liberdade, uma vez que falta pouco mais de um ano para ele completar maior idade.


Os outros suspeitos de envolvimento no caso estão sendo procurados pela polícia e, de acordo com o delegado, se eles não se apresentarem espontaneamente, ele irá pedir a prisão preventiva de ambos.


O corpo da vítima foi recolhido pelo IML de Iporá e, como sempre, a demora na devolução do mesmo causou revolta indignação nos familiares. Apesar de ter sido inaugurado por duas vezes em São Luís, o órgão ainda não funciona como foi anunciado nos discursos meramente políticos.
Conduta de servidor é por engajamento em greve, diz enquete

Uma enquete realizada pelo Oeste Goiano nestes últimos 3 dias quis saber a opinião do internauta sobre greve. A opinião manifesta pela maioria é de que se fosse servidor público e o salário estivesse ruim recorria à prática de greve. Boa parte destes disse que faria greve mesmo que a maioria dos colegas não estivesse de acordo.  Foram 81,9% que aceitam a greve como instrumento de luta. Um percentual de 18,1% não aceita fazer greve. 299 internautas responderam à enquete.

Veja o resultado completo da enquete:
Sua opinião sobre greve. Você, como servidor público, se estivesse descontente com seu salário, o que faria?

Entraria em greve independente se os colegas fossem aderir, como forma de dar seu exemplo de união por uma causa
42.8%

Entraria em greve se visse que esta fosse a disposição da maioria dos colegas
39.1%

Recusaria a entrar na greve e passaria a pensar em outra carreira profissional
13.7%

Recusaria a entrar na greve por medo de represálias e corte de pontos
4.3%

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Jefferson Silva Felix
Jefferson Silva Felix
Policiais Militares prenderam na madrugada de hoje, um jovem de 22 anos acusado de ser um dos lideres do tráfico no setor Carajás em Iporá.
O jovem identificado como Jefferson Silva Felix de Paiva já estava sendo investigado pelos policiais que teriam chegado até ele após localizar com um usuário quatro pedras de crack e ao ser questionado o jovem afirmou que havia comprado a droga com Jefferson.
Diante do fato os Militares realizaram uma busca na residência de Jefferson, e mesmo após não ser encontrada droga no local, Jefferson foi encaminhado com mais dois usuários para a Delegacia de Policia de Iporá, onde após ouvir os envolvidos Jefferson Silva foi identificado como o responsável pela venda das drogas.
Os policiais afirmaram que já abordaram por diversas vezes usuários saindo da residência de Jefferson, e que mesmo sem a localização da droga, é clara a atuação de Jefferson no tráfico de drogas.
Jefferson foi  encaminhado para o Presidio de Iporá, onde permanecerá a disposição da justiça.


Policiais que participaram da ação
Policiais que participaram da ação

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Namoro de Kassab com o PT faz Serra voltar atrás

Ex-governador negocia com Geraldo Alckmin condições para entrar na eleição à prefeitura de São Paulo pelo PSDB e assim evitar a união do PSD com Fernando Haddad. Entre as imposições feitas, quer o empenho pessoal do governador para conquistar novos aliados que garantam o suporte de sua postulação
247 - O ex-governador José Serra parece ter mudado de ideia e já negocia com o governador Geraldo Alckmin condições para se candidatar a prefeito de São Paulo pelo PSDB.
Segundo a Folha, o ex-presidenciável tucano pediu que o governador mobilize sua tropa para "aparar as arestas" internas com os quatro pré-candidatos inscritos para a prévia do partido, Andrea Matarazzo, Bruno Covas, José Aníbal e Ricardo Trípoli, marcada para 4 de março. Quer, ainda, garantia de que o governador atuará para costurar um consistente arco de alianças que dê suporte à sua postulação. O deputado Paulinho da Força, presidente do PDT paulista e que tem se apresentado como pré-candidato, passou a não descartar apoio ao PSDB no primeiro turno. O PSB também negocia com os tucanos, a partir da promessa de apoio do PSDB ao seu candidato em Campinas, Jonas Donizette.
Tucanos que acompanham as negociações acreditam que a aproximação entre o prefeito Gilberto Kassab (PSD) e o PT foi determinante para que o ex-governador passasse a avaliar a candidatura.
A saída do PSD da órbita dos tucanos seria um revés importante para as pretensões que Serra ainda alimenta para a eleição presidencial de 2014. A eventual reviravolta no PSDB paralisaria as negociações entre Kassab e o pré-candidato do PT, Fernando Haddad.
O prefeito tem reiterado que não teria como não apoiar Serra, de quem herdou a prefeitura, caso ele se candidatasse. Mesmo assim, acha difícil isso acontecer. “Não existe essa hipótese porque definição tardia sempre é definição derrotada, então não tem sentido”, disse o prefeito ao ser questionado sobre a possibilidade de Serra resolver se candidatar na última hora. “E ele tem dito que não é candidato. Seria até um desrespeito trabalhar com essa alternativa. Cabe a ele essa questão”, afirmou. (Com informações da Folha)
Governo vai ampliar investimentos para garantir crescimento da economia
Dilma coordenou reunião do Conselho Político (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a expansão dos investimentos para que a economia tenha um crescimento de 4,5% em 2012.


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (14) que o governo federal vai expandir os investimentos para que a economia tenha um crescimento de 4,5% em 2012.
Após reunião do conselho político, no Palácio do Planalto, ele afirmou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida serão ampliados, assim como os investimentos no Brasil sem Miséria e no Bolsa Família para garantir a expansão do mercado interno. Já os investimentos em educação vão subir 20% em 2012 em relação ao ano passado.
“Um crescimento econômico de 4,5% depende um grande esforço de investimento. Vamos redinamizar o investimento até 2014. O nosso desafio é remar contra a corrente”, disse o ministro da Fazenda em referência à crise internacional.
Segundo ele, o governo prepara um contingenciamento do Orçamento de 2012 que ajudará o país a manter a solidez fiscal. Além disso, ressaltou Mantega, governo e Congresso devem continuar afinados.
“Governo e Congresso devem manter a parceria e a cooperação. O Congresso tem tido a atitude madura de não permitir a aprovação de projetos que provoquem desequilíbrio orçamentário ou aumento de gastos”, afirmou.
Gestão
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, acrescentou que a presidenta Dilma discutiu com o conselho político a adoção de um sistema de monitoramento dos principais programas do governo.
O objetivo é aperfeiçoar a gestão e aumentar qualidade dos serviços prestados à população.
“É uma determinação da presidenta implementar esse monitoramento em todas as áreas”, disse Ideli.
Foi aberta oficialmente a Pastoral da Sobriedade em Iporá

Aconteceu nesta segunda-feira, 13, no salão São Paulo da Cruz, a abertura da Pastoral da Sobriedade em Iporá.
Estiveram presentes, o Pároco José Roberto; Valdion Marques; Walter Queiroz; Major Carlos Galdim;  os vereadores Valdeci Lima, Duílio Siqueira e Didi Coutinho; o Prefeito de Iporá José Antônio da Silva Sobrinho, Professor Yuri do IF Goiano, a comunidade  e representantes da Diocese.

Entre agradecimentos, parabenizações, a sociedade se colocou a disposição da Pastoral da Sobriedade. Por exemplo,  o Prefeito José Antônio  além de parabenizar a Igreja Católica por ter abolido a bebida alcoólica em suas festas, disse que o poder público está regozijante por esta iniciativa oportuna na cidade de Iporá, manifestou apoio afirmando que tem sido parceiro destas instituições por meio de subvenções ofertadas a mesmas com o apoio dos vereadores.
Autoridades se colocaram a disposição da nova Pastoral
Walter Queiroz disse que fica muito feliz, pois estava faltando uma iniciativa neste sentido e que está disposto a somar.
Valdeci Lima disse que se sente orgulhoso por participar de uma igreja que faz um grande trabalho por meio de suas várias pastorais e instituições.
Major Galdino agradeceu e se colocou a disposição da Pastoral da Sobriedade a fim de prestar ajuda.
Compaixão: Palavra chave  da Pastoral da Sobriedade
O palestrante Demerval Júnior, Membro consagrado leigo da Fraternidade Nossa Senhora do Bom Sucesso, da cidade de Trindade e que desenvolve trabalho de recuperação de famílias, fez uma reflexão sobre o questão da sobriedade, sobre  as causas da dependência  e o tratamento realizado pela Pastoral.

Demerval Júnior: Tal como na experiência religiosa a pessoa busca nas drogas transcender a realidade

Afirmou que pelo fato da droga ser algo prazeiroso, mas que cobra seu preço no devido tempo, a pessoa que se envolve com a mesma, busca outra vida, similarmente a busca religiosa, a pessoa busca transcender a sua realidade. No entanto, tão logo cesse esta possibilidade, a pessoa passar a se utilizar da droga apenas para suprir a necessidade do corpo de querer sempre mais.
A procura por este tipo de transcendência significa para o leigo Demerval Júnior que algo em sua vida não está bem, geralmente existem conflitos interpessoais, familiares que faz que a pessoa deseje outra vida e encontre na droga a maneira mais fácil de se obter esta outra vida ao invés de buscar enfrentar e transformar a sua realidade.   
Desta forma, o cerne da Pastoral está ancorada na Parábola do Bom Samaritano e que para curar o dependente é necessário compaixão. Pois a compaixão evita o olhar acusador e foca no que é relevante, a saber, que o dependente precisa de ajuda.
Demerval distingue compaixão de ter dó. Para Demerval Júnior, compaixão não é a mesma coisa que ter dó, pois mais do que se compadecer é necessário fazer o que deve ser feito. E cita exemplos da parábola do semeador, por exemplo, lançar vinho sobre as feridas e colocar alguém que está com os ossos quebrados sobre um cavalo não é algo fácil, mas para o homem que presta socorro na parábola foi algo necessário.
Logo, o trabalho da Pastoral por buscar as motivações que levaram a pessoa a usar e a se tornar dependente, interfere juntamente com o próprio dependente, em suas relações pessoais, familiares e de trabalho, buscando curar o problema em suas raízes.
A Pastoral da Sobriedade possui 5 frentes. No âmbito da prevenção, que é feita junto aos aglomerados, ou seja, escolas, igrejas, bairros e famílias, são apresentadas as causas  da dependência e modos de se evitar. Na intervenção, busca trabalhar com aquelas pessoas que ainda fazem uso esporádico ou recreativo de drogas. A terceira frente busca a recuperação por meio de grupos. Segundo Demerval, nesta etapa poucos são aqueles que permanecem, mas existe uma grande consciência da dependência pelo grupo. A quarta frente, que consiste na internação, o dependente fica nove meses internado e retorna para as atividades em grupo e para uma reinserção social.
A quinta frente denominada articulação política, consiste na articulação da Pastoral para que a quatro fases anteriores aconteça, ou seja, trata-se da articulação da pastoral com outros órgãos da sociedade e com a própria comunidade. (João Batista da Silva Oliveira)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Rubens Otoni: Elementos estratégicos para a campanha do PT em 2012

Deputado Rubens Otoni
 
Deputado Rubens Otoni ministrou neste sábado, 11, na Câmara Municipal de Iporá um curso de formação de lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) 
 
O evento com o objetivo de treinar as lideranças apresentou pontos estratégicos para a campanha de 2012, como forma de fortalecer o PT no Estado de Goiás para as eleições de 2014. O objetivo do PT neste momento consiste em usar as eleições de 2012 como um suporte para as eleições de 2014.
 
No evento estiveram presentes representantes do PT de Israelândia, Caiapônia, Palestina de Goiás, Piranhas, Iporá, Ivolândia e Aragarças.  

O evento tratado como o primeiro de uma série de três, foi dividido em partes. Na primeira parte, os representantes se identificaram e apresentaram a situação política em seus municípios. Numa segunda parte, o Deputado apresentou uma análise de conjuntura política e por fim, estabelecendo analogias com a guerra apresentou aspectos relacionados a campanha de 2012. 

Cenário apresentado por Rubens Otoni 

Quanto ao cenário político nacional, o Deputado Rubens Otoni, como tem feito em outras oportunidades diz que o Brasil nunca viveu momentos positivos como os que têm passado atualmente. E nesta última reunião, o Deputado ampliou o fundamento de seus argumentos dizendo que o Brasil nunca viveu momentos positivos como os que está vivendo, nos últimos 512 anos, ou seja, desde seu descobrimento. Embora existam aqueles que discordam dos apontamentos otimistas do PT e afirmam que o Governo Lula e Dilma não passa de uma continuação do Governo FHC com elevados gastos em publicidade. 
 
A partir desta afirmação, o deputado busca sempre elevar a estima dos petistas dizendo que este fato deve ser encarado com orgulho não só pelos brasileiros, mas principalmente pelos petistas, relacionando este momento positivo com a ação do Governo Lula e Governo Dilma.
 
A partir de então destaca a luta de 22 anos dos petistas para se chegar a presidência, relembrando fato de que na época sequer existiam eleições para presidente. 
 
Como parte destes obstáculos relembrou os processos eleitorais que o PT enfrentou e destacou que em sua maioria estes embates se deram contra o PSDB, perdendo as duas primeiras eleições para o PSDB e ganhando as duas últimas. O que  ficou claro pela fala de Rubens Otoni que o PSDB é o principal adversário do PT. 
 
Desta forma prossegue Rubens dizendo que o objetivo é estender o projeto dito por ele de vitorioso aos Estados. E em Goiás, o que deverá ser feito em 2014 e como estratégia, ampliando e expandindo o PT nos municípios goianos. A estratégia de Rubens e do próprio PT, já que Valdi Camárcio discursa na mesma linha de pensamento consiste em colocar no poder, mais um elemento do PT em cada município, seja fazendo mais um vereador, mais um prefeito ou mais vice-prefeito.

Sobre a proibição de coligar com o PSDB, DEM, PMN, PPS e outros 

E desta forma ficou clara a proibição de  estabelecer alianças com o PSDB ou com partidos que apóiam o Governo Marconi , tais como, PSDB, PPS, DEM e outros. Rubens disse que para o PT se coligar com estes partidos deverá recorrer a instâncias superiores do partido. Essa proibição visa enfraquecer ou pelo menos não fortalecer o principal partido adversário em 2014. De outro lado, se o adversário quiser, poderá apoiar o PT. 
 
Mas estão abertas as ligações com partidos da base do Governo Dilma, dentre eles o PMDB. Rubens buscou estabelecer uma distinção entre “o pessoal” e “o político” dizendo que, mesmo que alguns integrantes do partido tenha algumas adversidades pessoais contra o PMDB – que é o caso de Iporá – que estas diferenças fossem colocadas de lado em nome de um projeto maior para o Estado de Goiás. E que não se deve brigar com o PMDB, pois o vice-presidente  da Dilma é do PMDB.
 
Ao demonstrar que o PSDB é o principal adversário do PT e fazer a analogia da campanha eleitoral com a guerra. Não resta dúvida que a guerra declarada pelo PT é contra o PSDB. (João Batista da Silva Oliveira)
PT 32 anos: Transformação do País tem que ser de caráter social e cultural, diz Dilma
Dilma com Rui Falcão, Benedita e Déda durante a comemoração (Foto: Uiara Lopes/PT)

Em discurso na comemoração dos 32 anos do PT, presidenta relembra militantes históricos e legado do governo Lula.


A presidenta Dilma Rousseff discursou ao lado das lideranças do PT na noite de comemoração do 32º. Aniversário do Partido. A presidenta relembrou a memória de Apolônio de Carvalho e sua mulher, Renee de Carvalho, que recebeu pessoalmente uma homenagem pela luta do marido militante por um Brasil democrático e livre.
Dilma destacou a papel do ex-presidente Lula na história do partido e o legado que ele deixou “de construção continuada da economia”. Falou também do enfrentamento das desigualdades sociais: “devemos ter consciência que uma verdadeira mudança social não deve se resumir a passagem das pessoas da classe D para C. A transformação tem
que ser de caráter social e cultural”.

A presidenta lembrou dos intelectuais que inspiraram a luta política do partido, entre eles Caio Prado, Celso Furtado e Sergio Buarque de Hollanda.

(Jamila Gontijo)

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Rubens Otoni ministra curso de Formação Política em Iporá
11/Fevereiro/2012 - Rubens Otoni ministra curso de Formação Política em Iporá; Com atuação política focada nas Eleições de 2012, o deputado federal Rubens Otoni (PT) ministrou o vigésimo curso de formação política para cerca de 60 pessoas, na tarde deste sábado, 11, no plenário da Câmara Municipal de Iporá, a 230 quilômetros de Goiânia. O parlamentar goiano ouviu de lideranças da região a conjuntura política de oito municípios: Aragarças, Caiapônia, Iporá, Ivolândia, Israelândia, Palestina de Goiás, Piranhas e Bom Jardim.

“O nosso objetivo nessa eleição é aumentar a nossa representação política regional. O segredo é ajudar cada município avançar de acordo com a sua realidade, assim, no final, o trabalho cresce”, explica o embaixador do Governo Dilma em Goiás sobre a disputa a prefeito, vice-prefeito e vereador nos municípios goianos.


Rubens Otoni comparou a Eleição 2012 a guerra. “Quem não se prepara está derrotado. A primeira coisa que precisamos ter para vencer uma guerra é de soldados (pessoas). Depois motivação, planejamento e munição”. Com a analogia e relembrando um pouco da história do partido, Rubens incentivou os militantes a trabalharem em 2012 para que, em 2014, o PT conquiste o pleito estadual. “Queremos fazer por Goiás, aquilo que já estamos fazendo pelo País”, ressaltou.


Desde o final do ano passado, o deputado federal tem andado todo o estado de Goiás para poder ajudar os diretórios municipais com curso de formação política, auxílio de regras eleitorais e análise de conjuntura política. “Nosso objetivo é alcançar a realização do curso de formação política em, no mínimo, 50 municípios goianos.”, afirma Otoni. De acordo com a candidata a Prefeitura, do PT de Iporá, Silda Lorena (PT) "a presença de Rubens em nosso municipio fortalece a todos". 


Entre as várias lideranças, marcaram presença o prefeito de Aragarças, Marcos Antônio de Oliveira (PT), o secretario de organização do PT de Goiás, Madson Veiga; a presidenta do PT de Iporá, Zélia Barbosa; a candidata do PT de Iporá a prefeitura, Silda Lorena e o candidato do PT de Caiapônia a prefeitura, Marcos Vinícius. Rubens Otoni propôs um desafio aos militantes da região. Em trinta dias, cada um deverá se reunir com as lideranças de seus municípios e tentar aumentar a diversidade de participação política na igreja e organizações civis. As eleições de 2012 acontece dia 7 de outubro.

(Assessoria de Comunicação/ Texto e foto: Fabrizio Franco)

Caixão pega fogo em velório. Defunto não corre risco de vida!

Um caixão pegou fogo quando era realizado um velório em Boa Esperança, cidade localizada no Sul de Minas Gerais. Foi só um susto, os presentes ao velório apagaram o fogo e salvaram o falecido, que nada sofreu e não corre risco de vida. Após a Polícia Civil registrar a ocorrência o enterro se realizou normalmente, mas o caso vai ser investigado pois a polícia quer saber quem tentou assassinar o morto.
Enterro em Boa Esperança...mas ela não é a última a morrer?!

A notícia está no Estado de Minas